O Dia do Nordestino.



É isso aí meu Brasil Varonil, hoje é Dia do Nordestino, então vou homenageá-los e contar um pouco deste povo a partir de seus maiores mitos. Vamos lá:


Luiz Gonzaga, O Rei do Baião



Ele, o mito, a lenda:  Luiz Gonzaga do Nascimento

Nascido em Exu (é minha gente, ai mesmo... No Pernambuco) em 13 eita porra de Dezembro de 1912 (ó, 12 duas vezes...) E "morreu" em 2 de Agosto de 1989 (1+9+8+9 = 27 / 7+2=8/ Agosto = mês 8.... Música do fim do mundo)
Só pra constar, ele nasceu Sexta-Feira 13...

Tá, vou parar...

Oras, hoje, dia 8 (...) de Outubro do ano do Senhor de 2014 é Dia da Memória Nordestina, e ninguém menos icônico para Abrir a lista sobre a cultura Nordestina como ele.

Acompanhado de sanfona, zabumba e triângulo, o Luizão tocou fundo a alma do povo sertanejo nordestino. Em uma época em que quase ninguém e graças a Deus nem os universitários manjava muito o que era este tal de forró, baião, xote e essas maravilhas todas pra dançar colado na morena...

Mas não foi só por isto. O Luiz aí é um mito, por que foi contra a elitização da música do seu tempo, cantava de pobre para pobre, contando a história do pobre.

Certamente, havia muita gente que não gostava de seu estilo musical, por que não seguia os padrões da época, falava da seca, da miséria e da luta pela sobrevivência, mas cantava a vida, as belezas do Brasil, as festas, os amores de um povo que teima em lutar e sobreviver.

Alguém aí, disse uma vez que "O sertanejo é, antes de tudo, um forte." Quem disse? Volto nele daqui a pouco. O que importa é que Luiz era forte e mostrava a força de seus pares em suas canções.

Vou citar algumas das pérolas dele aqui:

"Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).

Ó a data: de 1946 até 1950, mas você em 2014 conhece estas músicas.

Luiz tem uma história deveras peculiar. (tem o filme dele, que eu CHOREI quando assisti, então já sabe né...)

Enrrabixou de uma menina chamada Nazarena, mas a Lazarenta era fia de coroné, e NAQUELE TEMPO os coronés mandava nus BRAZIL tudo, ou seja era rica a boyzinha, acontece que rica num si mistura e num pode casá cum pobre, no máximo de classe-média, mas já é otra história...
Bom, o coroné ameaçou Luizin (com 18 anos e pôco na época) de morte matada e na presensa do cadáver dele, por que qual coroné que num tem tara de matá pobre?

Dai ele fez o que? Foi pro exército.

Mas não é o exército de hoje em dia não jovem... Nem o dos anos 60. Faça as contas, (desta vez é sério) nascido em 1912, 18 anos, estava no ano de 1930, lembra quem tava no Exército até meados de 1927? Não vou falar não, procura aí...

Pois no Exército ele rodou o pais, e claro, conheceu a cultura deste povo.
Do povo mesmo. Tocou até em Cabaré...

Daí pra frente tocou em todo o Brasil, inclusive com o filho, Gonzaguinha, com quem tinha uma relação muito conflitosa inicialmente.

"Morreu" de parada cardiorrespiratória.
Mas Heróis não morrem jamais...

sobre ele Ana Krepp da Revista da Cultura escreveu: "O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original: o de popular. De 1946 a 1955, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados e mais de 30 milhões de cópias vendidas. 'Comparo Gonzagão a Michael Jackson. Ele desenhava as próprias roupas e inventava os passos que fazia no palco com os músicos', ilustra [o cineasta] Breno [Silveira, diretor de Gonzaga — De pai para filho]. Foi o cantor e músico também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-SP. Gonzagão gostava mesmo era do showbizz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior."

Tem uma música dele, entre TODAS que eu amo é esta aqui ó:





Mas, um fato que gosto muito é de que era para ele ter outro nome, mas no dia de seu nascimento, seu pai, foi até o quintal de casa e viu uma estrela cadente, era dia de Santa Luzia e no mês do Natal, seu pai então mudou de ideia e mudou a escolha do nome.

*
*
*

"Mas ninguém pode dizer, que me viu triste a chorar"

Euclides da Cunha



Peraê caraleo O Euclides da cunha não é nordestino... Não, não é, mas por que baals o Euclides está aqui? Por que?
Há, por que ele era articulista do Jornal Estado de São Paulo, que queria que ele fosse analisar o fim da treta de onde?

De Canudos...

São Paulo, NAQUELA ÉPOCA DE 1897, era muito reacionária e queria que todos os nordestinos revoltosos fossem massacrados pela polícia amarela.
Mas não tava rolando por que Canudos estava resistindo fortemente aos "macacos", dai que vai o carioca Euclidão lá pra narrar as tretas.

Carioca, leia-se o povo desenvolvido contra a selvageria e barbárie nordestina. O Euclidão é bem assim, no começo do seu famoso livro "Os Sertões" (que por mil preguiças, eu só li o volume O Homem) ele vai com o discurso da limpeza social, mas no fim do livro ele vê que as tretas não são bem assim como a mídia conta, daí ele solta a frase:

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte."

Vou contextualizar pra minha amiga dona de casa qual era a treta de Canudos:

A região, era cheia de latifúndios improdutivos, propriedades de terra enormes sem uso, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise de açogueiros.
Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, (que Antônio Conselheiro ocupou e chamou o lugar de Belo Monte) cidadela liderada pelo peregrino e líder messiânico Antônio Conselheiro, unidos na crença de uma salvação milagrosa que pouparia os habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

Só que onde já se viu poupar pobre e nordestino?

A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com a situação e com a constante migração de pessoas e valores para aquele novo local.

Aos poucos, construiu-se uma imagem de Antônio Conselheiro como "perigoso monarquista" a serviço de potências estrangeiras, querendo restaurar no país a forma de governo monárquica. Difundida através da imprensa, esta imagem manipulada ganhou o apoio da opinião pública do país para justificar a guerra movida contra os habitantes do arraial de Canudos.

Eu já vi isto antes... Mas... não lembro onde... Acho que foi num filme... Enfim. O que o presidente (na época Prudente de Morais) fez? Mandou a polícia acabar com a treta. Ora essa! problema social se resolve na bala. Mas não rolou, por que com tática de guerrilha, comandados por João Abade no naipe do Vietnã, os caras mandaram os macacos (gíria para polícia na época, assim como amarelos) irem se pentear.

Mandou uma vez...

Mandou duas vezes... e os Nordestinos derrotaram todos.

Se a polícia não resolve a treta no Brasil, quem resolve problema social então?

Claro, o Exército.

O Presidente, preparando a primeira expedição regular, cujo comando confiou ao coronel Antônio Moreira César, considerado pelos militares um herói do exército brasileiro, e popularmente conhecido como "corta-cabeças" por ter mandado executar mais de cem pessoas a sangue frio na repressão à Revolução Federalista em Santa Catarina. A notícia da chegada de tropas militares à região atraiu para lá grande número de gente comum, que partiam de várias áreas do Nordeste e iam em defesa do "homem Santo". Em 2 de março, depois de ter sofrido pesadas baixas, causadas pela guerra de guerrilhas na travessia das serras, o exército, assaltou o arraial. Moreira César se fodeu foi morto em combate, e passou a batata para o coronel Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo, que também se fodeu tombou no mesmo dia.

Só que o nordestino, vive na terra, ela é sua casa, ele conhece sua casa, e claro bateu fácil no exército que veio encher o saco na sua casa com - pasmem - 1.300 soldados.
*

*

*

*

CARALEO... 1.300 FODENDO SOLDADOS, é quase o 300 de Esparta versão nordeste...

AQUI É NORDESTE PORRAAA!!!
Mas, quando a direi... digo, quando o Estado quer, não tem jeito, os caras mandam outra tropa desta vez com a melhor artilharia que os impostos podiam pagar,

Mesmo assim se foderam...

Isto por que os caras além de deterem conhecimento do terreno e mantimento estavam com as armas dos macacos que estavam, á aquela altura do campeonato, batendo papo com satanás...

Pois bem, como acabou isto?

Há, eu não vou contar pra que você se interesse pela história do seu povo e pesquise pra saber como foi.

Mas vou soltar um Spoiler...

Claro que deu merda, se não o Brasil seria muito diferente hoje, mas a merda maior nem foi esta, a maior foi o resultado, vou facilitar seu trabalho: foi o maior crime já perpetrado em solo brasileiro é só clicar no link que você sabe o fim da história.

Mas e o Euclides?
Foda-se o Euclides, ele só narrou a treta e foi testemunha ocular de um dos maiores choques contra o Nordeste no Brasil...

Agora pra fechar o post.

Virgulino Ferreira, O Lampião.


Este era foda...
Vou colocar mais uma foto dele aí... O post é meu eu ponho o Lampião onde eu quiser...



Caralho eu curto muito o cangaço. O sobrenome do meu avô é Ferreira, e dizia-se ás bocas pequenas que nós tínhamos parentesco com o Virgulino, se é verdade ou não eu não sei, mas a verdade é que a árvore genealógica da minha família tanto paterna quanto materna, acaba nos meus avós ou bisavós (que é o caso da minha bisavó, e só) e no caso do meu avô, acaba nele...

Enfim, não importa...

O Virgulino...

Ninguém sabe bem quando ele nasceu, nem sabe muitos detalhes sobre o que ele fez, na maior parte das vezes ele é uma espécie de lenda nacional, narrado até em cordel. O Jorge Amado (outro nordestino sensacional) fala dele no capitães de areia lembra?

Não só ele, o cara virou um mito.

Tem várias anedotas dele, tem uma que acho a cereja do bolo. Diziam que o Lampião era muito respeitador com as famílias que o hospedavam, um dia, ele tava comendo com a tropa em uma casa e um dos seus homens esbraveja que a comida esta sem sal, pois bem, o lampião manda trazr um saco de sal e manda o cabra comer sal até morrer...

Era sal ou chumbo, eu particularmente preferiria chumbo, mas certamente ele iria inventar algo mais... Criativo deveras...

Como dizia, sabe-se que era pernambucano filho de José Ferreira da Silva e Maria Lopes de Oliveira.

Aliás, quem nasce em Tilambuco é o que?
Háaa.

Se o Lampião escuta esta piada vivo...

Apôi jogue êsse fi-duma-rapariga-quenga, jogue que quero vê ele derretê qui nêm lesma... 

Ai ai..

Enfim²

Ele era artesão e sabia ler, coisa muito incomum para nordestinos abandonados pelo Estado no seu tempo. Diziam que ele era chamado de Lampião por que modificou um fuzil fazendo a bala sair mais rápido SEM SERRAR O CANO, quando a bala saia o cano esquentava tanto que brilhava como um lampião.

No melhor estilo faroeste, seu pai é morto pelos macacos (aliás, o bando de Lampião "criou" este apelido, por que os policiais fugiam pulando das balas, cara... cara...) e ele jura vingança e com 21 anos junta seu bando com uns 50 caras FORTEMENTE armados e saem pelo nordeste a cavalo, com as roupas de couro que os protegiam dos cactos e do clima árido, fazendo o papel de "Robin Hood" do nordeste.

Então veja:
- Winchester.
- Robin Hood
- Clint Eastwood

Precisam destes três gringos pra formarem um Lampião...

Mas nem tudo são flores e heroísmo. Lampião também se associou ao Padim Ciço, muito controverso também, por que tinha forte ligação com as elites agrárias. E claro,por onde passava, dizia-se que ele "desdonzelava" filhas de grandes senhores de terras. Na lista geral de acusações entra além de roubo de gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, estupros e saques.

Mas... por alguma razão o povo teimou m vê-lo como um justiceiro nacional, por que? Não sei.

E claro, tinha a sua companheira, como todo herói que se preze tem. E como toda mulher de herói, ela também é heroína.

Maria Gomes de Oliveira, ou Maria Bonita. Se junta ao bando em 1930 e claro faz saques e participa de todas as ações do bando. É ela na foto lá em cima. Vestida como os outros homens do bando. Veja, em 1930...


Então veja²:
- Winchester.
- Robin Hood
- Clint Eastwood
- Bonnie & Clyde

Esses nordestinos...


Deste relacionamento provavelmente teria nascido seus filhos, supostamente, por que dizem que tiveram também os gêmeos Ananias e Arlindo Gomes de Oliveira aliás, tinha outra história de filhos que nasceram mortos.
Uma sobreviveu, a Expedita Ferreira de Oliveira Nunes.

Claro que eles foram achados, claro que houve um maldito traidor, claro que todos foram exterminados pelo Estado...

Em 27 de Julho de 1938 eles acamparam na tempestade de uma fazenda em Sergipe chamada Angicos, pela manhã, católicos, (Controverso? Não sei...) Lampião e o Bando levantaram para rezar o Ofício de Maria.

Mas Maria veio buscá-los naquela manhã...

O resultado da ação eficaz da Ordem Popular?




Os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não puderam empreender qualquer tentativa viável de defesa.
Isto me lembra aquela cena do Star Wars (sou nerd mesmo, foda-se) em que os Jedis se tornam "inimigos da República" e tem que ser mortos na trairagem por que ninguém conseguiria peitar na moral...

Além de matar a todos na croco, degolaram o Bando e expuseram suas cabeças. Detalhe, a Heroína, Maria Bonita, ainda estava viva...

Pegaram as cabeças, de seres humanos, em 1938, salgaram, jogaram querosene, aguardente e cal.

A cabeça do Lampião tá feia né? Sabe por quê? Por que bandido bom é bandido morto, o capitão mandou trazer a doze saca? Desferiu um golpe feroz contra a cabeça, quebrando o crânio...

Pesado né?

É nada... Pesado é ver que temos que ter uma memória ao povo nordestino, um povo cheio de heróis, cheio de gênios do mais alto grau. Temos que ter isto e ao mesmo tempo, ter que conviver com o ódio centenário mesmo nos dias de hoje.

Jorge Amado, Ariano Suassuna, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Marco Nanini, José Wilker, Lázaro Ramos, Nelson Rodrigues, Chico Science...

ENFIM.

Parabéns á todos os nordestinos no seu dia. Povo que tanto abrilhanta nossa terra, que constroem este país e que são, sobretudo, um povo forte.



É isso aí, não esquece de dar uma curtida no post se gostar e dar uma olhada no tumblr do Cérebro até o próximo Post!


Postagens mais visitadas