Reflexões sobre Game Of Thrones



Tãaaaa-nãaaaa-tãaa-nãa-nãaa-nãaaaaaaaa-tãaaaa-nãaa-nãaaaaaaaaa

Há que beleza, começou o GOT novo, deixa eu cantar a musiquinha pô, tava com saudade!!

Chatos...

Então, na nossa sanha de dominarmos o mundo, aqui estamos outra vez, com mais um post maroto, de gosto muito duvidoso, sobre algo de gosto muito popular...

E como prometido no post anterior do Homem Sem Medo, aqui está o post sobre Game Of Thrones.

Como sempre, antes de começar, aqui vão alguns poréns...

Esse post não vai tratar precisamente da quinta temporada, mas sim dos aspectos gerais da obra, incluindo os livros. Então, assim como a resenha do Demolidor, esse post vai ter muitos spoilers. Caso não se importe, pode ler de boa...

Na verdade, vai ser menos do que uma análise da série, você que acompanha o Cérebro, sabe que os posts nem sempre fazem análise, mas na maior parte das vezes, é só uma conversa despretensiosa sobre o tema, isso por que a casa é pequena e não tenho muita pretensão em me achar o rei do camarote sabe tudo da série e fazer uma análise completa de cinco temporadas e de cinco livros de mais de mil páginas...

Pra isso existe o site dos ovos mexidos, o qual não pronunciamos o nome aqui...

Tendo isso em vista, vamos lá...



O que é Game of Thrones?




É a vida e obra da Daenerys Targaryen,,,

Mentira, mas pra muita gente é isso mesmo...

Gente, tem amigos meus lendo isso, alguns deles eu sei que amam a Daenerys, mas vocês sabem que é isso mesmo... Não é o caso de vocês bjs.

Anyway...

Mentira, essa série é uma obra magnífica que conta a história dos Sete Reinos de Westeros, uma terra fictícia onde se passa todas as intrigas da série.



Os sete reinos, são regidos pelas famílias mais poderosas do lugar, numa espécie de vassalagem medieval. Essas famílias são as sobreviventes da última grande guerra de Westeros onde derrubaram o antigo rei Targaryen na revolta de Robert Baratheon.

Após a queda dividiram o reino em domínios regidos pelas famílias mais poderosas, ou as que mais ajudaram na rebelião contra o rei anterior. Lembrando que são sete reinos regidos por mais ou menos, oito ou nove famílias...

Os números variam muito, por que os Martell não mandam muito, os Targaryen estão """"""extintos""""' e os Starks derrotados.

No mapa acima temos os brasões das famílias principais e os lemas de suas casas, em sentido horário: O brasão Lannister, Tyrell, Arryn, Baratheon, Martell, Targaryen, Greyjoy, Tully e a GLORIOSA CASA STARK DO NORTE ehaehaeuuahuaehauehaueaheuhauaheuheaehuh desculpe não aguentei...

A Batalha do Tridente que garantiu a vitória de Robert Baratheon

Isso sem contar os soldados da muralha e o povo das cavernas pra lá do norte... É como se fosse mini séries dentro de uma grande série.

Bom, meus caros amigos dono/a de casa, é esse o panorama geral de Game of Thrones, agora como esses elementos se unem já é outra história.

Uma dica, deem uma boa viajada neste site aqui, o Game Of Thrones BR Wiki, é perfeito como guia e extremamente bem detalhado.

Junto com isso tudo, vem o dark side of the humanity, porra e mete lado negro aí meu amigo: É incesto, canibalismo, assassinato, traição, tortura, putaria até dizer chega e muito mais.

Na verdade meus caros, foi por isso principalmente que a série ganhou tanta visibilidade, mais tarde eu volto nesse ponto...

Agora que você já tem uma ideia podemos prosseguir.

Game Of Thrones pra mim... 

Claro que eu ia colocar essa foto.

Ai ai, E VIVA O NORTE PORRA!

Vou ser bem direto, Game of Thrones é bom, mas já tá começando a encher o saco, na moral.

Eu sei que você já torceu o nariz, mas é isso mesmo. Tá dando no saco já. Admita você também e seja feliz.

Sabe o que é mais triste, eu amava de paixão Game Of Thrones, eu escrevia pro site deles, era ADM numa fan page famosa, talvez você me conheça, era o ADM Jaqen H'gar... Fui na exposição quase vendendo minha alma pro capiroto. Li todos os livros e assisti todos os episódios, incluindo aquelas animações explicando os reinos e a história de Westeros.

Mas.

Não tenho mais um pingo de vontade de dar uma chance pro Martin. Acho que ele abusa demais dos fãs. Ele é o tipo de cara que sabe da importância que tem, mas não tá nem aí pros fãs, por que ele mesmo já tá montado no dinheiro e tudo pelo formato de narrativa que ele criou.

Qual formato?

Ora, pense só em quantos mocinhos morrem e não voltam no mundo nérdico? Pense na Marvel por exemplo, tirando o Tio Ben, todo mundo que morreu já voltou da tumba na Marvel, pense no Supernatural, enfim, qualquer coisa da cultura pop.

Mas GOT, inovou isso, ele mata os heróis e não os trás de volta. Meio como a J.K Rowling do Harry Potter, mas de um jeito muito mais filho da puta... E aqui começo com a minha análise, por que não gosto mais de GOT.

Não, antes de você começar a dizer que não curto ele por que ele mata os heróis, não é só por isso.

Vamos colocar assim. este é o motivo número um, mas existem outros.

Eu simplesmente perdi a vontade de acompanhar as histórias do Martin, por que não vejo mais graça no seu estilo, nem no seu formato.

Certamente, nada foi feito com tamanha maestria antes, mesmo o Senhor dos Anéis, (que aliás, eu não gostei). Continua sendo cultura popular? Sim, mas é um clássico por que além de muito bem escrito ele criou um mundo, mas o que ele fez com o que criou não me agrada.

Não quero acompanhar um herói sabendo que ele vai morrer desgraçadamente antes do final do livro. Me diga, pra que eu vou ler perder um tempão lendo mais de mil páginas para me sentir com raiva e frustrado no final?

Bom, você pode falar: por que acontece muita coisa no livro, tem muitas tramas relacionadas e além de bem escrito tem outros heróis pra acompanhar.

É, pode ser, mas se você já leu os livros, sabe que não é bem assim que acontece. Martin faz questão de escolher por você quais são os personagens que você vai gostar, para que ele possa chocar você e matá-los.

E quanto a muita coisa acontecendo, isso é verdade, agora muita coisa relevante acontecendo já é outra muito diferente.

Depois de O Festim dos Corvos, não acontece nada de muito relevante nem de atrativo. não gostei do Tyrion na puta que o pariu, não fiquei nem um pouco interessado no desenrolar dos eventos. Minha esperança era o Bran depois da muralha e foi uma das maiores decepções da série. Depois do Casamento Vermelho, tudo perdeu a graça no Game Of Thrones, por que eu percebi qual é o truque do Martin. Ele cria os heróis, mata os de forma violenta para chocar o público e assim ganhar visibilidade e vender mais e mais livros e claro, encher a burra de dinheiro. É só verque existem vídeos da reação dos espectadores ao assistirem a cena do casamento vermelho...

A mais nova morte ridícula dele foi a do Jon Snow.



Este formato de escrita covarde me dá muita raiva. Por que eu perdi tempo lendo aquilo, claro que você pode dizer: "Mas você não pode gostar de uma coisa só por que ela não foi do jeito que você esperava, ou só por que ela não teve um Happy Ending".

Claro que não. concordo com você, se fosse assim não leria metade da literatura clássica, de Sartre á Plínio Marcos e Nelson Rodrigues. O problema é que a trama do Martin se baseia nisso, no choque da platéia. A trama toda se baseia em matar os heróis, e em mais uma porrada de coisas chocantes. Resumindo, a literatura do Martin não passa de literatura de choque bem escrita.

Presta bem atenção no que o Martin faz em todos os livros, é só isso que impacta. Morte, violência e sexo, sem mais.

Ah claro, tem mais: Dragões...

Daenerys Targaryen resume a obra de Martin por que só no núcleo dela acontece tudo isso de uma vez, e o melhor, com Dragões, o gancho místico que acorda os fãs para o aspecto sobrenatural que não vemos no resto da série, exceto com os caminhantes brancos na muralha.

Martin se valeu de um universo místico, sem usar o misticismo do mundo medieval, a não ser em alguns pontos cruciais, o que rendeu a ele o título de escritor adulto. Pense bem em quantas pessoas descrevem o Game Of Thrones como o Senhor dos Anéis para adultos...

Mas meu amigo, minha amiga, o Senhor dos Anéis é pra criança? Me diga quantas crianças você conhece que já leu ou entendeu o Senhor dos Anéis.

Pois é...

Você acabou de cair no conto do Marketing editorial...

E tem mais, a violência do Martin chega as raias do absurdo, é quase psicopata, vai de abuso de menores até estupro coletivo, mas passa normal pra qualquer um ler, e mano, me desculpe se você já torceu o nariz achando que estou sendo puritano e/ou moralista, mas beem longe disso, eu curto violência gráfica e literária, maaaas, não curto quando uma história só se baseia nisso para seu desenvolvimento. Qual a diferença de Game Of Thrones para Os Mercenários, Desejo de Matar, Holocausto Canibal e Sexta Feira 13? A única diferença é que GOT é medieval.

Perceba uma coisa, a violência estética do Martin poderia ser muito bem usada, desde que ele não fosse um autor sem respeito com o leitor. Ele mesmo diz que gosta do que causa nos leitores. Então me diga, por que eu vou perder tempo lendo um cara que só quer me ver com raiva? Com tanto livro no mundo, vou perder tempo com GOT por quê? E você ainda pode argumentar, ah tá, mas os vilões também morreram...



Mano, se você leu os livros, ou acompanhou a série, você achou MESMO suficiente a morte dos vilões? Serião? Não cara, outra coisa que passei a ser Hater do Martin é o jeito que ele matou os vilões...

Joffrey envenenado? Pff que piada...

Eu ESCUTO o Martin rir da minha cara quando estou lendo, acho curioso eu não gostar de um livro por causa do autor e não dos personagens, isso é muito raro, pra não dizer inovador, mas o Martin é campeão nisso.

E não é simplesmente por que ele mata os heróis cruelmente e mata os vilões banalmente, mas por que ele mesmo não sabe mais o que fazer com o estilo que criou. Volto a pergunta, por que ler GOT ainda?

Bom, por que os livros ainda não acabaram e ele pode mudar tudo no final, você pode dizer. Mas claro, é parte do formato que ele criou. Você acha mesmo que ele deixou DOIS livros faltando por que está "sem inspiração" ou "Sem tempo"? Ah tá, mas para o livro do Tyrion e da guerra dos Targaryen ele teve?

Não foi por coincidência, a série Game Of Thrones é escrita há muito tempo, desde 1996, o cara só parou de escrever, justo agora? Realy? Não cara, o Martin podia escrever por vontade própria antes, agora ele escreve para o mercado editorial, simples assim. Ele não se importa mais com os leitores, mas com o que ele pode fazer para conseguir mais dinheiro, ou como ganhar mais leitores com suas mortes chocantes.

Mas ainda que ele trouxesse do inferno Ned Stark e todos os outros, não teria mais a mesma graça, por que o livro todo se trata ta vitória do mal, pura e simplesmente. Da queda do Norte para o Forte do Pavor, até a derrota da Patrulha da Noite para os traidores, desde o começo com a decapitação de Ned Stark até o Theon Greyjoy castrado e torturado. E olha que ele era um vira casaca...

Se o Martin tivesse deixado o Joffrey no forte do pavor beleza, mas o merda do Theon? Quem era Theon no GOT? Líder de uma merda de revolta que não fez sentido nenhum...

Martin já não sabe o que fazer com seu estilo por que não trazer os mortos de volta implica em muitos problemas, o primeiro deles é que se trazer ele, já não vai ter mais um estilo consagrado, segundo por que perderia a força da sua narrativa, mesmo por que, agora que se foda, já não existe Westeros mesmo, o Norte já era, King's Landing, tá na mão da igreja, os Lannisters se foderam (ainda que não o bastante) os principais morreram e a Daenerys tá por aí com o dragão dela...

Pronto falei o final, pode me matar... Mas eu avisei que ia falar então não enche o saco.

Eu não tenho mais saco pra acompanhar a Sonsa, nem o Bran, nem a Arya virando vilã, nem a Muralha sem Jon Snow, por mais mil e poucas páginas, foda-se não tenho mais paciência mesmo.

Por que é isso que vai acontecer no próximo livro, você vai ficar lendo mil páginas disso até o capítulo final onde ele vai fazer alguma coisa que vai te chocar, provavelmente matar alguém importante, põe este post nos favoritos e depois volta aqui pra comentar quando sair o próximo livro...

Então o que fazer? Você já leu mais de cinco mil páginas de Game Of Thrones e não vai saber o final?

Foda né...

Eu vou esperar alguém ler e me contar como é, mas eu não leio mais. No máximo vou acompanhar a série que é INFINITAMENTE superior ao livro.

Superior, por que tem mais coração e mais amor pelos espectadores, se é que posso colocar assim o interesse comercial da série. A sequência do julgamento do Tyrion Lannister, por exemplo, foi mudada por que se fosse do jeito que é no livro, muita gente não ia gostar e provavelmente ia parar de ver a série.

Enquanto lia, ficava me perguntando: "Mas cacete, eles vão matar a Shae? Criaram uma personagem tão foda pra matá-la?" Pois mataram, mas de um jeito "bonito", coisa que o Martin nem se deu o trabalho de fazer.

Ela é bem diferente no livro, então matá-la nem foi muito difícil, mas na série era outro paranauê, mesmo assim foi se...

Aliás, a Shae é a mulher mais foda do GOT pra mim, pronto falei..




E para de ficar com putaria, já vi um monte de gente assistir GOT por que tem putaria e atriz pornô, é por causa disso que esse país num vai pra frente... A Sibel Kekilli era atriz pornô, mas pra isso tem a vasta internet, não precisa perder tempo assistindo GOT...

Uma coisa que me irritava PRA CARALEO quando era ADM da comunidade do GOT era os macho se digladiando pra colocar post de putaria e falando atrocidades nas reuniões, lamentável, e se vocês da page estiverem lendo isso:




Fico pensando nesses detalhes, Game Of Thrones é uma série sem par, criada com um cuidado infinito, das locações escolhidas, figurino e cenário até a trilha sonora e elenco, tudo é feito com máxima perfeição, se liga nisso aqui ó:







São as peças originais usadas nas filmagens, olha os detalhes de cada coisa, um colar? Pff quem ia prestar atenção nesses detalhes? Mas os caras foram lá e fizeram direitinho, perfeito, e pra quê? pra unica coisa a ser lembrada ser isso:





Isso é outra coisa que me fez ser Hater de GOT, a maior parte das pessoas que conheço que curtem GOT dizem que não entenderam muito GOT, mas lembram de todas as mortes sanguinolentas e das cenas de putaria, oras pirocas, por quê? Veja, não tem problema nisso, o problema é que GOT ás vezes é tratado, no mínimo, como putaria que você pode ver sem culpa social.

Porra, GOT, com todos os problemas que coloquei logo acima, ainda é uma puta série e um puta livro, perceba que lá em cima eu escrevi: a literatura do Martin não passa de literatura de choque bem escrita.

Não nego isso, é o mérito dele, essa porra é bem escrita demais, mas na minha visão, tem toooda essa gama de problemas que coloquei ai...

E por causa deles eu não leio mais.

Tem muita coisa melhor pra ler no gênero, já que vou """perder tempo lendo""", tem o C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, Bernard Cornwell, aliás, o Cornwell é muito superior ao Martin, mas quase ninguém sabe quem ele é. Eu só conheço uma pessoa que conhece ele e é um nerd do abismo que nem eu, então não conta...



Tá recomendadíssimo esse, é sobre o Rei Artur, muito superior ao Martin. Se eu fosse um escritor, queria ser Bernard Cornwell...

Tem o Terry Pratchett, que fez a série "DiscWorld", enfim, tudo na literatura medieval fantástica, se você for abranger outras coisas você percebe que é perda de tempo ficar tomando no toba lendo as palhaçadas do Martin com sua cara de fã...


*** 

Bom, é isso, no geral, perdi a paciência com a obra do Martin, mas ainda quero saber como acaba, e se não for pela boca de alguém, ou assistindo a série, eu talvez mude de ideia e leia os próximos livros, mas até lá é isso que sinto quanto a sua obra: preguiça...

Bom, espero que tenham gostado, Westeros foi um lugar onde passei muito tempo da vida também, então despejei em vocês toda minha indignação, desculpa aí... Bom, já sabe, se curtiu o texto compartilha ai no face, dá uma ajuda pros irmão do norte aí, se não gostou e acha que só escrevi merda então...



E VIVA O NORTE PORRA!

Comentários

  1. Entao MANOLO (rs)......eu conheço o Bernard tbm....sei q esse post é antigo e tals...mas ja conhecia faz tempo...rsrs...inclusive, o melhor livro dele na minha opiniao sao as Cronicas Saxonicas....muito fodas ....

    Abraços......to aki no trampo....todo dia dou uma espiada no bloguinho...rsrs......pra passar o tempo e vou vendo uns posts q ainda nao vi...rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooow mano, fico feliz DE VERDADE em saber que você lê mano, é bom saber que eu escrevi alguma coisa de útil nesse planeta e que alguém gostou!! Sobre as Cronicas Saxonicas, só tô esperando eu ficar RYCO de novo que eu vou começar a lê-lo, por que o Bernard é um dos meus escritores favoritos. Mas GOT ta perdendo a graça pra mim, sei lá, vamos ver no futuro se volta a ficar foda, mas por enquanto é isso aí... Em breve eu volto a escrever, pq estou resolvendo um problema BEM cabeludo que está tomando td meu tempo, dai sai as postagens novas que eu acho que vc vai curtir. Abração manolo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas