Verbetes do Mundo Nerd

Osgood - NerdMaster do Doctor Who


E aí meus queridos? Como passaram o domingo do dia 15 agora? Bem?

Quer dizer que você foi pra rua, lutar contra a corrupção né... Por que você acha que estamos vivendo em um país corrupto e que a solução é a ditadura militar? Ou o Impeachment da Dilma pra entrar o Aécio Snow... Não, não, acho que você acha que foi protestar, tendo a ajuda dos hômi, com catraca liberada pela CPTM, com transmissão da rede bobo, com número mais inflado que você no natal, por que acha que vai impedir a ditadura comunista e vai melhorar o País gritando fora Dilma Fora PT, tirando selfie com pau, levando sua doméstica e usando camisa da CBF?




Ai meu Deus, que dó de você...

Mas, foda-se. Não é disso que vim falar hoje, só comentei pra não deixar em branco.

Como eu sei que você que lê esse blog deve ter um parafuso a menos, não me importa muito se você faz isso ou não...

Hoje eu vim perturbar seu sono com outra coisa. Recentemente eu estava falando com uns amigos sobre os meus posts e percebi que uso muitos termos técnicos desconhecidos, então pra ajudar vocês, meus amigos e amigas dona de casa, é que preparei este monumental uma bosta glossário de verbetes nérdicos para você principiante nas artes negras do nerdismo.

Daí a próxima vez que você for pagar de hipster com seu amigo da faculdade, você não vai fazer mais feio que sua cara, quê? É de nascença? Porra, desculpa aí...


Então vamos lá, pra abrir a lista:


Nerd

A Vingança dos Nerds - 1984

Big Bang Theory - 2007

Nerds são pessoas que se dedicam de forma exagerada á alguma forma de entretenimento ou alguma área de conhecimento específico, como física, matemática, biologia etc...

No princípio, os nerds não eram nada populares. como você pode ver, em 1984 a visão de Nerd era uma coisa muito pejorativa, mais perto do cômico e do ridículo, era alguém que se dedicava tanto á alguma atividade que se afastava de diversas áreas socializantes, eu prefiro pensar que eles foram afastados primeiro e depois se dedicaram a alguma coisa por que era o que restava.

Com o passar dos anos a industria cultural absorveu a cultura nerd e o glamorizou gourmetizou o chamado "Movimento Nerd", assim, eles passaram a ser um nicho de mercado. Vasto mercado aliás: cinematográfico, musical, editorial, enfim, tudo o que vemos hoje.

E para criar identificação, modificaram a imagem do nerd, de esquisito anti-social, que não tem amigos fora do seu círculo de estudos e interesses, nem muito menos namorada/o para ser um cara bonitão, super-inteligente, misógino, ás vezes assexuado e que adora quadrinhos (mas que tem uma mina).

Eu, acredito que muito desta onda deve-se ao avanço da industria cinematográfica do gênero de super-heróis, por que muito do que hoje em dia é considerado uma pessoa nerd é ela gostar de HQs e filmes de heróis.

No entanto, apagaram os diversos interesses que cercavam o mundo nérdico, como sistemas de RPG de mesa e narração como D&D, Vampiro: A Máscara, GURPS e 3D&T, ou o RPG de Cartas, como Magic: The Gathering, YU-GI-OH e Pokemom. Bem como Video-Games 32 Bits como Mario e Mortal Kombat, pratica de cosplay, colecionismo, bonecos e claro, alto nível de dedicação ao estudo.

É certo que muitos destes elementos ainda persistem, como o gosto por vídeo-games, colecionismo, bonecos e quadrinhos por exemplo, mas muitos foram transformados em fetiches mercadológicos como o cosplay. Por que o perfil do nerd moderno tem que manter se sempre no mercado de consumo.

Por isto inclusive, existem as divisões de nerdismo de acordo com a especificação. Sendo uma delas o Nerd Geek, que nada mais é que o Nerd que compra diversas tecnologias e se especializa em Gadgets, palavra inglesa para bugigangas como Tablets e IPhones.

Na minha opinião, a categoria nerd não existe mais, hoje em dia existe diversos tipos de nerd, o geek, o cinéfilo, o bazingueiro (derivado da série The Big Bang Theory), o fã de Star Wars, Doctor Who e por aí vai.

Eu não me incomodo com nenhum sub-gênero, DESDE QUE SEJA SINCERO E DE CORAÇÃO.

Na minha época (é, eu sou velho mesmo) ser nerd era ser esquisito por que você estudava e gostava de coisa de criança, ponto parágrafo. Não tinha conversa. Vai você nos anos 80/90 abrir um quadrinho do Batman dentro do metro/ônibus. Chama uma mina pra sair com camiseta do Flash? Melhor, chama ela pra jogar RPG com você...

Hoje em dia, ser nerd virou moda, a pessoa tira nota baixa na escola e acha que é nerd por que assiste The Big Bang Theory, nunca virou uma página de HQ, mas usa camiseta de herói. Meus pais eram nerds, assistiam filme de herói nos anos 80. Star Wars era foda, não era por embalo, minha mãe assiste Doctor Who fielmente, meu pai vivia em fliperama na juventude. Eu viva jogando RPG, tinha até o famoso óculos de aro grosso remendado na época da escola (sim, eu era nerd dos roots)

Hoje em dia, pra ser nerd, basta uma camiseta e um celular da moda.

Em breve vou fazer um post mais detalhado do que acho sobre o nerdismo, não percam!

Aff, que tosco... próximo.


Hipster





Os Hipsters são, basicamente, os nerds que cresceram, mas ainda não são adultos. Mas não é só isso, tem muitas peculiaridades. Aliás, pesquisa na desciclopédia o que eles acham dos hipsters...

Como dizia...

Os Hipsters possuem muitos elementos dos nerds, como gosto por cultura e elementos da cultura pop por exemplo, contudo, são um grupo muito mais fechado, não é fácil andar com hipsters, primeiro por que é difícil seguir seu estilo de vida, segundo por que eles mesmos são muito fechados e ironicamente agressivos, o que dificulta muito você se quer gostar de fazer amizade com eles.

Hipsters gostam de ser diferentões, curtem filmes que ninguém sabia que existiam, músicas da puta-que-o-pariu-do-leste-europeu, roupas de brechó dos anos 70, muita coisa vintage (vou explicar isso daqui a pouco) e comidas muito peculiares, normalmente feita por eles mesmos e muitas vezes cultivados por eles mesmos, a maioria também assume um estilo de vida "mais saudável" sendo muitas vezes veganos.

Possuem, na maioria das vezes, uma cultura de centro-esquerda e progressista, muito embora, pra sustentar suas coisas, só sendo de classe média, ou alta.

Mas sempre com o estilo "acordei agora" ou "não estou nem aí pro meu visual", quando na verdade, tudo foi milimetricamente pensado e deliberadamente organizado, para depois ser registrado com câmeras LOMO e postadas em redes com filtro de instagram.

Costumam ir á casas noturnas veganas (vou explicar porra, calma) e possuem uma postura arrogante de "eu conheço e você não".

Também é um movimento que o capitalismo abraçou, aliás, o que caralhos o capitalismo não abraça né?

Para ser hipster, não basta conhecer filmes obscuros nem músicas absurdas, mas ter tecnologia para desfrutar delas, como computadores MAC e os clássicos IPhones, bem como dinheiro para comida vegana e roupas estilizadas, por que nem sempre brechó é barato como você pensa...

E claro, ter uma rede de contato que aceite você como hipster, ainda que você nunca admita ser um.

Bom, daí que você já pode fazer os cálculos...

Aliás, comida vegana é comida vegetariana, Vintage é coisa velha.

(EHAUEHAUEHAEUAHEUAEAUEAEH ISSO ME LEMBRA UM EPISÓDIO DO SOUTH PARK QUE O NARRADOR FALA NO FINAL: SERÁ QUE BUTTERS VAI CONSEGUIR DOMINAR O MUNDO? SERÁ QUE A PROFESSORA VAI MORRER? SERÁ QUE A CIDADE VAI CAIR SOB O DOMÍNIO DO MAL? AS RESPOSTAS SERÃO DADAS AGORA: NÃO, SIM, NÃO EHAUEHAUEHAEUHEUAHEUAEHAUEHAEUAHEUAHEUHAEUHAHEAEUHAEUA

ai ai...)


Found-Footage

É um sub-gênero do terror conhecido como filmes perdidos, não tem muito o que falar aqui, em muita controvérsia sobre qual o primeiro filme desse gênero, eu acredito que o primeiro do gênero foi Cannibal Holocaust do diretor  Ruggero Deodato em 1980, mas o mais conhecido é o Bruxa de Blair.

É um genero onde aconteceu algo muito incomum, alguém filmou, perdeu a fita e alguém achou, dando um tom de veracidade documental ao filme.

Uma série de filmes se seguiu o REC, Atividade Paranormal, Cloverfield e o FODÁSTICO Poder Sem Limites.






















Hoje em dia, uma porrada de filme Found-Footage, e cito um monte deles no blog, agora já sabe qual que é.


Slasher




Slasher é outro sub-gênero do terror, muito provavelmente começado com John Carpenter no filme Halloween, se ele não criou, com certeza ele popularizou, a bem da verdade, acho que os italianos criaram o slasher, mas os americanos popularizaram.

É bem simples, slasher não tem muitos elementos, é quase sempre sobre um bando de adolescentes babacas, muito loucos por sexo e drogas, babacas colocados no filme só pra serem a) mostrando os peitos b) vítimas de mortes gráficas bem executadas e, de certo modo, críveis ainda que com péssimos efeitos visuais.

O slasher também se desenvolveu em uma tonelada de porcarias e um punhado de coisas boas, eu particularmente não gosto muito desse sub-gênero, nem dos sub-sub-gêneros que veio dele, como o torture-porn que não só aparece os peitos, mas... bom você tá ligado, né?

Dos melhores eu acredito que é o Freddy, que deu uma boooa aprofundada na personalidade dos personagens, inclusive no psicopata. Coisa que não tinha antes, vide o Jason de Sexta-Feira 13...



Live-Action

É um gênero muito comum no japão, mas basicamente é um filme ou série baseado em personagens de quadrinhos/animê.

Por que mais no japão se temos a Marvel aí fazendo filme pra porra e que na minha opinião tá ficando uma bosta?

Por que no japão, a produção dos mangás é muito diferente da produção de comics americanos ou quadrinhos ocidentais em geral.

Primeiro por que lá, existem muitos sub-gêneros.

Aliás, repare que quase tudo tem sub gêneros, isso acontece por que o ser humano tende a classificar as coisas, mas as vezes, uma coisa não tem classificação apropriada, então colocam com parecidas, é o que tem pra hoje...

Como dizia...

Lá não é como no Ocidente, os quadrinhos lá vão de aventura e romance até documentários e gastronomia.

Citei no post anterior o filme Shurayuki Hime que, apesar de ser de ação é live, existe outros de adaptação de mangás de moda como o Paradise Kiss. 


O Mangá de moda e o live-action, Paradise Kiss

Reboot/Relauch

Os Novos 52 da DC Comics

A Marvel Nova

Reebot, é um relançamento que é feito de tempos em tempos por uma série de longa data, não só nos quadrinhos, mas em filmes também, como o Jornada nas Estrelas por exemplo, é um novo começo que apaga toda a linha anterior (nem sempre) e lança uma nova, isso por que muitas vezes a história ja se saturou de detalhes de continuidade e nem sempre é atrativa aos novos leitores/espectadores.

Já o Relaunch é um relançamento, você inova as ideias, mas não apaga a continuidade anterior.

A DC fez vários  reboots, sendo o mais recente no Brasil, os Novos 52, onde recontou (muuuito confusamente, mas muito magistralmente, claro, na minha opinião) a origem de seus personagens principais. A Marvel fez o relaunch com a Marvel Nova relançando seus heróis.


Bom, por enquanto é isso, ao longo dos posts, se eu ver que é preciso mais uma lista de verbetes eu vou acrescentando.

Aliás, deixa de ser torpe e mão-de-vaca e compartilha esse texto aí, comenta também que eu quero saber o que vocês pensam.

Mas se ficou uma merda não compartilha não... Enfim, é isso até a próxima!

Abração!





Comentários

Postagens mais visitadas