Tutorial: Como assistir filmes e séries



E aí meus caros, como vai a vidinha pusilânime? Daquele jeito né... Agora que os enamorados do Brasil já gastaram seu precioso e suado dinheiro em presentes para o cônjuge, e já assistiram aos filmes tenebrosos que eu recomendei no post anterior, vamos começar o serviço de utilidade pública do Cérebro e ajudar você meu amigo, você minha amiga a aproveitar mais aquele filminho maroto.

Apesar do título ser sobre filmes e séries, ele se aplica a quase tudo, livros, quadrinhos, música etc...

Então vamos á algumas considerações antes de começarmos o post.

Primeiro, tenha em vista, que estas são apenas dicas. Só isso, é o jeito como eu mesmo seleciono as coisas que tenho ou não tenho contato. Você também tem o seu modo, sem dúvida, e provavelmente não vai mudar o seu método por causa do meu. E nem é isso que eu quero.

Esse post é só pra dar uma ideia pra quando você estiver meio sem inspiração ou desorientado, é pra mostrar algo que pode ter passado batido pra você, e claro pra você saber como eu acho tanta besteira pra assistir. Vai ser mais como um bate-papo bem informal sobre como ver coisas e tal.

Muito bem, dito isso, vamos ao post mais pretensioso já escrito nessas paragens, então dá o play na introdução e vamos começar.




Que beleza de música...


A Escolha

O Formato



Essa é a parte mais difícil de todas, mas primeiro de tudo pense no seguinte: Cada mídia tem um modo especial de ser assistida e isso acarreta outras escolhas, explico, se você vai assistir um DVD, muito provavelmente você vai assistir no quarto ou na sala, ou seja, a não ser que more sozinho, você provavelmente vai ver com alguém. Assim como se você for assistir um filme baixado em Torrent, você provavelmente vai assistir sozinho. E assim por diante.

Bom, daí que já de cara facilita muito a escolha do modo em que você deve assistir, por que você pode assistir com mais tranquilidade, por que convenhamos, sua tia-avó de noventa e cinco anos, não é obrigada a assistir Game of Thrones com você...



A não ser que sua tia-avó seja prafrentex, o que eu dúvido muito...

Aliás, agora o GOT acabou heim? E na minha opinião a HBO fez um trabalho melhor que o do Martin Matador.

Mas de mais a mais, você já tá careca de saber isso, por que depois da meia-noite você fica assim:



E eu diria que essa é uma escolha secundária, a primária tem mais a ver com o tipo de coisa que você vai assistir. E aí entra a parte mais difícil de todas.


O Tema

Terror, meu tema favorito

Bom, digamos que você já tenha se decidido a assistir, você já separou um tempo de uma semana pra uma série, ou de algumas horas para um filme - coisa que normalmente fazemos inconscientemente - E agora, na hora H, não tem o que ver...

Quanta gente para por aí por que quando vai pedir sugestão pra algum conhecido, ele só fala bosta?

Isso acontece por que cada pessoa tem um gosto diferente. E o gosto dela não é o mesmo que o seu.

Tá, mas aí você pode me dizer:


E não é por menos, mas não é tão óbvio assim, tanto é que você foi pedir dica pra outra pessoa que não tem o mesmo gosto que você. O que você espera, na verdade, é a possibilidade de achar algum ponto em comum entre o seu gosto e o dela.

Então aqui você tem três opções, e que normalmente é o que eu percebo:

a) Você escolhe um filme TOTALMENTE diferente do que você já assiste normalmente.

b) Você escolhe alguma novidade no gênero que você mais gosta pra assistir.

c) Você se dá bem com a pessoa que te indicou o filme, manda o filme pro saco e vai ficar pelado/a com ela/e...

Ah garotinha maligna, se deu bem heim...

Mas se você não se deu bem coisa nenhuma, deve ter escolhido A ou B. Se escolheu a alternativa A, saiba que é a coisa que EU mais faço. E isto por que, apesar de gostar muito de filmes de terror, eu assisto muitas outras coisas e acabo descobrindo coisas fabulosas que nunca veria se eu gravitasse só por um campo de gênero.

Apesar de que, infelizmente, acabamos sim, gravitando nos nossos gostos de sempre - vou voltar nisso mais pra frente - Mas não quer dizer que não devemos nos permitir assistir somente o que gostamos. Antigamente, há mais ou menos uns cinco anos atrás, eu só assistia filme cult, sabe aquelas produções beeem raras que todo hipster adoooora (vozinha aquela) se gabar de ter assistido e você não? Pois é.

Filme de Hollywood me dava ojeriza. Não via de jeito nenhum, exceto claro, filmes de heróis, HQ, essas coisas.

Só que aconteceu o seguinte: Primeiro, eu percebi que estava perdendo de ver coisas muito boas por que estava com preconceito de "arte popular". E aprendi que se o povo gosta alguma coisa, aí deve ter... Se não, não seria sucesso. Claro que devidas as proporções, por que né como vocês já sabem...


Essa tirinha é melhor que o filme...
A culpa é do patê...

Enfim...

Segundo, por que eu percebi, que era sempre a mesma coisa: O filme era, na maior parte das vezes, críticas sociais e coisas do tipo, só que meu amigo, eu faço sociologia, vim da perifa, não preciso ver um filme pra saber como a sociedade é filha da puta.

Terceiro, perdeu a graça. Não tinha mais paciência de ver Lars Von Trier, Fritz Lang, Almodóvar, Atom Egoyan, Lukas Moodysson, Michael Haneke. Não tinha por que eu já sabia o que ia rolar em todos eles, e quando não sabia, não tinha mais paciência de tentar entender a linguagem hermética e experimental que eles propunham. Por que a sensação que eu tinha é que eles ficavam me zoando esnobemente o filme todo.

E no geral, a linguagem dos filmes ficou tão distante de mim, que um dia resolvi parar de assistir filmes artísticos. O último que vi, maaais ou menos assim, foi o Grande Hotel Budapeste, do Wes Anderson - que já recomendei aqui aliás - E depois disso, já elvis, hoje é só Hollywood pra baixo...

E tudo isso faz parte do tema que você decidiu escolher assistir que não está no seu gosto usual. Por exemplo, filme cult. Mas você poderia assistir um romance, se é fã de filmes de terror, uma comédia, se é fã de filmes de ação e por aí vai.

Ah, outra coisa antes de ir pra opção B. Eu parei de ver filmes mais artísticos, mas não quer dizer que nunca mais vou ver, uma coisa não pode acabar com a outra, se não você não entendeu a proposta, que no caso é diversificar seu leque de opções.

Procure em sites especializados no seu tema, por exemplo, sites de romance, ação aventura, comédia drama e por aí vai...

E é nessa parte que eu conheci muito filme bom demais, por que deixei de ser trouxa e comecei a ver coisas que me indicavam, filmes que achava interessantes, mas ficava com o pé atrás pra assistir.

Bom, agora a opção B. Você escolhe alguma novidade no gênero que você mais gosta pra assistir.

Isso, é o que eu mais faço e o que mais da trabalho.

Por que você tem que garimpar muito pra achar coisas boas, pra detalhar melhor vou partir para o próximo foco de escolhas.

Mas antes, uma ilustração da alternativa C...





Essa garotinha se deu bem? Hum... Esperemos que sim...


Critérios de Escolha




Qual é a semelhança entre essas capas de filme? Oras, mestre do óbvio, todas estão com o protagonista de costas e tal...

Mas, pense mais além. Um dos maiores problemas com a indústria cinematográfica, é que quase tudo que sai é Ctrl+C/Ctrl+V de algum outro produto de sucesso muito copiado.

Então, aí está o problema quando vamos procurar algo que já está inserido no nosso gosto, tudo é a cópia da cópia da cópia da cópia da cópia de alguma coisa...

E aí? O que fazer? Continuar vendo as mesmas coisas ou procurar algo inovador? Aliás, como procurar algo inovador no gênero?

E é aqui que o post fica útil. Mentira.

Comece procurando filmes dirigidos pela mesma pessoa. No meu caso eu curti muito um diretor chamado Tinto Brass, falei sobre isso no post anterior, então comecei a baixar todos os filmes dele que consegui pra assistir.

Ou quando eu comecei a procurar coisas do Nicolas Winding Refn, por exemplo.

Drive do Nicolas Winding Refn
Acabei achando Bronson e mais um monte de filmes muito bons, outros muito ruins e tal...

De mais a mais, sempre é bom, conhecer outros trabalhos do mesmo diretor, pra você ir estudando a assinatura de direção por exemplo.

Aposto que um monte de gente fez isso com os filmes do Tarantino, mas um que eu recomendo fortemente é o Stanley Kubrick, que é meu diretor favorito.

Depois disto, eu escolho um filme que rola uma identificação com minha vida também. É claro que nem sempre isso acontece, mas no meu caso é quase certeza que oitenta ou noventa por cento do que eu assisto rola identificação.

De romance a filme de ação.

Eu vejo muita gente falar mal de filme Hollywoodiano por que você sempre sabe como vai ser o final e tudo mais, e que por isso você não foi assistir um filme de verdade, por que não teve arte aí e tal.

Mas eu discordo.

Claro que não é sempre que isso acontece em Hollywood, basta ver o caso de Seven: os Sete Pecados Capitais. quem falar que previu aquele final, pode começar a abrir sua tenda de vidência...

Mas a verdade é que se os filmes que você for ver estiverem MUITO longe de sua identificação, certamente você vai passar mais raiva do que prazer ao assistir o filme. E eu tenho certeza que, na maioria das vezes, quando vamos assistir um filme, não queremos passar raiva, pra isso já basta a vida comum...

Quando assistimos um filme muito avesso ao nosso cotidiano, modo de vida, circulo social, é inevitável o choque, ou você amará o filme, ou o odiará. Lógico que o risco é seu, e nisso eu concordo com que fala mal de Hollywood, você tem que arriscar. Mas já vai com o pé atrás, pelo menos é isso que eu faço. O máximo que vai acontecer é você não gostar e poder falar mal com propriedade...

Mesmo assim, eu prefiro ir no que já conheço e me deixar surpreender pelos detalhes e não pela história em si. Por que um dos maiores trunfos de um filme é ele ser catártico e te levar para outras realidades, e claro, você pode escolher ou não para onde ir.

Então eu vejo quem dirigiu, se eu me identifico com a história, se não vou passar raiva...

E antes que você venha com mimimi, minha vida é curta demais pra perder tempo vendo os filmes infinitos e sem sentido que saem com um verniz de pseudo-arte por aí.

Melancolia - Pra que uma Parte I tão ridícula?
Eu particularmente, gosto de escolher para onde vou, decoro o nome dos personagens e muitas vezes até as falas, isso por que eu sinto que tive uma experiência diferente.

Mas claro, o debate não é Filme Arte/Filme Comercial, para mim, os dois são bons, mas estou expondo aqui o por que de ter feito uma escolha em detrimento da outra, não quer dizer que você deva fazer o mesmo.

Mas eu seria MUITO hipócrita, se eu disser pra você que eu me senti melhor assistindo Lilya 4-Ever do que Kingsman por exemplo.

Claro, são duas temáticas extremamente diferentes, mas repare que eu escrevi "me senti melhor assistindo", não que tal filme é melhor que o outro, sacou?

Por causa disto, eu gostei mais do Kingsman do que da Lilya. O que não quer dizer que eu não assisto filmes mais undigrudi, eu ainda vejo, mas digamos que o filtro fica mais seletivo.

Outra dica útil: Procure filmes meio desconhecidos sobre o seu tema favorito. Foi assim que descobri metade dos filmes de terror mais legais do mundo.

E aliás, que caraio de filme triste esse da Lilya heim? Puta que o pariu...


O que não fazer


Se você se lembra, no começo do post eu disse que o gosto de uma pessoa, não é o mesmo que o da outra e com isso vou fazer outra revelação apocalíptica aqui:

Não deixe de assistir um filme por que leu em algum lugar que o filme é uma porcaria.

Mesmo se você ler essa crítica aqui, neste sapientíssimo bloguinho.

E por que isso? Oras, ninguém é igual a ninguém, se fulano viu um filme e achou uma bosta, pode ser que você assista e ache maravilhoso!

Quantas e quantas vezes eu recomendo coisas que eu gostei pra vocês, mas com a certeza que vocês vão achar uma merda? Sim, eu tenho consciência disso, mas eu mostro por que pode ser, remotamente, que vocês venham a concordar comigo.

Mas já sentei o pau em outras coisas que provavelmente vocês devem amar, então, não leve a sério a crítica dos outros, você é seu próprio E maior crítico, se você gostou, foda-se a opinião alheia.

Eu por exemplo, perdi de assistir filmes que hoje eu acho sensacionais, por que eu li em tal blog que era um lixo, ou fulano me falou que era uma merda e tal, apesar de saber que eu ia gostar, acabei deixando de ver por má influência, por assim dizer...

Eu já disse antes, não leve nada muito a sério, nem mesmo esse blog...

Outra coisa que você não deve fazer. Não assista á muitos trailers. Você vai acabar vendo o filme todo neles. Eu mesmo evito AO MÁXIMO ver trailers. Quando fui assistir ao primeiro Vingadores, eu já tinha visto tantos trailers, que já tinha visto praticamente o filme todo...

Um trailer são as melhores partes de um filme condensadas, se você ver um trailer, metade da surpresa que você teria assistindo ao filme vai pro saco. Então quando for assistir um filme que você curtiu, vá e veja. DEPOIS leia as críticas, ou análises pra ajudar a sacar mais o filme. Se alguém te indicou um filme e você se interessou, não vá assistir trocentos trailers dele pra se decidir, vai lá, confia no fulano e veja.

Apesar de que, eu tenho um camarada que me indicou o King Kong do Peter Jackson e eu não vi até hoje...

E nem é por falta de interesse, mas como eu tenho visto muita série, acabei ficando um tempão sem ver filmes, mas mea culpa feita, continuemos...

Não veja trailer, não leia críticas, se interessou, vai e assiste, pronto.


Detalhes da Produção



Essa parte é a mais complicada e exige um trabalhão da sua parte.

Isso por que demanda um pouco mais de análise que você só vai conseguir com prática e com tempo.

Por exemplo, todos os filmes que existem, não importa se é um filme feito pelo Troma Entertainment, Catherine Hardwicke ou pelo Almodóvar, todo filme quer contar uma história, ou um ponto de vista. E ele é feito a partir de um monte de sutilezas, como por exemplo trilha sonora e fotografia.

Claro que você não precisa ser nenhum expert em cinema pra sacar isso. Todo filme tem música e cenários bonitos (ainda que nem sempre estéticos), mas veja a diferença de execução de uma trilha sonora no filme Amadeus, com qualquer filme de música, por exemplo.

Amadeus de Miloš Forman

Ou por exemplo, como o Mestre da Montanha usa trilha sonora no 2001: Uma Odisseia no Espaço

Trilha sonora é muito mais que uma músiquinha dançante no filme, como o Michael Bay faz nos filmes dele...

E fotografia? Fotografia vai alem de locações bonitas, e paisagens. Ou ainda, efeitos de computadorização gráfica. Tem a ver com narrativa.

Soy Cuba

Batalha de Argel

Ichi The Killer

Encontros e Desencontros
2001, uma aula de fotografia

Percebeu? É muito diferente de um lugar bonito na cena, tem que casar com a narrrativa... O cenário, o figurino, o acontecimento da cena, e no cinema, a trilha sonora, tudo casa para um filme perfeito.

Coloquei o Soy Cuba e me lembrei de outro ponto que não dá pra deixar passar: O momento histórico em que esses filmes foram feitos.

Isso é MUITO importante, por que na maioria das vezes, um filme quer passar alguma coisa pra você espectador incauto.

Mais um problema das produções Hollywoodianas. Na maioria das vezes elas sempre vem com um pacote ideológico. Mas é importante que você saiba filtrar as informações, por que se não você não assiste mais nada.

Esse mesmo amigo que me indicou o King Kong, quer me torturar no forte do pavor, por que eu odiei o Guardiões da Galáxia. O problema é que eu não suporto filme panfletário da direita e o filme é isso. Assim como o Homem de Ferro e tal.

No geral eu não tenho problema com isso, curto demais muuuuuitos filmes com perfil ideológico, mas tem horas que passa muito do limite, tipo o 300 de Esparta 2, maluco, é MUITA apelação, mesmo para meu filtro com largos buracos, o segundo 300 é intragável. Homem-Bomba e petróleo na Grécia antiga Rly?

 Mas aí cabe o seguinte:



Estude...

Já passou da hora de você cair naquelas de que quem estuda demais fica louco né... Estudo está para além dos livros, é facilitar e engrandecer a sua vida, até pelo cinema mesmo. Adquirir cultura não é para todos, é para quem busca. Não tem desculpa. Lógico que tem toda a questão da facilitação ao acesso á cultura e tal, mas isso já é outra história, não tem a ver com cinema, ainda mais hoje em dia com Torrent e Netflix. O que eu quero dizer é: saiba o que os filmes querem passar pra você. Tenha um filtro de informações e tal, do contrário você acaba fazendo Cosplay de Capitão América sem perceber...

Mas é claro...



*** 

Então é isso minha gente, espero ter ajudado na hora de assistir coisas, basicamente, ou instintivamente, você já sabia disso tudo, mas é sempre bom lembrar.

Eu mesmo faço todo esse processo automaticamente quando vou assistir um filme, escolho o gênero do filme, onde vou consegui-lo, como e quando vou assistir ele sossegado, se o povo meteu o pau, por que, é famoso, não é, tem fotografia da hora? É bem dirigido? E a trilha sonora? É boa ou uma merda? É panfletário? Culpa o Patê? Essas coisas... Dai eu assisto, pra depois vir aqui encher as suas paciências...

É isso, espero ter sido útil á vocês e até a próxima se Jesus quiser!

Abraços!


Comentários

Postagens mais visitadas