O 12 De Outubro de Maria de Nazaré.


Eita que com este post eu vou diminuir consideravelmente os acessos á este blog fulêro e cheio de fuleragens...

Isto por alguns motivos.

1 - Se você for cristão católico mais afoito, pode não gostar nem um pouco do que vai ler, pode achar desrespeitoso, vai ligar pro bispo me excomungar, vai fazer uma rezinha marota pra meus ossos derreterem e essas coisas todas...

2 - Se você for cristão protestante, simplesmente não vai ler mais o meu Blog pecador adorador de imagens.

e finalmente.

3 - Se você for ateu/agnóstico, bem, nem precisa dizer né... Afinal, eu não vou ler este blog servidor da igreja, da moral e dos bons costumes da família brasileira né?

Mas que se foda...

Já disse antes aqui que este blog é escrito por um cristão.

Não sei se deveria usar este termo, não sei bem o que é um cristão hoje, portanto desconsidere o código de comportamento deste que vos fala e considere como cristão, neste caso, alguém que acredita em Cristo e católico como alguém que... Ah sei lá! Eu quero é dizer que não sou exemplo nem pra seguir nem pra acusar, isto pra você não falar depois: "ó lá, fazendo isto, fazendo aquilo,  isto aí que é exemplo de cristão" se disser isto eu simplesmente nego que sou cristão, por que acho melhor isto do que queimar filme de verdadeiros cristãos.

Então chega de me justificar, por que apesar de ser sobre religião, este post não é confessionário.

Hoje, 12 de Outubro do ano do Senhor de 2014, é dia de quê? De dar presente pra aquele pirralho infernal que grita no mercado pedindo coisa pra mãe, dia de dar presente pro garoto que zoa com o colega de classe, da menina que fica o dia inteiro no celular com dez anos... Sim dia das children, sim, dos crianço.

De quê mais?

Dia de Maria, mais especificamente uma das suas "versões", de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Vulgo, Maria, mãe de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Primeiro, vou explicar pro amigo ateu/evangélico qual é a destas versões. A maioria dos povos da terra, onde o cristianismo chegou pelo menos, tem registros de aparições de Maria. Em cada uma destas aparições, Maria apareceria com a aparência dos nativos, mas você pode acreditar que tudo não passa de uma alucinação coletiva onde a doutrinação cristã influenciou em todas elas mesmo, não tenho nenhum problema com isto.

Há uma peculiaridade nestas aparições, em todas elas Maria se parece com os nativos, mas sempre com os das classes oprimidas, assim , em Guadalupe no Caribe (é, não é no México não...) ela aparenta-se como morena com traços de índia e no Brasil do Sec. XVIII como negra, por que né...

Mas você também pode cogitar, alucinação, fome, miséria, dominação eclesiástica ao povo pobre que foi/poderia ter sido fortemente influenciado á ver os milagres.


O Dossiê Maria

Isto parece nome de novela mexicana

O que se sabe historicamente:

Nome real da mamãe: se pronuncia Mariãm ou ainda Miriam (מִרְיָם em hebraico) Significa Senhora Soberana, vidente, DIVA FOREVER

Onde aparece: Ela é citada na Bíblia e no Alcorão. Seus pais, segundo os Evangelho apócrifo de Tiago (sinta-se livre para discordar), chamavam-se Joaquim e Ana, tinha uma irmã chamada Maria Salomé (ou Shelomit), esta aí era a que estava ao pé da cruz nesta parte de Marcos 15:40 e em Marcos 16:1 na Ressurreição de Jesus.

Esta mulher já deu muita treta pois por causa dela, pode se provar que Maria mãe de Jesus não teve outros filhos, mas esta pesquisa deixo pra vocês.

Local de Origem: Nascida em Nazaré, uma espécie de Acre do que era o território Israelita do tempo da dominação do Império Romano, era uma terra, esquecida, fodida, pobre, cheia de problemas sociais, seca e cheia de militares contendo protestos...
*
*
*

Enfim...

De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.

Provas que ela existiu não faltam, se ela era mãe Do Filho de Deus, fica a seu critério, agora pense comigo, doze anos... Ela teve Jesus com treze anos, numa terra lascada de ruim, sem dinheiro, filha de dois idosos (esqueci de citar isto, Joaquim e Ana tinham por volta de 70 anos) sob poder inimigo E fora do casamento, já se perguntou por quê?

Putz, mas branquinha e de olho azul assim na Galiléia? Pode isso?

Como este Blog tem como meta proporcionar reflexão (deixá-lo elétrico com isto, voltaico, há) então algumas perguntas que eu fizer não darei a resposta, agradeça por eu estar ajudando o desenvolvimento do seu mui salutar, senso crítico.

Bom, mas dizia eu que a aritmética...

Pois bem, grávida adolescente e sem marido ela se casa com um emigrante pobretão e carpinteiro chamado José, o resto todo mundo acha que sabe...


AAAI Mas não é este o filho do carpinteiro e da Maria? (Mc 6,2).

Quem é esta?

Vem século e vai século e esta racinha continua fazendo a mesma coisa...

Maria casou com José, continuou pobre, mas se preocupava com os outros, tanto que vai até a casa da prima grávida pra dar uma faxina, por que ou Isabel (sua prima) era meio desleixada, ou ficava difícil tirar poeira toda hora das coisas morando no meio do semi-árido...

Seja como for Mamãe vai até a casa da prima e chega lá a criança (que já era um X-Men na época) percebe que tem coisa ai, ele "pressente" Jesus no ventre de maria e se agita. A prima saca qual que é e prevê (Também deve ser X-Men):

"Eu te saúdo (Ave, para os Romanos) Maria! Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. Como é que é que me vem visitar a mãe do meu Senhor?" (Lucas Silva e Silva 1:42-43)

Dai Maria, que como diz o nome, é uma diva, canta uma música, segue a letra:

"A minh'alma engrandece o Senhor e se alegrou meu espírito em Deus meu Salvador
Pois Ele viu a pequenez da sua serva
E de agora e para sempre me considerarão bendita entre as mulheres. 

(dêxa eu dar um pause na música aqui, rapidão, peraí, mas vê você, se João batista e a mãe eram mutantes, Maria era nível ômega, por que agente tá em 2014 escrevendo sobre ela... pode pôr de novo)

Pois o Poderoso fez por mim maravilhas

E Santo é Seu nome!

A Sua misericórdia se estende de geração em geração em favor
daqueles que o temem.
Demonstrou o poder de seus braços.
Dispersou os que no coração tem pensamentos soberbos
Derrubou os poderosos dos seus tronos

E os humildes exaltou, encheu de bens os famintos
despediu sem nada os ricos

(Tá bom, vou deixar cê ouvir, só vou falar uma coisa aqui, mano você não achou este trecho meio comuna? Sei lá, eu achei, tem um cara que também achou, procura aí, ele se chama  Luiz Francisco Fernandes de Souza, tá não interrompo mais... Chatão você heim!)

Amparou a Israel Seu servidor fiel ao seu amor
A favor de Abraão e sua descendência
Como havia falado a nossos pais
Para sempre."

George Lucas 1:46-55

E isto está mesmo na Bíblia, procura lá Cláudia, outra coisa, esta música ai que Maria canta, ninguém ensinou pra ela, e ela mostra que a mamãe manjava das religião, isto por que ela tem um p-ta conhecimento das escrituras, compara com isto aqui ó:

Salmo 33:1:
Engrandecei comigo o Senhor, e exaltemos o seu nome todos à uma.

Isaías 61:9-11
O meu coração exultou no Senhor, a minha força foi exaltada no meu Deus; a minha boca dilatou-se para responder aos meus inimigos, porque me alegrei na salvação que recebi de ti.

Habacuc 3:18
Eu, porém, regozijar-me-ei no Senhor, e exultarei
no Deus meu salvador.

I Reis, 1:13
(Ana): Senhor dos exércitos, se te dignares olhar a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não esqueceres a tua serva, e deres à tua escrava um filho varão, eu o darei ao Senhor durante todos os dias da sua vida e a navalha não passará pela sua cabeça.

Gênesis, 30: 13
E Lia disse: Isto é por minha dita, porque as mulheres me chamarão ditosa, por isso o chamou Aser.

Salmo 110, 9:
Enviou a redenção a seu povo; estabeleceu para sempre a sua aliança; Santo e venerável é o seu nome.

Salmo 103: 17:
Mas a misericórdia do Senhor estende-se desde a eternidade e para sempre sobre os que o temem, e a sua justiça (exerce-se) com os filhos dos filhos.

Salmo 71, 19:
e a tua justiça, ó Deus, que chega até aos céus, com a qual tão grandes coisas tens operado: ó Deus, quem é semelhante a ti?

Salmo 118, 16:
A destra do Senhor levantou-me, a destra do Senhor atuou com firmeza.

Salmo: 89, 10
Tu quebraste a Raabe como se fora ferida de morte; espalhaste os teus inimigos com o teu braço forte.

Salmo, 147, 6:
O Senhor eleva os humildes, abate os ímpios até à terra.

Eclesiástico, 10, 17:
Deus destruiu os tronos dos príncipes soberbos, e em seu lugar colocou os humildes.

1 Samuel 2:4-5
Os que antes estavam cheios de bens assalariaram-se para terem pão; e os famintos foram saciados; até a estéril teve muitos filhos; e a que tinha muitos, perdeu a força (de os ter).

 Miquéias 7, 20:
Tu (ó Senhor) mostrarás a verdade da tua promessa a Jacó, farás misericórdia a Abraão, como juraste a nossos pais desde os dias antigos.

*

*

*

14 REFERÊNCIAS AO ANTIGO TESTAMENTO e você aí se achando por que sabe o Salmo 23...

TOMA ESSA ENTÃO!
Ai ai...


Pois Jesus nasceu, Fugindo da polícia e escondido em um estábulo por que o presidente tinha ouvido de uns caras sem poder, mas que manjava das ciência (Vingadores? Música aquela) que este menino seria o futuro Rei e derrubaria seu poder.

Aqui findo a parte da história de Maria que daqui pra frente todo mundo sabe (ou acha que sabe) o que rolou. 


Nossa Senhora da Conceição Aparecida


Muuuuitos segundos depois disto, aqui no Brasil, em São Paulo, mais precisamente no Vale do Paraíba, em outubro de 1717, três pescadores (acho que pescador deve ter mais privilégio no céu que pastor e padre, só acho) Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso acharam a imagem sem cabeça e POR FUCKIN' COINCIDÊNCIA acharam a cabeça na segunda vez que jogaram as redes.

Pois os caras pegaram uma porrada de peixes depois, e este foi o primeiro milagre ligado a Nossa Senhora Aparecida, tá achando pouco? Pesca lá então...

Você.



Pois bem, a imagem quebrada ficou na casa do Felipe Pedroso, e dai que um monte de gente diz que coisas muito incomuns começaram a acontecer, o negócio foi aumentando até que uma porrada de gente de outros lugares apareceram por lá, daí os caras construíram uma igrejinha lá.

Meu amigo, se você quer saber, até o Dom Pedro First foi dar um bizu na santa de tão grande que ficou o caso... 

Por falar em política e religião, a coisa ficou grande mesmo e ai a Princesa Isabel, que por alguma carga d'água de promessa, deu o manto azul e a coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, que ficou tão famoso na estátua de Maria...

Eu acho babaca isto, não sei por que o povo faz este tipo de comércio com Deus, ou com santos, eu sinto cheiro de trambique da Isabel...

Mas enfim, Manto azul foi Isabel que fez...

A original esta na Basílica, mas como não achei uma imagem boa, vai esta mesmo...

Papo vai, papo vem, Papa vai, Papa vem...












E o Papa Pio XI, em 16 de julho de 1930 é consagrada como padroeira do Brasil.

Os Milagres.

Mas por que raios esta santa é tão importante aqui no Brasil? Bom, você pode partir de três princípios: 

O primeiro. O ateu/agnóstico. Por ser sempre bom dominar o povo com religião, assim você reforça os mitos para dominá-los, facilitando o controle social.

O segundo, o cristão protestante, é de que tudo foi arquitetado por forças inimigas (diabólicas até) de Deus para confundir os cristãos, conduzindo-os ao erro e a idolatria, 

E terceiro o cristão católico, é que alguns dos milagres estavam muito a vista e não podiam ser refutados.

 Então vou fazer uma listinha dos mais famosos, por que sou cristão católico...




"Em 1850, um escravo chamado Zacarias, (veja, este é o nome do esposo da Isabel, prima de Maria) preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pede ao feitor permissão para rezar. O idiota enche o saco, mas deixa, o escravo se ajoelha diante de Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. DIANTE DA CIDADE e durante a oração as correntes milagrosamente soltam-se de seus pulsos, deixando Zacarias livre.

Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, indo para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zoar o povo, dizendo, que aquela fé era uma tosquice, coisa de gente atrasada e burra. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o fodão de seu cavalo, após o fato, a marca da ferradura ficou cravada da pedra. O cavaleiro arrependido, pediu perdão e se tornou devoto.

Esse eu acho cabuloso:

Por ser muito devotos de Nossa Senhora Aparecida, uma família de Vaz de Jaboticabal em São Paulo, rezavam e falavam muito sobre os acontecimentos referente à Nossa Senhora Aparecida. O casal desta família tinha uma menina que era cega de nascença e que sempre ouvia atentamente ao que falavam. 

A menina tinha uma vontade muito grande de ir até a Igreja. Naqueles tempos, onde tudo ainda era sertão, ficava muito difícil de se chegar até lá. Mas com muita dificuldade, fé e perseverança, mãe e filha da família Vaz de Jaboticabal - SP, chegaram às escadarias da Igreja, quando surpreendentemente a menina cega de nascença exclamou: "Mãe, como é linda esta Igreja!". Daquele momento em diante a menina que era cega de nascença passa a enxergar normalmente.

Tem um bem recente. Em 1987 Um casal de Taboão da Serra em São Paulo, recém casados, descobriram que o marido era infértil e a esposa tinha alguns problemas no útero, Fizeram várias novenas e nada, o casal vai até a Basílica de Nossa Senhora, a mulher vai até a capela de confissões e depois de conversar com o padre contando sua história o padre diz a esta mulher para ter fé que por intercessão de Nossa Senhora ela engravidaria, pois no mês de maio (mês consagrado pelos católicos a Maria) do ano seguinte, nasce o primeiro de dois filhos do casal infértil."

(Texto livremente adaptado do Wikipédia)

Vou fechar o post com uma análise de tudo.

Uma mulher pobre, vinda de uma terra pobre, sem nenhum recurso, desamparada por todos, se torna a mãe de Jesus, que foi, no muito mínimo, O Homem mais importante da história, você acreditando nele como Deus ou não.

Muitos anos depois, muitas aparições registradas depois, no Brasil, os principais milagres feitos por Deus com interseção dela são: libertar um escravo, curar cegueira, derrubar um poderoso orgulhoso e trazer a vida...

Bem, não sei, pode ser tudo uma grande coincidência, um fator de cura feita pela própria pessoa, manipulação de políticos e eclesiásticos locais, não sei.

Eu, particularmente, acredito em Maria, penso nela como minha mãe, como minha amiga, como minha professora e minha conselheira. Rezo o terço? Sim. (mesmo que não o tenha feito há muito tempo) tenho medalhinha no peito? Tenho. Amo-a? Muito.

MUITO.

Sou idólatra? Não sei. 

Com a palavra ELE, O Nazareno: 

"Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa."

João 19:26-27

Por isto escrevi este post. Não quero de longe convencer você a ser católico, adorar imagem, ou rezar o terço, quero somente lhe mostrar um novo olhar sobre algo que já esta ficando velho e batido, ninguém se interessa por religião hoje em dia, a não ser se for cristão, ou se for pra fazer merda...

Ou por que talvez ainda atrele tudo ao velhacarismo e á velharias comportamentais, mas é possível muitas análises da Bíblia, sob vários aspectos possíveis.

Eu sou nerd e como cristão, vejo a Bíblia, entre outros modos,  como uma História em Quadrinhos maravilhosa. 

E não sou o único, saiu a releitura da história de Nóe nos Cinemas recentemente, do diretor Darren Aronofsky com o Russell Crowe, isto saiu de uma HQ sabia? Vai sair o de Moisés também. 

Teve a novela A Padroeira (Muito boa por sinal) e aquele filme do Tizuka Yamasaki, Aparecida - O Milagre, que não assisti e não sei se é bom. O CLÁSSICLASSICLASSICO (tás ligado que eu recomendo né) O Auto da Compadecida...

Veja, você sabia que existe paranormais na Bíblia? Tem uma hora que o Apóstolo Paulo tá andando num mercado e encontra uma mina possuída que vê o futuro e trabalha pra uns caras estranhos?  
Atos 16:16
Tem até umas coisa bem estranhas, tipo, tem um cara que sai correndo pelado no julgamento de Jesus?
McMarcos 14:51, 52

Tá lá, pode consultar...

Aposto cinquentinha que esta do cara pelado você não sabia... Não passa em filme, e até hoje, nunca vi na liturgia...

Mas deve ter sido bem engraçado...

Por falar em engraçado, vou deixar esta ai pra vocês...

 




Enfim, é isto ai meu povo, dá aquela curtida e compartilha nos FAYCE se gostou, se não gostou, já sabe né... E até a próxima!

Abraços.

Postagens mais visitadas