Feliz 2016! - Vamos falar de Star Wars?



ÊEEEEE OOOOOH VIDA DE GAAADO, POVO MARCADO EI, POVO FELIZ!!
AÊEEEEE FELIZ ANO NOVO CAMBADA!!!

E como você pode ver, pra abrir o ano com chave de bosque, vamos falar desse que é um filminho aí, é, nada de mais, só um filminho aí... Sim, senhoras e senhores, ele mesmo, o épico, o foderoso, o verdadeiro pica das galáxias, STAR WARS.

Então mete o play aí. Vai lavar as partes e volta pra ler o primeiro post de 2016!!


A Marcha Imperial que me perdoe, mas que música absurdamente foda essa, heim...

Hum... Se não vejamos... Star Wars... Star Wars... Como começar a falar desse mito? Lembro que quando fui escrever sobre Matrix eu fiquei com o mesmo nó no cérebro pra falar. Isso por que, assim como o Matrix, Star Wars é outro filme desses mitológicos demais e que sinto uma indignidade descomunal em falar sobre ele. Ouso falar que o Star Wars, é muito mais importante que o Matrix, dado que veio primeiro e criou a fundação para todos os filmes do gênero que viriam no futuro, inclusive o Matrix, sendo assim, sem Star Wars, sem Matrix...

Mas como virou modinha e qualquer um escreve qualquer besteira, sobre qualquer coisa, então foda-se...

Muito bem, vamos começar com isso então, Star Wars é modinha?




Complicado heim... Mas apesar do que eu acabei de afirmar logo acima, não, Star Wars não é modinha. Mas na verdade, um fenômeno de massa, o que é muito diferente...

SW atingiu um novo patamar na cultura pop. Estabeleceu a comercialização de produtos, criou praticamente todos os efeitos especiais com a Lucas Film. e a Light and Magic, que foram a base para o desenvolvimento de todos os efeitos especiais do futuro. Com a comercialização massiva de brinquedos, produtos alimentícios, escolares, comerciais, de vestuário, musicais e colecionáveis, Star Wars chegou ao ponto de ser considerado por algumas pessoas (e por mim também) um folclore mundial, dado o vasto alcance da sua comercialização e aceitação.

Mas, por que satanáses o Star Wars conseguiu este feito tão grandioso?

A sua história não é lá tãaaao bem bolada na primeira trilogia – E antes de você fanboy, vir falar merda, pense bem, Star Wars é um filme bem “lugar comum”, não por acaso é baseado no mito do herói do Bernard Campbell, o qual se repete em muitas e muitas histórias e mesmo no cinema clássico. Resumindo o mito do herói:



Um cara, no meio do nada, é chamado para uma aventura. Ele se nega á ela, acontece alguma coisa que o força a seguir. No caminho ele acha um mestre que lhe dá uma arma mágica, ele conhece um amigo e uma mina que será sua esposa, ele enfrenta um grande desafio e vence, enfrenta outro maior e encontra sua nêmesis, eventualmente morre épicamente, ressuscita e vai embora deixando seu legado. Provavelmente vai pra uma cidade que ele fundou, se ele não morreu, ele volta pra sua terra natal, onde vai virar uma lenda lá...

Cacete, você já viu isso antes ou não? Você pode até argumentar: “Sim, mas naquela época não existia nada disso”. Bom, cinematograficamente talvez não como hoje, onde quase tudo é mito do herói, mas só pra dar UM exemplo, tem o Senhor dos Anéis... Que era livro, mas enfim, tava lá o mito do herói... 

E pra você parar de chorar, em nível de Star Wars com potencial comercial no cinema, tinha Metrópolis de Fritz Lang, que estava muito a frente do seu tempo em questão de efeitos e uma história muito mais bem bolada (exceto é claro, pela porcaria do seu final, mas foda-se). Tinha Barbarela em 68, meus queridos... Que não tinha lá os efeitos fantáaaaasticos, mas tinha Jane Fonda...




Bom, mas aí você pode falar, ah tá, mas Star Wars tinha a princesa Leia... Minha primeira namorada.
Tá certo, vou deixar essa passar, mas só por causa disto:


Ai meu coração caraio...
Tinha Flash Gordon... Cacete tinha James Bond, que não é o mesmo estilo, mas hoje é coisa de nerd também...

Porra, como eu disse, Star Wars só prosperou por que tinha efeitos foderosos e investimento pesadíssimo em propaganda e venda de produtos. Para de se enganar mano! Star Wars não é, em termos de roteiro, criativo e inovador. Pra mim, o sucesso absurdo de Star Wars se deve a somente dois fatores:

1 – Efeitos especiais.
2 – Dinheiro.

O primeiro foi o mais importante, por que graças a ele, foi possível haver uma “base de exploração”, ou seja, poderia ser comercializado tudo o que fosse em volta da obra. E como bem se sabe, tudo no capitalismo funciona seguindo a lógica do dinheiro, o que não é um pressuposto para algo excelente ou péssimo, no caso, só vendável.

Pois bem, toda essa volta para dizer que Star Wars não é modinha, mas sim um fenômeno de massa. Por que sendo algo tão comercializável, é impossível ficar fora da zona de alcance de Star Wars, e agora nas mãos da Disney, Star Wars alcançou um novo nível de comercialização e propaganda. Sendo que foi transmitido trailer até no Super Bowl, tipo o Torneio Tribruxo dos gringos...
As pessoas não deveriam se perguntar sobre Star Wars ser modinha ou não, a pergunta certa é: Por que Star Wars é modinha?

Definitivamente Star Wars É um fenômeno de espetáculo. Mais ainda, as pessoas deveriam se perguntar: Qual a mensagem que o Star Wars quer transmitir?

Ora vocês, não sejam ingênuos, se você tem um microfone mágico que faz uóooun e que pode alcançar o mundo inteiro, você realmente não vai querer mesmo falar nada? 


Ahãm.


E mais, imagina que esse microfone está nas mãos da Disney...

Isso me lembra de um episódio do South Park que o Cartman causa um colapso eleitoral pra evitar que os direitos do Star Wars fosse pra China...

Enfim... O Star Wars da Disney quer passar uma mensagem. Eu imagino qual, mas pela primeira vez nesse blog, não vou dizer o que penso. Por que não estou a fim de criar conflitos desnecessários, e de mais a mais, não faz diferença nenhuma esta opinião minha específica.

Você pode pensar, que o Star Wars, está se abrindo e mostrando o caminho para uma aceitação das diferenças e das minorias, colocando uma mina como heroína e um cara negro, Tá certo, isso realmente está acontecendo e é bom, mas eu acho que junto com essa mensagem positiva o Star Wars tá entregando algo bem mais tenso no pacote, tipo um Cavalo-de-Tróia...

Vou dar um exemplo: tem um filósofo chamado Slavoj Žižek, ele tem umas teorias bem loucas sobre cinema, estrutura e semiótica. Segundo ele, o real no cinema, é retratado nos acontecimentos, no subtexto e não na história em si. Ele dá um exemplo sobre o filme Avatar do James Cameron. Pra ele, o filme que é sobre anti-colonialismo, natureza sustentável e tal, é só fachada, quando na verdade o que tá rolando é que o ser humano, branco, cola na floresta e acaba se tornando o rei daquela espécie, por assim dizer. E mais, por escolha dos próprios nativos!! Ou seja, ele acabou colonizando o planeta no fim das contas, com total sucesso. Ele fala isso  em muitos lugares, aqui por exemplo.

Algo parecido acontece com Star Wars... Mas foda-se, já falei demais disso.

Quem me vê falando tudo isso do Star Wars, acha que eu odeio a série, que é tudo um bando de vendido, manipulador, petralha, que eu acho uma bosta e tudo mais...

Nada disso, eu não estou imune e amo Star Wars, que aliás, estreou um dia antes da data do meu aniversário, só que em 77... Eu costumo brincar que Star Wars é um presente de aniversário pra mim.
E claro, eu tenho uma cacetada de tranqueira do SW em casa, de xícara de StormTrooper até Sabre-de-Luz e camiseta...

O argumento que eu te dou, poderia ser só: Porra, quando eu assisto um filme eu não vou ficar analisando se ele tem uma pegada política e tal, eu quero me divertir e só.

É verdade, em partes. Mas por outro lado, eu não posso negar o que eu vi, eu não consigo assistir algo que me dá nojo politicamente, vocês devem se lembrar do meu textinho maroto sobre os Guardiões da América Galáxia...

Mas, o Star Wars, não é um caso desses, tem umas coisas que me incomodam claro, mas não chegam a dar nojo. São coisas que eu consigo relevar, e mais ainda, relevar por que eu tive coragem de perceber e de criticar abertamente.

E sabe por que eu digo isso? Por que, se você pensar bem, em alguns casos, Star Wars nem é modinha, é culto fundamentalista mesmo. Daqueles bem cabrestão clássico, onde o fulano nem se dá o direito de questionar sobre ele, e rejeita categoricamente qualquer análise contrária á sua motherfucker opinião center of the all universe and the galaxy...

E não é assim, né bitch...

Porra, você pode gostar de uma coisa, desde que ela não cegue você, nem te deixe mais babaca.
Outro dia, estava no ônibus, bem no dia da estréia, e estava com minha camiseta do poster chinês do Star Wars que mais gosto, pois bem, uma garota de uns dezesseis anos, me abordou e começamos a falar de Star Wars.

Como você pode imaginar, eu já me empolguei e comecei a falar com a mina, como se ela fosse fanboy também. Tipo:

- Porra o Luke, o que ataca a Estrela da Morte!

Daí ela ficou me olhando com cara de ué e disse:

- Eita, vai com calma que eu não manjo tanto!

Mas ela falou isso com tanta humildade e dignidade... Ela podia ter se fingido de manjadora dos paranauê das galáxia, mas não, ela admitiu que não manjava e pronto! Tipo, fiquei naquelas de "que caraio de direito tenho eu de dizer que essa mina, jovenzinha que assistiu toda empolgada os seis filmes na Netflix (ela que me disse) é uma embalista e modinha"? Que bizarra essa cultura do “Eu sei mais, eu sou mais foda”, não porra! 

Tenho certeza que quando você era criança, você mal e mal sabia o que era Milennium Falcon, Sith, X-Wing, Mos Esley ou bateria de Diatium. Sabe o que você sabia? Nave grande, vilão, nave pequena, planeta, sabre vermelho, sabre verde e boa noite.

Agora, eu acho muito e infinitamente mais válido, essa garota (que numa dessas do destino, pode estar lendo isso, valeu pela conversa moça!) do que muito fanboy escroto como os que eu vi no dia em que fui assistir o Despertar da Força. 

Esbanjando cultura nos seus grupinhos, falando que este filme não deveria ter existido, que deveriam ter parado na segunda trilogia, que as pessoas que gostaram não entenderam Star Wars de verdade. Ou seja, só eles são os fodões, os barões do conhecimento e se dão o direito de falar mal de Star Wars sem porra de base nenhuma, a não ser sua suposta experiência pessoal... Excluindo á pária, qualquer um que discordar da sua ilustríssima opinião.


Sabe o que incomoda? Não é a opinião contrária, isso é comum, é democracia, o que me incomoda é a pose hipster burguesa de apropriação de capital cultural, por assim dizer, inválida, por que cultura é algo que não tem dono, é, ou deveria ser, universal. 

Mas com esses posicionamentos babacas, eles não estão dizendo com humildade, "eu não gostei por tal e qual motivo" mas sim, "eu não gostei por que sim. Quero ser admirado por ser o diferentão que não gosta do Star Wars, chupem minhas bolas hipsters... Se você cometeu a besteira de assistir e gostar de Star Wars agora, desculpe, mas você é um boçal filisteu, embalista que não conhece Star Wars e nem merece gostar".

Então, se pelo mesmo destino, vocês estão lendo isso, fodam-se vocês...

Cara, sobre o despertar da força, eu achei o filme simplesmente soberbo. Acho que o J.J.Abrams fez um puta trabalho cabuloso nesse filme. E o George Lucas não gostou, disse que foi como vender seus filhos pra mercadores de escravos...
Aha, ahaha, ahahahahhhhahahhaahhhaha olha só, com todo respeito que devemos ao mestre da montanha George, mas vá á merda você também. Fica com mimimi por que? Vendeu por que quis... 

E em alguns aspectos a direção do Abrams é bem superior, não vou dar spoiler não, mas eu vi coisas que sempre quis ver no Star Wars que o Lucas nunca se dignou a mostrar... Por isso, acho que rola até um recalque de leve, por que acho que ele esperava um fracasso e foi um sucesso, passando de um bilhão de dólares já...

Manos, se vocês ainda não viram, vão ver, só o que posso dizer é que foi uma das melhores experiências cinematográficas que já tive. E que eu não tenho como dizer o quão foda ele é. Quando o filme acabou, eu olhei pro meu cunhado que foi ver comigo e disse:

- Cara, eu realmente não sei como descrever o que acabei de ver aqui...


Chorando choros.

E era recíproco, por que ele também é fanboy old school. Ainda tô nessa, eu simplesmente não sei descrever...

Eu assisti a segunda trilogia no cinema, e o Episódio I em 3D, mas esse aí... A sensação que eu tive é que eu nunca havia visto Star Wars na vida, e que eu estava em 77, vendo toda aquela inovação que mudou a cultura pop.

***

Então é isso minha gente, do jeito que eu consegui, com minhas ferramentas, falei um pouco do que penso sobre Star Wars, fica aqui minha declaração de amor fanboy da série.

E a todos vocês, meus caros, obrigado por lerem esse texto e até a próxima se A Força permitir!




Comentários

Postagens mais visitadas