Resenha Marvel's Daredevil



E aqui estamos nós de novo meu povo, esses dias tava aqui dando uma olhada nas coisas do mundo na aba secreta do meu navegador, quando me dou conta de duas coisas, Game of Thrones ia estrear domingo agora (13/04) e que saiu o Demolidor na Netfilx...

Assisti o primeiro episódio da quinta temporada de GOT ontem e, meu Deus, que coisa foda, vou fazer um post sobre isso ainda, mas não hoje.

Curiosidade, já sentei no trono de ferro, o original, me senti o Rei do Norte (não, não curto Targaryen nem Lannisters, aqui é Stark porra!!) e bju recalque...

Mas foda-se, não era disso que vim falar hoje.

Assisti o Marvel's Daredevil e como todo mundo que me conhece sabe que ele é um dos meus heróis favoritos, ficam me perguntando o que achei da série, decidi fazer esse post.

Acontece que esse post vai ser um desafio pra mim. Por que como sempre digo, é muito difícil pra mim, falar de algo que gosto muito. Lógico que tudo o que escrevo eu gosto muito, mas algumas coisas foram, como posso dizer, formadoras de caráter.... E o Demolidor foi uma delas.

Não sei se você assistiu ou não, mas se não assistiu, assista primeiro para ler esse post depois, pois como é um post de análise, vai ter muito spoiler, mas se você não se importar com isso, pode ler sem problemas maiores agora.

Um monte de pessoas já está tecendo elégias á série do Demolidor, piadas sem fim já brotam da internet tipo, "Todo mundo curte a série do Demolidor, menos ele que não pode ver a série", ou "O bom de fazer piada com o Demolidor é que ele não tem fã pra reclamar" ou "Olha lá! Saiu a série do Batman Vermelho"... Daí eu apelo logo e digo:




Este post é um desafio também por que eu pretendo fazer justiça á minha carteirinha de fã do Demolidor, coisa que não fiz com o Batman até hoje por exemplo, então ele vai ser bem longo eu acho, então pode tirar essa cara de hater recalcado daí, vai no banheiro, pega um café e leia esta homenagem do Cérebro Voltaiko ao homem sem medo.

Demolidor é meu herói

Eu e minha mulher, é sério, É SÉRIO PORRA PARA DE RIR!!!


Antes de começar a falar da série vou dizer o por que o Demolidor é meu herói favorito.

AVISO: esta parte é totalmente irrelevante do contexto e você pode pular se quiser.

Quando eu era criança, meu herói favorito era o Batman e um dia explico o por quê. Depois passaram a ser os X-Men por causa da minha primeira HQ. Um dia, muito tempo depois, li um quadrinho do Demolidor que me impressionou. Diferente dos outros, eu não me lembro qual era a história...

Mesmo assim, ainda não era tão boa pra me fazer ser fã dele. Assim, o tempo passou e não fez muita diferença este herói.

Com o tempo e com a minha personalidade quase formada, já na oitava série e no primeiro colegial. eu li a saga do Kevin Smith, Demolidor: Diabo da Guarda, por curiosidade o Kevin tinha dirigido o Dogma, que é um dos meus filmes favoritos.



Então eu li o Demolidor do Smith e ele mexeu muito comigo, por causa disto, comecei a procurar diversas HQs dele, novas e antigas e até agora, já li quase todas as sagas principais dele.

Acabei de me lembrar qual foi a primeira HQ que li dele, foi uma Graphic Novel de 1986 do Frank Miller e do  Bill Sienkiewicz que aliás, está do meu lado agora...



Eu comprei num brechó que estava vendendo, sabe lá Deus por quê, um monte de quadrinhos fodas usados. Nessa mesma leva, comprei o Sandman: Prelúdios e Noturnos da Globo e Ao Cair das Sombras da Vertigo, os quais já falei aqui no Blog. Não sei quem foi que vendeu essas HQs, mas mudou minha vida...

Mas como ia dizendo. Comprei a HQ lá e depois li o diabo da guarda do Smith.

Daí em diante, o Demolidor tornou se meu herói favorito de quadrinhos de todos os tempos.

Depois veio o Batman de novo, o Constantine, o Justiceiro, Motoqueiro-Fantasma, Homem-Aranha... Dependendo de que tipo de pessoa eu era no momento.

Mas por que o Demolidor?

Scott Mc Cloud, no seu livro Desvendando os Quadrinhos - que eu recomendo fortemente - diz que para nos podermos gostar do personagem principal, é preciso nos vermos nele e foi por isso que gostei do Demolidor, por que eu me via nele.

Matt Murdock, um garoto pobre, católico, que sofria Bullying, idealista, sempre querendo ajudar os outros, sofre um acidente e fica cego, mas se torna um super herói e um grande advogado.

Esse mote, me chamava muita atenção, por que eu venho da periferia, sofria bullying na escola de rico que estudava por milagre, sou católico e sempre quis fazer algo de bom no mundo, ou seja era um babaca idealista...

Então, quando via o Murdock pulando dos telhados de noite, se pendurando em cruzes de igrejas, eu me sentia como ele, era a mágica dos quadrinhos me tirando do meu lugar comum, e eu cresci lendo e vivendo como Matt Murdock, Advogado cego e fodido de Hell's Kitchen, o bairro mais fodido de NY.

E as mulheres...

Sofrer Bullying na escola automaticamente retirava de você qualquer chance de ter alguma namorada na vida. Mas no futuro, Murdock era sempre alvo das mulheres mais bonitas e perigosas do mundo e aquilo era incrível pra mim: Elektra, Viúva negra, Karen Page, Mary Tyfoid...

Assim, o Demolidor acompanhou minha vida, de adolescente até a fase quase adulta. Do Demolidor meninão, até o sangue no olho do Frank Miller. Todos eles me envolviam em suas tramas mais profundas do que Thor, Homem-de-Ferro e outros heróis da época.



Nunca conheci ninguém que gostasse ou mesmo sabia quem era o Demolidor, então, sentia meio que isolado até mesmo no meu gosto por super-heróis. Hoje, conheço mais gente que curte, mas nem sempre foi assim.

Agora, por causa da série, vai pipocar de gente falando que sempre foi fã do Demolidor, que sempre curtiu e tal, mas que se foda, a modinha chega a tudo mesmo e eu já nem me importo mais. A bem da verdade, nem tenho me interessado mais em muito quadrinho dele mesmo e depois da fase Bendis/Maleev no Demolidor eu não gostei de mais nada dele. Nem do arco do Mark Waid que fez O Reino do Amanhã...

Até por que, Marvel Now... Bem, enfim...

É tipo o Zorra Total ou o Big Brother que todo mundo fala que não assiste mas tá batendo recorde de ibope todo ano... Só que ao contrário, Demolidor ninguém via, mas vai falar que era o máximo sem nunca ter virado uma página da HQ, assim é a humanidade...

Mas como disse, que se foda, o fato de outros gostarem, não apaga minha relação com meu passado, não muda o fato de como fui fã e como sua obra me influenciou. Eu me lembro de ficar sem comer pra comprar A Queda de Murdock e de se preparar pra começar a ler o encadernado do Diabo da Guarda que nem abrir presente de natal, por que não li até o final no colegial, ou de correr em sebo com minha namorada na época, hoje minha esposa, procurando as HQs que faltavam do arco da Viúva Negra e da Yakuza. Ou ganhar a Edição antiga da Marvel de O Homem sem Medo do meu melhor amigo.

Então é isso, esse é meu relato e declaração de amor pela obra de Stan Lee e Bill Everett.


A Série, Marvel's Daredevil




Bom, então chegamos onde importa. O que foi que eu achei dessa série?

Eu gostei.

Mas.

Acho que poderia ser melhor.

Eu sabia que você ia fazer essa cara... EUAHEUAEHAUEHAEUAHEAUHEUAEHAEUHAEHUHEAUEHEUAEHAEUHAEHUHEAUE



Mas o negócio é o seguinte, eu falo pra você o que eu penso, eu não sou pago pela Marvel ou pela Netflix pra fazer comercial da série, então eu não tenho por que mentir. Deixa de ser inocente, nem todo mundo que bateu palmas pro Demolidor leu as HQs ou entende seu conceito.

Mas se você leu COM ATENÇÃO esse cacete, percebeu que eu disse que EU GOSTEI, MAS PODERIA TER SIDO MELHOR. Não disse que achei uma merda.

E cacete, eu gostei demais dessa série, mas acho que teria mudado muita coisa dela. Ela não é nota dez. Só isso, mas chegou perto, diria que é nota oito.

Bom, vamos começar com o óbvio:



O que gostei na série




Agora vou me juntar a horda e tecer minha ópera á série...

Nada, vou repetir, nada até agora foi feito no estilo de Marvel's Daredevil á nível de super-heróis.

A história é tão perfeita e bem escrita que foge ao nível de folhetim cômico. A série está mais para um drama da máfia no estilo Os Bons Companheiros e Poderoso Chefão junto com literatura Pulp do que com HQ no formato em que conhecemos.

Aliás, o formato é muito importante na série, a mesma foi lançada integralmente pela Netflix, sensacionalmente por que não precisou ficar meio ano contando a história do Demolidor, eu e meus colegas por exemplo, assistimos a série de uma sentada, bem na lógica maratona e acho que é o tipo de formato de série do futuro, mais como um mega filme.

Mega filme, aliás, por que cada episódio parece um filme, foge até do formato de 40' 45' minutos de série, na maior parte tendo uma hora cada episódio.

A fotografia é deslumbrante, contribuindo com a ambientação da série, tanto as locações quanto ás filmagens, tudo conta em sub-texto, o que é o mundo de Murdock e isso é feito com maestria na série.

As cenas na chuva, na noite, nas manhãs, no escuro, tudo com tons azulados, verde ou com toques de vermelho, que trás uma assinatura do diretor. Comparando com Arrow por exemplo, onde quase toda a fotografia é feita com palheta verde. Ou seja é o cenário interagindo com a história, assim como nos quadrinhos, ponto pra série!

Os planos de câmera muitas vezes são feitos de fora do cenário para dar a impressão de que todos os personagens estão sendo constantemente vigiados.

Assim como as cenas de luta.

Puta que o pariu, se tem uma coisa que essa série acertou em cheio foram as cenas de luta, você acredita DE VERDADE que é possível essas lutas acontecerem. Claro que tem coreografia, ensaios, cabos e tudo mais, mas são críveis demais, diferente de muitas séries e filmes de ação onde o ator faz coisas que só sendo mutante pra fazer...

 O enredo é muito bem amarrado e as relações de personagens são muito boas, pra mim, a melhor interpretação feita na série inteira foi a relação Wilson Fisk/Vanessa. Aliás, a Ayelet Zurer, pra mim, é a mina mais bonita da série toda...





Ou será a Rosario Dawson???




Acho que fica a Ayelet mesmo, por que a Rosario tá mais gata no Sin City e no Em Transe... Se você não entendeu, procure Rosario Dawson Em Transe no Google.

Rosário Gata...

E não, não curti a Karen Page, nem na HQ eu curto ela...

Enfim, como ia dizendo... Wilson Fisk e Vanessa é a relação que rouba a cena. Da origem FODÁSTICA do Rei do Crime, beirando a episódio do Dexter, até a mulher Rainha do Crime que o acompanha, e outra coisa, as cenas deles são as mais bonitas esteticamente falando, o apartamento do Fisk, a galeria de arte, o restaurante...

E o Fisk é um puta vilão, dá gosto torcer e odiar ele ao mesmo tempo. É meu tipo de vilão.

Vincent D'Onofrio, meio Faustão ás vezes... Mas muito bom.


Tem uma cena que a Vanessa fala com o Matt sobre um quadro vermelho, maluco que cena foda, aliás, essa sequência até arrepia os pêlo do braço... Bem como a ideia de que ele vê tudo pegando fogo, por que né...

Outra coisa, o roteiro é muito bom e pra mim o ponto alto é mostrar de um jeito tão magnífico como o Rei do Crime é poderoso, com bases legais e documentos por exemplo. Como eles sempre perdem a base de ação do rei do crime por que ele antecipou um precedente jurídico por exemplo.

Isso é muito foda na série por que uma personalidade está diretamente ligada a outra no aspecto persona do Demolidor. Por exemplo: é muito fácil gostar do Batman, mas nem sempre sabemos como é a vida de Bruce Wayne e como ela influencia seu alter ego, coisa que está perfeitamente entrelaçada no Marvel's Daredevil, por exemplo, quando eles precisam encontrar uma testemunha importante contra Fisk, eles procuram nos registros legais por um endereço que sumiu na declaração sendo o mais provável esconderijo dela.

É importante comparar aqui a assinatura de direção e condução de série, compare com Flash e Arrow, a tecnologia chega a beirar a magia achando qualquer pessoa em qualquer lugar da Terra, Foggy até brinca com isso uma hora, onde ele fala no celular como se estivesse falando com a NSA...

O Rei do Crime é poderoso não só por que é superforte, mas por que é um bom manipulador, como um ideário do Príncipe de Maquiavel, que sabe manipular seus seguidores, pincelada muito bem usada do Chefão de Coppola.

Assim como no quadrinho A Queda de Murdock onde o Rei destrói a vida do Matt...

Tem que ler.
Outro que rouba a cena é o Weslley, o Toby Leonard Moore, o cara tem uma das melhores interpretações da Série...



Outra coisa que achei muito foda na série foi o modo como ela desenvolveu o personagem, de fraco e distraído, mas bem intencionado, até o super-herói que conhecemos através das HQs, muito bem feito.

E claro, a série como Spin-Off do filme dos Vingadores, pois com a destruição de NY, Wilson Fisk se beneficia do mercado imobiliário para controlar a cidade, tema muito atual nos Estados Unidos.

A trilha sonora também é muito bem executada, em algumas cenas ela dá o tom de ópera da série, como na cena da batida da organização do Fisk, simplesmente magistral.

A relação do Ben Urich com a mulher também, é a parte emocionante da série e acaba desembocando na prisão de Fisk. Aqui o Ben Urich é negro, uma adaptação muito boa, tendo em vista o Perry de O Homem-de-Aço, Nick Fury dos Vingadores e o Rei do Crime do filme antigo... E que ficou MUITO melhor que o Ben Marcelo Tas do filme do Demolidor...






Bom, agora é hora de meter o pau na série...


O que não gostei da série



Agora vou me juntar á arraia miúda pra falar mal dela...

A primeira coisa que não curti foi a trilha sonora. Exceto nas partes onde toca ópera, a trilha sonora é pobre demais.

Estou comparando com Arrow e Flash, por que são as duas séries de Super-Heróis mais bem sucedidas atualmente, então para de loucura.

Mas comparando aos dois, a série come poeira. Deve tocar umas dez músicas, se muito, na série toda, e não gostei de nenhuma, Arrow tem Portugal The Man, The Calling (como no filme do Demolidor), Cat Power , Best Coast, Phantogram e muitas outras e só na primeira temporada, na última tinha até Kate Boy...

A trilha sonora do filme antigo era muito melhor também. E outra coisa, EU AMEI o filme antigo e todo mundo meteu o pau, eu acredito que foi por que não era herói conhecido e com super super mega poderes, por que o povo quer ver explosão, raio laser e não pensar em nada. Pelo mesmo motivo que as pessoas amaram Os Guardiões da Galáxia, que é um filme super fascista, mas a maior parte do povo adorou.




Do filme antigo não gostei da Elektra só, mas de resto achei nota dez.

Outra coisa, a maior parte das pessoas reclamam que o filme foi ruim por que não teve o Stick, mas curtiu o Stick da série?

Ah tá, gostaria de lembrar que na HQ O Homem sem Medo, Stick recusa treinar Matt por que ele mata uma prostituta por acidente, na série ele mata uma criança, agora o que foi pior? Ele não aparecer, ou aparecer como assassino?

Não gostei do Stick da série, achei ele um babaca cuzão e não via ele assim na HQ, ele era chato, mas não era um escroto como na série.

Outra coisa que não gostei foi o ritmo da série, achei muito lenta, muito mesmo, muito diálogo desnecessário, muita cena inútil que com um pouco mais de técnica poderia ser suprida. Tinha horas que tinha tanto diálogo que parecia novela.

E outra coisa, acho que principalmente nas partes da Karen Page e não sei se foi a direção ou se foi a atriz mesmo, mas eu não gostei dela, acho que foi a personagem mesmo, nunca fui fã da Karen, nem como antagonista... E a atriz foi escolhida, na minha opinião, para se parecer com a Scarlett Johansson, pra ter mais ligação com Os Vingadores, mas acho uma puta besteira isso, por que já de cara descaracteriza a personagem... Compara aí...





Outra coisa que não gostei, a série está bem longe de ser uma série violenta. Antes que você vem falar que não, lembra das HQs do Demolidor? Não chega na metade do nível de perigo por violência que ele passa em Hell's Kitchen e isso também muda muito a forma de vermos o Demolidor, como se o mundo fosse um lugar PG-13 tá ligado... E o Demolidor também era famoso por tratar de violência urbana e, muito por isso, se tornou um personagem secundário, assim como nosso amigo de caveira no peito...

Frank Miller abusa da violência, sem dúvida, mas as histórias dele são as melhores, não por menos, toda a série foi baseada na origem do Demolidor que ele escreveu, mas não tem muito a ver com ela, de certo tem todos os elementos, mas está muito, mas muito longe de ser fiel ás HQs.

E pra acabar o uniforme. Me desculpem, mas eu não curti, acho o uniforme do filme muito mais parecido com o das HQs, a não ser que ele esteja usando o uniforme de ferro, mas para o uniforme vermelho clássico, ficou muito nada a ver.

Eu curti quando eles lançaram o uniforme, mas acho que não teve a ver com o original.

Uniforme de ferro


Uniforme da série
 

Uniforme do filme


Então vejamos, os caras querem colocar o Demolidor mais parecido com a HQ, dai colocam o uniforme de pano negro, tá. Daí eles pulam o uniforme amarelo E o vermelho e já vão direto pro preto de ferro que é o mais tosco?

*
*
*
*
*
*
*



Tá certo...

Bom, Também tem a questão de matarem o Ben Urich, um dos personagens principais da Marvel e não mostrarem a MÃE dele como freira, nem a Elektra. Sendo que no Arrow a Canário Negro aparece logo no primeiro episódio...

Isso sem contar que a atuação do Charlie Cox como Matt é_um_saco, o cara não tem expressão nenhuma, parece que tá com sono, ou tá morto ou que vai chorar á qualquer minuto, sem contar que ele parece com o cara do Crepúsculo (Robert Pattinson) o que pode não ser coincidência dado o fato de ele ter sido cotado para fazer o papel de Demolidor... Sobre isso leia aqui. O que ia ser o fim da picada mesmo, aí eu queria ver gente reclamando do Ben Affleck.

Dos "mocinhos" só salva o Foggy (Elden Henson) mesmo...

Mas eu sei que como a série é contada também com Flash Forward, na próxima temporada eles vão colocar a Elektra (A garota grega da faculdade) e podem ressuscitar o Ben, mas eu queria a Elektra porra... Ela aparece na HQ da sua origem é é uma das mais perfeitas criações de Frank Miller...



Só a roupa ficou boa nesse filme...
Acontece que a maior parte das pessoas já vão assistir a série com um sentimento que vejo muito por aí, que se resume em uma palavra:

ÉAMELHORSÉRIEDOMUNDOCALAABOCASEUBOSTAQUEASÉRIEÉFODA.



Não sei.

Não é por que curto uma coisa que vou apagar os defeitos dela, por causa disso a série, NA MINHA OPINIÃO, chega a nota oito, por que os acertos dela não apagaram os erros. Essa do uniforme mesmo, eles queriam tanto apagar a memória do filme, que criaram esse uniforme, ou seja jogaram fora a ideia primordial em nome da aceitação dos jovens fãs e isso eu não perdoei, ou recusar colocar trilha sonora para deixar mais dramática a série levando á um estágio mais adulto. Não gostei também, a vida tem música sempre e nem sempre a música é uma ópera, por mais que eu curta ópera...


Bom, agora pra finalizar, como não boiar na série...

Os Easter Eggs de Marvel's Daredevil

Punhos de Aço - Madame Gao



Essa eu já tinha sacado desde o começo quando ouvi falar que iam fazer a série do Punho de Aço também, mas tem uma hora foda que a Madame Gao fala que vai pra casa, o cara pergunta se é a China, ela diz que é mais longe. Antes disso ela dá um golpe no Demolidor que é a Palma do Dragão, o golpe mais usado do Punho de Aço...

Ben Urich e o universo de Os Vingadores



Esse aqui é ligando a série aos eventos de Os Vingadores, os jornais atrás do Ben falam sobre a destruição causada pelos eventos do cubo cósmico, sem contar que os caras são citados direto, tipo uma hora que eles estão discutindo o mercado imobiliário ou tirando sarro do Matt por ele não ser um cara com armadura de ferro e um super martelo.

A Enfermeira Noturna





Esse é meu favorito.

Se você acompanhou a saga do Demolidor no arco Bendis/Maleev, viu que ele usou um monte de personagens antigos nela, um desses é essa aí: a Enfermeira Noturna, ela é uma heroína das antigas que conhece e cuida de todos os super-heróis quando eles se estrepam na luta contra o crime, pensa só em quantas vezes os heróis se cortam, queimam, perdem sangue etc... E no outro dia aparecem brilhando? Pois foi essa mina aí quem fez o trabalho, exceto é claro, em super heróis com fator de cura.

Nessa sequencia aí que ela aparece, meu amigo... Procura pra ler, seu queixo vai cair... Ela é sem dúvida uma das minhas personagens favoritas nas HQs da Marvel, pena que é tão pouco conhecida...



Próximo:

Atlas Comics



Antes da Marvel comics, havia a Atlas Comics, aqui eles prestam uma homenagenzinha a anterior...

Capa de Alex Maleev



Mais uma referência ao arco do Bendis, nessa matéria é colocado o retrato falado do demolidor com a capa de uma das séries do arco do Bendis feita por Alex Maleev.

O Gladiador






Mais uma do Bendis/Maleev, esse arco mostra como Melvin Potter foi forçado a torturar o Demolidor para o antigo Rei do Crime, Frank Miller Mostra Potter construindo a roupa do Demolidor e outros heróis das antigas também. É a enfermeira noturna versão masculina...

O Tentáculo




Esse não chega a ser easter egg, mas como não falam o nome Tentáculo na série então vale, o uniforme ficou idêntico, o tentáculo, se você lê a Marvel, dispensa apresentação...


Símbolo do Demolidor no lixo





Essa eu peguei vocês...

O simbolo do Daredevil na alça da sacola de lixo... E não foi coincidência não, por que ela demora no close e aparece em duas cenas diferentes, dobradas muito peculiarmente...


***
Esses foram os que percebi sozinho, este site tem muito mais easter eggs, não vou colocar todos pra não foder o post, mas dá uma olhada depois...

Bom, é isso pessoas, este foi um dos posts que fiz com mais cuidado e carinho até hoje, espero que tenham gostado. Se ficou bom curte aí e compartilha pra geral de Hell's Kitchen, se ficou uma merda foda-se... Só ignore o que eu disse até aqui.

Até a próxima postagem e um grande abraço!



Comentários

  1. |Entao....só pra dizer nao dizendo mas ja dizendo...eu comecei a acompanhar Demolidor mesmo..foi na fase foda dele.....a Queda de Matt Murdock.... :).....nos anos 90...quando as historias dele saiam pela SuperAventuras Marvel....acho q ainda foi entre das edições 100 e 140...ago do tipo...rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tô ligado, eles publicaram quase tudo da fase do Miller, que pra mim só é superada pelo Bendis/Maleev, Demolidor é o melhor de longe pra mim!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas