Mauricio de Sousa e sua obra fantástica!




Mauricio Araújo de Sousa, Um dos maiores e mais respeitados cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica", pouca gente sabe mas ele é membro da Academia Paulista de Letras.

Tive o enorme prazer de conhecê-lo e encontra-me com ele duas vezes. Sempre foi muito gente boa comigo, simpático e tudo o que se espera de alguém como ele sim, não durmo desde então.

Uma vez, mandei um desenho pra Mauricio de Sousa Produções, por que sou um nerd babão e queria que ele fosse publicado, logo que saiu a turma da mônica jovem, a filha dele, me mandou um e-mail perguntando se eu queria desenhar pra eles, mas se você for desenhista, tá ligado que o traço criado pelo tio Maurício é deveras difícil de fazer, resultado: Amarelei e dei pra trás, uma das coisas que mais me arrependo na vida...

Legal, mas ninguém perguntou...
Enfim.

O Maurício, é um cara que admiro muito. De Mogi das Cruzes. um cara que só desenhava nas páginas de reportagens políciais, virou o mito brasileiro dos quadrinhos. Seu primeiro personagem, não foi a Mônica, foi o Bidu, em 1959, junto com o franjinha e um "proto" Celobinha Cebolinha. Mas  tem gente que diz que o primeiro seria o Capitão Picolé.

Quem não conhece  Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico-Bento (meu favorito) ou chegou agora no Brasil, ou é meio babaca desligado... 

Maurício desenhou até com o mestre Osamu Tezuka, do qual inspirou se para fazer sua obra e o tom que ela teria, Não sabe quem é o Tezuka? Bom, ele é nada mais nada menos que o CRIADOR do gênero mangá como conhecemos hoje. Pesquisa mais sobre ele.

E com o Manara também, neste aí nem vou me aprofundar por que quero fazer um post específico pra ele. Mas olha aí do lado, aí ó, em baixo do Marx versão Simpsons, não tem um desenho de uma mina com um olhar... bem... insinuante? Foi o Manara quem fez...

Todo mundo no Brasil cresceu lendo as  Revistinhas da Turminha do bairro do Limoeiro, não tem como medir a importância do Maurício na nossa Cultura popular. Ele é como o nosso Stan Lee. 

Perto de casa tem um ônibus chamado Vila Limoeiro, eu dou fortes risadas internas quando ele passa, TODA VEZ que ele passa...

Vocês estão muito chatos hoje...

 Além dos quadrinhos, Maurício investiu em todo tipo de coisa, comida, produtos de higiene, escolares, acessórios, roupas, enfim, tudo que existe praticamente tem alguma coisa com a cara da dentu... digo, da Mônica, lembra, se você saiu das profundezas dos anos 80 como eu, disto aqui:


Eu tinha todas estas, onde foram parar?

Se hoje a minha infância foi mais feliz, muito disto foi por causa do Maurício de Souza que nos presenteou com esta obra chamada turma da mônica, humor bondoso, inocente e que conversava diretamente com o dia-a-dia da garotada de modo feliz e cheio de amor. Alguns quadrinhos eu lembro as falas de cor até hoje.

Maurício ensinava, com seus quadrinhos, cidadania, respeito aos os mais velhos, á cultura e as religiões (Chico-Bento, sua família e a vila abobrinha no interior), á natureza (Papa-Capim e a floresta) até mesmo ao Universo (Astronauta), tudo isto sem a CHATISSE INFINITA do politicamente correto. Chico era malandro e roubava goiaba, tinha Bulliyng, mas não era como o de hoje, um menino nunca tomava banho, outra comia coisas cheia de colesterol e gordura, enfim... mesmo assim, a obra surtiu efeito benéfico em uma geração.



Teve coisas mais incongruentes também, clique aqui e veja uma listinha bem marota sobre isto. Por exemplo: Na roça, as crianças frequentam a escola. Na cidade, não. Ou que Meninas tem nomes próprios, meninos tem apelidos. Ou ainda, Nomes de famosos devem ser escritos da maneira que se pronuncia, como Maicôu Jéquison ou Luqui Iscaiuólker. E caraleo como nunca saquei isto antes? Clica lá.

Maurício também criou personagens inspirados em jogadores de futebol, como o Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e recentemente o Neymarzinho, mas eu prefiro pensar que isto nunca aconteceu. Mentira. A ideia era aproximar uma geração de seus ídolos futebolísticos, afinal... né...

Eu curtia muito também os personagens mais esquisitos como o Penadinho e o Louco, era as partes que mais gostava e era, mal e porcamente, o mais perto da revista Creepy que nós crianças tínhamos na época.

E claro a Tina....












Eu podia ficar nisto o dia todo...

Enfim, Infelizmente, teve um legado ruim, como tudo tem... Os quadrinhos da Turma da Mônica consolidaram uma geração de leitores, mas ao mesmo tempo consolidaram a ideia que quadrinhos é coisa de criança. Como eram os mais famosos no Brasil, junto com a Disney, quadrinho virou sinônimo de Turma da Mônica, só recentemente com a invasão de filmes adaptados é que o público vem tendo conhecimento do teor adulto das HQs, O Maurício também, fez a turminha jovem e planeja uma adulta também. Além de PERFEITAS Graphic Novels (Termo para quadrinhos mais apurados e de teor mais adulto) com suas criações.











Bom, isto é só um resumão, tinha muita coisa a dizer, por que é uma obra de anos, décadas até, mas o que importa é que o Maurício é o mestre do Brasil, junto com outros gigantes como o Angeli, Ziraldo Adão, André Dahmer etc...

Parabéns Maurício e que sua obra orgulhe cada dia mais nosso mundo nérdico!



Pra terminar vou deixar uma imagem pra vocês. Curtam o nosso Face dá uma olhadinha no Tumblr, não tem nada importante lá, mas aqui também não tem. 



Abraços gente, até a próxima!

Postagens mais visitadas