50° Post - Bem vindo á Matrix



- Alô, oi, sim... Eu mesmo! Quê? Ah valeu! Não, perai... Não, eu... Perai...

- OOOH Pereira, vem aqui um pouco.

- Fala.

- Tem uma pessoa aqui, mó brava, perguntando sobre o Blog.

- Perguntando o quê?

- Se fechou.

- Ah manda tomá no cu.

- Pô Pereira é leitor e tal...

- Manda, pode mandar.

- Oi, boa noite e vá tomar no cu...

Povo chato meu...


HAAAAAAAAAÁ!! Voltaram inocentes!! Quanto tempo heim! Pra você hater que caiu aqui por acidente. Não, ainda não fechamos a tampa do caixão do Cérebro Voltaiko. Acontece que eu cai numa onda criativa absurda, comecei a estudar algumas coisas e minha net não me ajudava em nada, já tentei fazer este post há alguns dias e meu PC não tava aguentando a pressão.

Maas, aqui estamos mais uma vez, ressurgindo das trevas para falar sobre um filminho aí...
Aah, um filminho bobo, despretensioso e tal...

Aliás, veio bem a calhar falar deste ~filminho~ por que, ora vejam, é o 50° Post do Blog! Aeeeeeeeee!!




Uooololó 50tinha heim! Quem diria que essa mixaria de blog chegaria tão longe! Já pensei até em ganhar rios de Dilmas com ele, mas não tô a fim de escrever pra patrocinador, não quero amarrar meu cérebro em cabresto das corporações...

Obrigado a você leitor, que apostou no Cérebro!

Anyway, este post, assim como o anterior, tem o oferecimento de um leitor que é uma espécie de colaborador do Cérebro, ele e mais alguns pelo mundo são responsáveis por esse bloginho lazarento ainda estar na blogosfera...

Então, Anderson meu caro, valeu pela força! E pau no gato!




Então senhoras e senhores, hoje no Cérebro, um dos melhores filmes da Terra: Matrix.







Matrix... Matrix... Hum, como falar dessa bodega? Bom, imagino que á esta altura do campeonato você já tenha assistido Matrix pelo menos uma vez na vida, correto? Bom, não custa perguntar né, por que vira e mexe eu descubro um ser humano na face da terra que nunca pousou os olhos em Matrix, nem no primeiro.

Quê? Não assistiu ainda?

Mate este infiel...

Ó, antes de vir com trololó pro meu lado, algumas coisas. Primeira: Matrix é um dos filmes mais vistos do mundo, e já é meio velhinho também (pasmem, o primeiro Matrix é de 1999!!!) então eu não vou ter absolutamente, nenhum cuidado em soltar spoiler. Poooooor isso acho melhor você assistir primeiro e ler o post depois. Até por que já PASSOU de hora de você assistir essa trilogia.

Segundo, eu gostei dos três filmes do Matrix, Aliás, dos quatro se contar o Animatrix (que já citei no post das melhores animações do mundo). Estou falando isso, por que a maioria quase esmagadora de fanzinhos do Matrix, gosta de pagar de intelects  e adoram zuar a onda do Matrix Reloaded e Revolutions, mas eu tô ligado na sua, seu fanzinho malandro: Tu gosta de desconsiderar uma obra foda, desconsiderar uma criação fodona como quem diz: "Eu sou mais inteligente que isso".





To manjando suas ozadias falando mal do Matrix, é como minha mãe diz: "Faz melhor então!".

Sabe o que é? A Trinity Morre, o Neo Morre, o Morpheus morre (no jogo, mas é canônico) e como o povo não gosta de herói morto, por que tá educado por Hollywood, então meteu o pau. Ah, tem outra coisa, o povo fala que os MRII e o MRIII (vou abreviar ok?) são burros e perderam o sentido do primeiro. Ora essa? Que sentido? Sei lá.

Bom. Fé no pai, que os hater cai...

Então vamos começar com o básico, Matrix, você sabe o que é isso? Tem certeza? Hoje vou fazer as vezes do Morpheus e te mostrar a Matrix, maaaas aqui eu vou ser o Seraph (meu personagem favorito).


O que é Matrix?





Matrix, gafanhoto, é um filme americano e australiano escrito pelos  irmãos Wachowski - Que fizeram a sensacional adaptação pras telas do V De Vingança, mas esse é pra outro post - Estes camaradas tiveram uma iluminação absurda e (eu acho que eles acharam o filme na rua, sendo que o filme foi feito por aliens na verdade, por que não é possível a humanidade ter feito um filme tão foda...) criaram essa obra prima cheia de referências.

A obra é uma ficção científica ciberpunk, que conta a história do Sr. Thomas A. Anderson (leia com a voz do Agente Smith), um cara normal, trabalhador, menino bom, honesto, mas que na verdade é um too perigooooso hacker conhecido no mundo digital como Neo...

O que o Neo não manja ainda, é que ele possivelmente é o pica das Matrixes. Aliás, ele nem manja das Matrixes ainda...

Em outro lugar, no lustre do castelo, existe A Matrix, um super programa de computador que de algum jeito misterioso transformou as pessoas em Hardwares, ligando suas consciências ás máquinas, enquanto elas vivem da energia do corpo humano. De algum modo, um grupo de pessoas se libertou do "gabinete" e libertou outros, até o dia em que libertariam Neo, o cara que teria o poder de libertar TODAS AS PESSOAS da Matrix.

E aqui o filme começa, com o Neo sendo liberto.

Ah, faltou o vilão...







 Porra o Hugo Weaving é muito foda, não consigo imaginar outra pessoa no lugar dele como Agente Smith, nem como V...

O Smith, Johnson e Thompson são os três patetas agentes designados pela Matrix pra corrigir os erros de software, por assim dizer, Como o Neo e sua turminha....

A Matrix deve ser preservada. Os Humanos não devem, jamais, saber do seu funcionamento, pois se isso ocorresse as máquinas não teriam mais suprimentos nem energia.

Uma vez, eu li um cara perguntar, como é que uma inteligência robótica artificial tão poderosa nunca criou uma alternativa energética? Ele estava certo, mas a pergunta foi feita antes do Animatrix, que respondeu a pergunta, agora se você quiser saber por que assista Animatrix e descubra...

Então, as máquinas precisam manter os humanos nos campos de cultivo. E claro, ninguém deve se sublevar. E quando há sinais de revolta os agentes aparecem para destruir o foco.

Agora, como prometido, vou revelar pra vocês, o que a Matrix não quer que você saiba:
















minha nossa senhora!!!



Chocante né... Muitos enlouquecem ao ver a dura realidade a primeira vez...

É né, então vamos á próxima parte:



Referências em Matrix



Neuromancer, o livro que o Matrix deu Ctrl+C/Ctrl+V...

Já vi gente falar que não tem nada a ver, mas vejamos: Plug na cabeça? Tem. Roupa de Vinil? Tem. Óculos Espelhado? Tem. Samurai Urbano? Tem. Mina zica? Tem. Cenário Cyberpunk? Tem. NOME MATRIX? éeeee.... Tem... Podia ficar aqui falando desse livro em comparação ao Matrix, mas você já percebeu. E ó, o Neuromancer é de 1984...

Neuromancer, foi basicamente, o livro que me impulsionou no mundo da leitura (e meu pai), Quando era criança em Barbacena, li uma reportagem num jornal sobre Matrix e estavam comparando ele ao Neuromancer. Eu, beeem meninão, endoidei atrás desse livro. Não consegui achar pra comprar em lugar nenhum, mas fui lendo o que ia aparecendo na frente que fosse semelhante, daí que li o 1984, O Admirável Mundo Novo, As Portas da Percepção e por aí vai.

Ganhei ele depois de um tempo, li e achei confuso, na segunda vez, achei perfeito e recomendo fortemente. Prata da casa. Mas não é fácil de ler, contudo, se você der uma chanchinha, vai ser um dos melhores livros da sua vida. Vai por mim...

Não vai ler?






Então foda-se...

Matrix tem tanta, mas tanta referência que nem o Capitão América teria poder de sacar todas (se você sacou essa, eu te saúdo), é sério, dava pra escrever - e acho que alguém já fez isso, mas esqueci o nome - Um livro, sobre as referências de Matrix. Mas como você não tem obrigação de saber tudo, Vou colocar as que percebi lendo sobre isso ao longo do tempo e que raramente vejo por aí.

Com exceção é claro da referência mais óbvia e diria, a mais importante:


A Alegoria da Caverna




Eu diria que Matrix só fez tanto sucesso por que é Revolucionário. Matrix, pela primeira vez, mostrou epicamente, o que é ir "contra o sistema". Mas alguém já tinha feito isso antes, sim senhor, ele: O mito, a lenda, Platão, cavaleiro de Athena...

Pois do que trata A Alegoria da Caverna, também conhecida como o Mito da Caverna (mas o certo é Alegoria, por que ninguém acreditava de verdade naquilo).

Muito, mas MUITO resumidamente e espero que nenhum professor meu leia isto, Trata-se de um grupo de pessoas que vive no fundo de uma caverna, acorrentados e de costas pra entrada, virados para a parede. A única coisa que eles vêem são as sombras na parede da caverna, eles nasceram lá e nunca viram a luz do sol diretamente, para eles a caverna é o mundo real. Pois bem. Um dia, um mano, se solta das correntes e sai da caverna depois de um puta esforço. Lá fora ele vê a luz, fica cego por um tempo e ao adaptar-se ele vê as coisas como elas são. Ou seja, ele vê as coisas iluminadas de verdade.

Um dia o cara fica pensando "Oras porras, por que eu não volto lá, solto aqueles condenados dos diabos e trago eles pra viverem aqui fora que é muito melhor de bom?"

Dai, ele volta todo pimpão pra caverna.

"Oh, macacada, se liga aí todos vocês! Tem um puta mundo lá fora! Cheio de luz e coisas reais. Existe árvore, cachorro, gato, e tem mais gente lá!"

Bom, dai que acontecem duas coisas, primeiro: matam ele, por que o consideram perigoso. Segundo: Tratam ele como louco e mandam ele ir pra Cuba...

*tosse*
*tosse*
*tosse*
*tosse*
*tosse*
*tosse*
*tosse*




Pode sim abiguinho, o Blog é meu e eu falo mal de quem eu quiser...

Pra você ver que o Matrix é prófético, as pessoas defenderiam a Matrix...

Outra referência Ctrl+C/Ctrl+V: Ghost In The Shell (mais um que tem que ver pra ontem)






Exame de toque do futuro...

Tem um outro na mesma pegada, chama se Cidade das Sombras, nesse aí rolou até processo se não me engano, tamanho plágio... Põe no Google pra saber mais.

Na verdade, culturalmente, Matrix é uma obra pós-moderna, basicamente uma mistureba de coisas, Akira, Platão, Descartes, Lewis Carroll, Cristianismo, Budismo... Como eu disse, referência pra burro. O que deu muita palma pra doido falar que Matrix era uma bosta por que não tinha criado nada novo e sim, juntado um monte de coisas fodas que outras pessoas criaram... Não sei você, mas pra mim, essas acusações eu levo assim:




Curiosidades:

- O nome Neo, é um anagrama de ONE, ou "o um", "O Eleito".

- Ganhou 4 Óscars - o que não quer dizer poha nenhuma pra mim, maaas - sendo eles:

Oscar para Melhores Efeitos Visuais - John Gaeta, Janek Sirrs, Steve Courtley e Jon Thum
Oscar para Melhor Edição - Zach Staenberg
Oscar para Melhor Edição de Som - Dane A. Davis
Oscar para Melhor Mixagem de Som - John T. Reitz, Gregg Rudloff, David E. Campbell e David Lee

- Essa é clássica, Will Smith seria o Neo, Mas recusou o papel pra fazer CAHAM “As Loucas Aventuras de James West”

xore


- Cara, não consigo imaginar outro Neo, a não ser o KeaNeo... Ewan McGregor (OOOOBI-WAAAAN-KENOOOBIIIII) também ia ser o Neo, mas acho que ia ser uma bosta, sei lá...

- Gloria Foster, o Google, morreu antes de acabar a trilogia, por isso foi substituída por Mary Alice. Cara eu amo essa personagem, ela parece uma tia minha...




- Aaliyah... Ai meu Deus, até dói meu coração escrever isso,

Aaliyah seria a Zee, mas morreu antes, Jet Li seria Seraph, mas com a morte de Aaliyah - Que era muito amiga dele - ele deixou as filmagens.

O sujeito perigoso que recomendou este post, me disse isso e quase chorei no dia, dai fui pesquisar as fontes e era mesmo... Matrix ficou menos foda por isso... Imagina Jet Li e Aaliyah... Puta tristeza man... Foco porra, foco


- A empresa que o Neo trampava se chama Metacortex.

- Nabucodonosor, o nome da nave do Morpheus, é uma alusão ao rei da Babilônia que construiu  os Jardins Suspensos da Babilônia. E tá na Biblía...

- Por falar na Bíblia. A placa do carro do Agente Smith é IS 5416 - E o que está nessa parte de Isaías?

Veja, fui eu quem criou o ferreiro (em inglês, é Smith),
que sopra as brasas até darem chama
e forja uma arma própria para o seu fim.
E fui eu quem criou o destruidor para gerar o caos.

De nada...

- Grant Morrison afirma que Matrix é uma plágio de sua obra, Os Invisíveis. Mas que eu li e achei uma GRANDE BOSTA e no geral, não gosto muito do Morrison... No caso, acho que ele só queria chamar atenção mesmo...

Pra trás, hater maldito.

- OOOOOaaa amigo, amigo... Continuando... A mina que subistituiu a Akasha é a Nona Marvisa Gaye, presta atenção no nome e adivinha e quem ela é filha... Isso mesmo, do mestre Marvin Gaye.

- Segura essa então: Keanu Reeves dividiu seu cachê do segundo e do terceiro filme entre os técnicos e produtores, pois achava que eles eram responsáveis pelo sucesso.

- Neo acorda 7 vezes no filme... 7... Bíblia...

- O primeiro filme acaba no mesmo lugar onde começou, fechando um ciclo.

- Em 2012, o filme foi selecionado para ser preservado nos arquivos da National Film Registry.

- Trinity é uma gata...







Tarda, mas não falha...

Agora se tem uma coisa que fez mesmo o Matrix ter MUITO sucesso, foi eles terem revolucionado a parte técnica do cinema, não a tôa Matrix, é o filme mais copiado do Ocidente...

Mas mano... Para pra pensar, olha isso aqui:



O que você tem que ver é que NINGUÉM tinha feito nada parecido com isso antes. Nada. E não adianta chiar.

Outra coisa:




Lembra disso?

Pois é... Eu vi isso no cinema quase tendo um infarto do miocárdio...

O Sujeito Perigoso, considera essa a melhor cena de ação do cinema e eu endosso de olhos fechados. Pensa aí, qual cena de ação você achou foda no cinema? Posso garantir que não é melhor nem criativamente, nem tecnicamente, no cinema. Melhor dizendo, não prende você na cadeira como ela...

- Matrix tem História em Quadrinhos também (aceito doação):



- A DC fez uma capa comemorativa do Batman usando Matrix.



- E pra acabar, esse box Lvl Asian do Matrix (aceito doações):

Chorando choros...

***




Mais um que sou suspeito pra falar... Mas é verdade. De mais a mais, eu fico pasmo com quem não curte Matrix, sério, não devem ter visto o mesmo filme que eu, sei lá...

Matrix é um filme bem aberto a interpretações e isto também faz dele um filme perfeito. Eu quase deixei essa pérola passar, mas eu era babaca em 1999 (hoje não) e depois fiquei viciado como a maioria dos seres humanos do planeta.

Matrix foi um divisor de águas, tanto no cinema, quanto na cultura moderna. Pensa por exemplo, por que os X-Men tem uniformes pretos de couro e não coloridos como nas HQs...

E nem é só isso. Mas seria muita pretensão minha tratar de todos os aspectos de Matrix em um único post, mas em todo caso, acho que ficou bom, mesmo para o 50° Post...

Como me sinto agora...

Então é isso pessoal. Se curtiu, da uma compartilhada com os irmãos do face (A Matrix moderna) comenta aí e até a próxima se Deus quiser!




Comentários

  1. Manolo, sensacional como sempre....rindo demais das piadas.....Agora, sério....um dos melhores filmes que já vi fácil sem duvida ta no meu top ten (na verdade a trilogia em si), infelizmente não vi o primeiro filme no cinema (torcendo demais pra Warner lançar a trilogia em 3D nos cinemas), quanto a Reloaded além da MELHOR CENA DE AÇÃO DE TODO O CINEMA, tem a cena que eu amo demais que é o Neo lutando com a centena de Smiths....só de pensar na cena me arrepio todo, acho que vou assistir de novo na Netflix.....Revolutions é ótimo tb, apesar que acho que faltou mais da presença de Morpheus, meu personagem favorito (Laurence arregaça)...fiquei um pouco perdido no fim, mas acredito que é bem normal....adorei o post 50 e que venham mais 50, 100, 200 e por ai vai....abraços.....#odespertardaForça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oooooolololo valeu pela força nobre truta! Eu também não vi no cinema, meu vizinho ganhou, sabe Deus como, um VHS do Matrix, depois de me encher muuuuuito o saco eu resolvi assistir - Pra você ver que sempre fui chato - Bom, dai que endoidei... Mano, os caras prometeram Star Wars 3D e eu já fiquei aguando, depois do episódio I nunca mais... Acho que os caras não manjam de Star Wars, por que eles saberiam que só não deu dinheiro, por que o episódio I é o menos querido pelos fãs, mas empresário de cinema brasileiro, em geral, não manja de cinema... Agora que você falou, essa cena dos Smiths é muito absurda mesmo. Mas não achei o gif, por isso não coloquei :p, Realmente o Morpheus é absurdo mesmo, no dois com a Katana é perfeito!

      Vamos ver se esse bloguinho teimoso vai resistir, esperemos que sim...

      Abraço mano!!

      Excluir
  2. Sem mais....acho que não precisa eu dizer nada....MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi um dos posts mais caprichados e um dos que mais deram trampo, puta post difícil da poha.... Matrix tem tanta, mas tanta coisa que é difícil sintetizar as melhores, mas que bom que ficou da hora mano, valeu mesmo!!!!

      Excluir
  3. "lagriminhas"......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas