Filme cristão, assistir ou não?




Antes de mais nada, assista isso aqui e volte para ler o texto.





Mais igreja do senhor... Eu simplesmente amo esse vídeo...

Bom, onde eu estava? Aaaaaah sim! É mizerávi, pois o Natal tá aí, você tocou o terror esse ano, apareceu no XVideos e tudo, e agora, chega nas festas de fim de ano de empresa, na casa da sua família e dai cai naquele momento toooodo especial.

Qual que é? Sim, aquele momento em que o assunto cai em religião, daí que você, muito do menino pagão, não manja nada de Jesus...

Você ateu, nas festas de Natal.

É meu amigo, minha amiga, muitas vezes, se você é ateu, é meio assim que as pessoas te vêem. Eu, por outro lado, sou cristão. No entanto, eu também não sou muito bem visto nesse "meio" por que eu tenho tatuagem, fumo e bebo muito, falo muito palavrão e se você me visse pessoalmente, certamente não diria que eu quase fui padre um dia...

É, meus caros, eu periguei cair na batina um dia, mas uma série de desdobramentos me fizeram tomar outro rumo na vida, mas ainda acredito em Deus e em todo o pacote que vem junto...

Palha assada.
Puta que o pariu... Quer dizer, nem tudo do pacote, mas foda-se, isso já é outra história... O caso é que não me envergonho de ser cristão e isso sempre foi claro nos meus textos, não quer ler, já sabe...

Bom, mas o post é sobre filmes cristãos e não sobre religião. 

Eu como cristão, NÃO DOU A MÍNIMA, se você segue ou não alguma religião, muito menos se acredita em Deus. 

Não espere neste post que eu fique fazendo sermão pra você dar dízimo, ir a igreja e tudo o mais. Mas, como estamos em época de Natal, um feriado que deveria ser cristão, mas não passa de uma palhaçada capitalista, pra nego folgar em dia de semana, chapar o coco e encher a pirralhada de presente e... 

Tá parei... Mas é sério, mesmo que as pessoas digam que o Natal é uma falácia em vários aspectos, como por exemplo, ser comemorado no mesmo dia do deus sol pagão e tudo o mais, eu não me importo com isso, pra mim - vou repetir em caixa alta - PRA MIM, Jesus nasceu um dia e não me importa qual. Eu preciso comemorar isso, foda-se a data. 

Ou dizer que o Natal é um feriado capitalista, também não me importa, TUDO é capitalismo meu amigo. 

Aí você, leitor assíduo do blog, me pergunta: "Tá queimando a biografia Takaki?".

Lógico que não, mas nem o Marx escreveu o Capital fora do capitalismo, o sujeito penhorava roupa pra pagar o papel que escrevia, trabalhava num jornal, recebia honorários e sustentava uma família enorme e não era de graça. Infelizmente, temos que ser pragmáticos. O mundo perdeu pra essa praga.

É preciso fazer esta introdução longa, por que, devido á muitos motivos sócio-históricos, as pessoas passaram a virar a cara pra tudo o que fosse religioso. E de certo modo, com razão. Aqui eu me volto somente para as produções cinematográficas, mas preste atenção, como é difícil achar filme cristão de boa qualidade por aí... Aliás, pensa no Torrent. Se você digitar XXX no PirateBay por exemplo, a lista é infinita, agora, tenho até medo de digitar Jesus, por que né...


Se você não entendeu esse meme, clique aqui. Essa é a grande realidade minha gente...

Bom, mas como estava falando, filmes cristãos...

Pois é, é lamentável o nível das produções cristãs. Uma bela porcaria se você quer saber a verdade. Na pior das hipóteses, se você teve paciência, assistiu o Deus Não Está Morto de 2014 dirigido por Harold Cronk e achou muuuito bom, se for cristão, claro.

Mas eu achei uma bela merda. Preconceituoso e racista pra burro, o tipo de coisa que faz um ateu assistir e falar: " - Ó lá, esses merda são tudo burro mesmo."

E com razão eu diria também. Tendo em vista a quantidade absurda de coisas que o cristianismo em geral faz por aí ainda hoje.

Mas eu sou cristão e quero assistir alguma coisa boa, e aí?

Então, é por isso que estamos aqui hoje truta. 

Eu não sei responder essa pergunta do título, não sei se você deveria assistir á filmes cristãos, no geral eu diria não, por que no geral, eles sempre vêm com uma mensagem filha da puta que passa batido da maioria das pessoas, não retratam uma vida espiritual como deveria ser e nem como é na realidade, muito menos facilita uma experiência com Deus, como no caso do Deus Não Está Morto em que uma jovem muçulmana apanha do pai por que quer virar cristã... 

Pfff, como é fácil pra um americano odiar um muçulmano, esse filme só fortalece o esteriótipo do muçulmano filho-da-puta, que é claro, é MUITO conveniente para a cultura americana, mas não está certo.

Você pode até falar: "Ah, mas cara, isso acontece mesmo", tá certo, acontece, mas me diga, foi colocado essa personagem aí acidentalmente? Todo muçulmano faz isso

E outra coisa, o moleque protagonista. Não rola, simplesmente não dá pra ter o mais MÍNIMO apreço por ele, por que ele é um merdinha. Eu me sentia mais identificado com o professor (ateu, e claro, esteriotipado) do que com o garoto, o que também, pode não ter sido a tôa por parte dos diretores.

Nesse momento, as pessoas põe em xeque sua condição de religião, quando ela começa a cair no campo da política. Um dos problemas da religião, é que tudo o que sobra dos registros é a interpretação, e infelizmente, ela sempre é feita pelos poderosos.

Por que digamos, uma parcela é a favor da pena de morte por exemplo, outra não, uma é a favor da Reforma Agraria, outra fortemente contra, em suma, uma é reacionária e a outra é progressista, tudo isso, á partir de uma base puramente interpretativa. Dai que nas produções cinematográficas, a opinião cristã do diretor sempre vai se refletir, por que afinal, é uma produção material, influenciada pelos gostos e valores dele.

No entanto, a maioria dos diretores e produtores, aparentemente são cristãos reacionários, o que me dá uma certa sensação de falta de representação. 

Por outro lado, cacete, eu sou cristão, curto cinema pra caramba, e aí? Como é que faz? Varo na internet procurando filme cristão bom e nada...

Os da Netflix então... São os exemplos mais claros do que acabei de falar, quase todos dão a arma na mão do bandido, por assim dizer.

Os problemas aqui são os seguintes:

a) A vida cristã pregada pela maioria das igrejas, é praticamente impraticável na modernidade. É tão falso e absurdo que não tem como levar a sério. Por exemplo, o filme Guerra Interior.




Péssimas atuações, péssima história e tem uma cena lá que tá o cara e a filha estão na igreja e a menina pergunta: "Ai papai, por que a mamãe não vem na igreja?" aff, e a resposta...

Mano, que merda de filme e se liga na legenda do poster: "Um dos melhores filmes cristãos já produzidos", quem foi que falou isso meu Deus? 

b) O mundo é essencialmente ateu, e não me vem com essa de que não é por que você vê um monte de igreja por aí, pense na quantidade de produções musicais, cinematográficas, artísticas, quadrinhos e por aí vai, quantas são cristãs? E ainda que sejam, quantas são cristãs de verdade?

Cristãs de verdade, complicado isso aí.

Mas estou generalizando, quando digo isso, estou com filtro de buracos bem largos, para mim, basta não ser preconceituoso e lutar pelos menos favoráveis que já tá valendo. O problema é que na maior parte das vezes, nem isso rola.

Mas, tive uma experiência curiosa da última vez que fiz um post sobre religião, os ateus não acharam ruim, mas os cristãos que leram...





Foi disso pra pior. De verdade, eu não esperava ser tão mal aceito entre os meus, tipo, ser zoado por ateu é normal, e na verdade, quase nunca rola, por que eles são muito mais tolerantes que os cristãos, isso por que, o sentimento mais comum entre eles é: "Somos cristãos, somos diferentes desses merdas, somos superiores, logo, somos melhores que essa raça". 

Lamentável... Mas essa raçinha humana já não me surpreende mais em poha nenhuma mais mesmo. Então, com MUITA dificuldade, eu consegui assistir á uma porrada de filmes cristãos e outros com temática cristã, que na minha humilde opinião, são muito muito bons.

A maioria eu já citei no blog antes, mas coloquei em vários posts ~ Random ~, então vou juntar tudo nesse post e acrescentar mais uns que não citei e sempre quis citar antes, mas não tinha a oportunidade. Então vou começar com os mais comercial com fritas mesmo. O primeiro, e mais óbvio é ele, o Rei do Camarote: As Crônicas de Nárnia




Eu não vou falar nada desse filme, por que tudo o que eu tinha que falar eu falei nesse post aqui.

Então vamos pro próximo, que também já foi citado aqui e AAAH! foda-se vou meter uma lista mesmo, segura aí:




Êxodo: deuses e reis - Ridley Scott - 2014



Puta-que-o-pariu.

Batman Moisés...

Para gostar desse filme, você tem que sacar que ele não é fiel á Biblia, tipo, tem muita coisa lá que veio da cabeça do Ridley, mas eu achei muito bom, por que foi o como o reboot do Batman feito pelo Nolan, ficou mais plausível de se crer nele, digo, no Moisés.

O mais legal, são os detalhes, tipo, tem uma cena lá que eles vão falar de um ataque egípcio, mas com termos geográficos e tal. Ou a personalidade do Deus que aparece, muito bom. As pessoas não gostaram, por que acham que esse Deus mal é uma porcaria, por que estamos acostumados a ver Jesus hippie, e pra muita gente, o Deus do Antigo testamento é descartável.

Mas, acreditar em Deus inclui, como disse no começo, um pacote, inclusive o Antigo testamento... Que lógico, deve estar sempre aberto a interpretações histórico/científica/sociais...

Seja como for, é um filme de ação muito da hora, bonito e de quebra, bem perto do que tá na Bíblia. Muito melhor do que certas novelas que tem porraí... Aliás, se liga nisso:




Isso que é ozadia & alegria heim...

Aí cacete, essa humanidade viu... Próximo.


Trilogia Anjos Rebeldes - Gregory Widen - 1995



Esse é um daqueles... Eu simplesmente A_MO_DE_PAI_XÃO esse filme. Que apesar de ser de terror, é uma pérola!

É sobre uma segunda Guerra Civil (e não é da Marvel) no Paraíso, Gabriel desce pra "terra dos macacos" (Mano, esse Gabriel feito pelo Christopher Walken é muito cabuloso) pra achar um humano que vai ser o próximo anti-cristo, pra, entre outras coisas, pegar o máximo de almas do purgatório possíveis pra derrotar a Deus.

Você pode ver que o enredo é pouquíssimo cristão, mas assista, e se possível a trilogia, e no final você me fala se é ou não é muito mais cristão que um monte de porcaria que tem por aí.

E antes de você falar do Supernatural, desculpa aí fanboy, eu curto Supernatural demais, mas admita que eles plagiaram roteiro de coisa pra porra, mas Anjos Rebeldes é de 1995. Bjus.

Ah, e sem contar o puta elenco, Christopher Walken (empoleirado na cripta), Virginia Madsen e ele, o Jesus de O Senhor dos Anéis: Viggo Mortensen. Então, aproveitando a deixa, o próximo filme cristão, que você provavelmente não tinha percebido que era...


Trilogia O Senhor dos Anéis -  Peter Fuckin' Jackson - 2001



É meu amigo, minha amiga dona de casa, Senhor dos Anéis é cristão... Não vou me aprofundar nisso aqui, por que vou fazer um post sobre Senhor dos Anéis ainda, então fica pra próxima. Basta dizer que o anel é o pecado que deve ser destruído pelo homem comum, representado pelos Hobbits e Aragorn é Jesus, o resto fica pra próxima. Mas assim como no post do Matrix, eu ainda não sei como falar de algo tão grandioso como Senhor do Anéis...

Elogiar então... Pff... Um dos filmes mais perfeitos que a humanidade já fez.

Ah e tem mais, se depois disso, você passar a não gostar de LoTR, por que é cristão (por que eu tenho uma amiga atéia que não gosta mais, por causa disso) saiba que:




A Árvore da Vida - Terrence Malick - 2011



Poucas vezes na vida, eu assisti um filme que me fez pensar tanto e ter tão pouca coisa a falar dele.

Eu simplesmente não sei o que falar, por que é um filme tão grandioso e cheio de significados que eu acho besteira falar dele em uma citação tão pequena.

Para mim, foi um dos filmes mais bonitos que já vi, e de verdade, eu acho que é aquele tipo de filme que você assiste e não tem como ficar do mesmo jeito depois que acaba.

Como é de costume, ou você ama ou você odeia, no segundo caso, os haters estão sempre de plantão pra fazerem o mundo um lugar mais triste de se viver...

Mas, é um filme que eu particularmente amei e de certo modo, trouxe muita coisa pra minha vida e claro, está bem aberto a interpretações, mas eu, particularmente, recomendo muito e acho que, esse sim, foi um dos melhores filmes cristãos já produzidos.

E se você já viu e tá no bonde dos que curtiram...

É nóis.

Sem mais.


Dogma - Kevin Smith - 1999




Tenho certeza que você já viu esse Jesus Amigo Camarada na internet, pois é desse filme que ele veio.

Esse filme, está na minha lista dos dez favoritos da minha vida, que eu fiz quando ainda estava no Wordpress (e que eu me arrependo de ter feito). Enfim, esse filme é sensacional por vários motivos, mas principalmente por cutucar muitas palhaçadas do cristianismo católico moderno. Eu como católico, achei sensacional, ainda mais pelo tratamento da história.

Imagina uma história em quadrinho com personagens da Bíblia, isso é Dogma do Smith. Assistam.


Prova de Fogo - Alex Kendrick - 2008




Complicado esse aí...

Ó, ruim não é, mas bom também não... Diria que é um bom filme pra ver, mesmo com um pouco de raiva do desfecho, mas Anyway... Tô citando por que eu até gostei dele... Sei lá, Assiste se der vontade.

Bem no estilo: "casamento fodido, preciso reconquistar minha esposa". Dai o cara pega um diário do pai com um tutorial de como reconquistar a patroa... Lógico, com um monte de estudos cristãos e tal.

É meio estranho, mas como disse ruim. Não é. Pelo menos, não é reaça...



A Paixão Segundo Ouro Preto - Gabriel Villela e Geraldo Carneiro




Não é bem um filme, mas você entendeu...

Essa peça foi feita no formato de televisão, baseado na peça teatral A Rua da Amargura – 14 Passos Lacrimosos sobre a Vida de Jesus, que foi baseada no texto de teatro circense O Mártir do Calvário, de Eduardo Garrido, e em festas e canções populares de Minas Gerais.

Eu já participei muito de teatro de rua na Paixão de Cristo - Toda Sexta-Feira da Paixão acontece um teatro de encenação da Via-Sacra. Já fui São Pedro, Pilatos, Herodes... Era uma das coisas mais legais do ano. Minha mãe é de Minas Gerais, algo que também contribuiu pra gostar do filme.

O figurino lúdico circense é tão bem feito, e a trilha sonora tem até os Mutantes... é o tipo de filme cristão que dá gosto!

E como serviço de utilidade publica, se você quiser ver o filme, o link do YouTube é este:

A Paixão Segundo Ouro Preto


Eu choro vendo esse filme. BJU.


Smilinguido - Moda Amarela - Marcia d'Haese e Carlos Tadeu Grzybowski



Alô você que assistiu isso quando era criança e não chorou. Tenho uma má notícia pra você...

Pois é, Por essa você não esperava né. Se eu assistir esse desenho todo dia, eu choro todo dia. Principalmente na parte da música da igualdade...

Mano, eu não entendo muito o por que de as pessoas perderem gradativamente as coisas mais bonitas da vida. Por exemplo, a capacidade de se emocionar com qualquer coisa bonita, ainda que um desenho.

Tem outro que eu amo muito, que já fica na dica:



Desenhos Bíblicos da Record... Quem nunca acordou domingo, sete horas da manhã, mudou do Globo Rural pra Record e tava passando. Eu, assistia sempre que podia, mas com o tempo não deu mais, mas é um desenho que assisti muito quando criança. Hoje em dia não rola mais isso, por que a maioria dos pirralho do meu bairro é daqui ó:






A Moda Antiga - Rik Swartzwelder - 2014




Esse, meus caros, foi uma revelação.

Caiu no meu colo meio de um jeito - nada a ver - e pra variar, fui assistir com um pé lá atrás. Por que eu mesmo não curto muito filme evangélico, por tudo o que eu disse antes. E pelo trailer, eu achei que o filme ia ser uma merda, dado que tem os elementos certinhos pra isso.

É sobre um cara (esse da foto, que inclusive, é o diretor) que nunca se relaciona com ninguém, sendo por isso, o freak do povoado.


Até, obviamente, chegar essa bonitinha ai (a Elizabeth Roberts, e foi um dos motivos de eu querer ver o filme, sim sou um farrapo humano).

Pois bem, como o filme se chama Á Moda Antiga, não podia ser menos que isso. Mas precisamente por isso eu gostei tanto, por que é exatamente o tipo de filme que gosto, e mais, que eu precisava ver.

Um filme bonito, inteligente, engraçado (principalmente as cenas com a tia dele) e sei lá... Tocante e inocente.

Acho que tem faltado muita inocência nesse mundo. E eu me incluo nisso também. Não é por que eu percebo um problema que eu estou fora dele, acredito que é uma espécie de mal do século... Pra você ter uma ideia, esse filme foi lançado no mesmíssimo dia do 50 Tons de Cinza, e adivinha, ninguém sabe que ele existe.

É curioso isso. Eu particularmente, gostei muito do 50 Tons, até escrevi sobre ele aqui, aliás, é um dos textos mais lidos do Blog, mas ainda assim, me questiono sobre isso. Como disse agorinha sobre o Smilinguido, as pessoas, em geral, não perdem mais tempo assistindo coisas bonitas, só interessa aventura, explosão, sexo, drama, final infeliz, anti-heróis... Enfim, o dark side tem sido muito mais influenciador do espírito moderno, do que o seu avesso. E olha que o A Moda Antiga nem é tão bonzinho assim...

Mas, a longo prazo, quais serão os efeitos disso? Pensando a longo prazo numa consciência psicológica social, quais serão os efeitos disso nas próximas gerações? Eu não acho que serão bons...

Seja como for, o filme foi muito mal falado, tem uma péssima nota no Rotten Tomatoes e eu acho, olha só, EU acho, que é simplesmente pelo fato de ser um filme cristão e como se diz, fora de moda (Old Fashioned, o nome original do filme, em inglês, além de a moda antiga, também quer dizer, fora de moda).

Por que o filme é lindo e eu sinto que alguém precisa dizer isso. Mesmo que seja um blog fulêro do Brasil... A trilha é perfeita, as locações, a fotografia, mesmo a condução e o desfecho são impecáveis.

Por tudo isso, tá mais do que recomendado.


Paixão de Cristo - Mel Gibson - 2004



Esse filme é a prova de que os haters, nunca dormem...

O Mel Gibson pode ser uma pessoa fulêra e ridícula, no entanto, esse filme não é. Pra mim, foi simplesmente o melhor filme cristão que já foi feito, e pode ter certeza que vai demorar pra alguém bater ele.

Noooooo entanto. Houve muita acusação do filme ter sido anti-semita, mas mano, mano, como pode ter sido anti-semita se foi feito exatamente como está na Bíblia? Veja, não estou colocando aqui a veracidade dos relatos, mas sim a base que ele, Mel Gibson, usou. Tá tudo lá, as mesmas falas, as mesmas cenas da Via-Sacra... Esse filme é praticamente Ctrl+C Ctrl+V do evangelho...

Exceto é claro o capeta atacando Judas e o Corvo comendo o olho de Gestas... De mais, tá tudo lá, é só pegar e ler...

Saudade de malhar o Judas pra pegar bala...

Teve muito pastor falando mal do filme por que era claramente católico e tal, por causa dos apóstolos chamando Maria de mãe e tal... Também que o filme tinha sido violento demais... Por que pra eles, Jesus nem apanhou muito não, foi de boa a crucificação...

Sobre isso, leia aqui.

Isso aí nem vou comentar, por que como sou católico vai sair tendencioso... Mas sei lá, achei meio recalque da parte deles. Tanto é que saiu, se não me engano no ano passado, a versão evangélica da Paixão de Cristo, agora, se eu recomendo?
*
*
*
*
*
Então, o filme do Mel Gibson é falado em Latin, Aramaico e Hebraico, até a trilha sonora... O que pra mim já valeu muito por que de certo modo, dá uma sensação de "Maquina do Tempo", onde eu estaria vendo eu mesmo os eventos.

Na época teve gente falando que morreu gente de infarto por causa das cenas fortes, sei lá, pode ter acontecido mesmo... Ah, outra coisa! O Jim Caviezel, foi atingido por um raio nas gravações e foi como se não tivesse rolado nada...

Eu, por infinitas razões, amo esse filme, por que me faz pensar muito e em muitas coisas todas as vezes que assisto. Como O Mano diz: "Sou Eu que renovo todas as coisas"... Então, é claro que eu recomendaria esse filme sem sombra de dúvidas.


*** 

Então é isso irmãos! Aleluia! Glória á Deus! Acabou o post e chegamos aos finalmentes... Pois é, eu sei que para a semana do Natal, as pessoas devem estar esperando uma lista de filmes natalinos - Que inclusive eu gosto muito viu - Mas hoje, eu não posso deixar de falar isso. Natal, queira você ou não, é uma festa/tradição Cristã. Mas não sei se continua assim. Mesmo nos filmes. 

Sabe quando caiu minha ficha? Quando você percebe que o Natal no cinema, não fala de Jesus. Para os filmes americanos, se acontece alguma coisa com o Papai Noel, acabou o Natal, vide O Estranho Mundo de Jack do Tim Burton por exemplo. Tem uma cena lá, que eles pensam que o Papai Noel morreu, dai o policial fala no megafone que terão que cancelar o Natal naquele ano...

E não é só isso, pensa em quase todos os filmes natalinos americanos, Jesus não existe...

E pensando nisso como cristão, eu não posso propagar isso. É a minha fé, sinto muito. 

Bom, acredito que haverão mais postagens até essa porcaria de 2015 acabar, mas até lá, fiquem com Deus e até a próxima, se Aslan quiser.


Hey! Hooo! - Que é? Jesus não pode dançar não pô?

Comentários

Postagens mais visitadas