Reflexões sobre Doctor Who



- Não, não tô interessado em comprar Avon,

Não, brigadão... Tá, hum hum... Que isso! Tá... Tchau...

Aff, povo chato...

OPAAAAA, você chegou!!

E aí meu povo! Voltaram? Mas que milagre você aparecer por aqui!

Pois é, já é primeiro de abril, e antes de escrever a resenha das porcarias de filmes que assisti em Março, vou fazer uma resenha sobre Doctor Who.

Se você está chegando agora e nunca viu a cara feia deste blogue antes, saiba que já falei dele aqui. Claro que é um texto porcaria que eu gostaria de ter escrito de outro modo e de um jeito melhor, mas é o que tem pra hoje.

Queria ter escrito esse texto que publico hoje no dia certo, mas estou um pouco ocupado com algumas coisas e acabei não tendo tempo...

Minha vida recentemente...


A propósito, o post sobre teoria da conspiração foi um sucesso pff e decidi tornar este tipo de postagem em uma sessão regular, assim que possível, vou publicar outro. Valeu povo \o/

Bom, mas como dizia, queria ter feito esse post no dia certo.

Dia 26 de Março agora fez dez anos que o Doctor Who foi relançado para as novas gerações, teve várias comemorações no mundo e tal, por isso esse post deveria ter saído dia 26, mas vai ser hoje mesmo...

O que não importa muito, por que de certo modo você pode estar lendo isso daqui a um ano ou dez, tecnicamente esse post viajou no tempo o-hoho!

Enfim, mas antes de começar, devo fazer algumas ressalvas. Este post será mais aproveitado se você já assistiu ou já está familiarizado com o universo de Doctor Who. Ele também terá muitos (muitos mesmo) spoilers, por isso se você se importa muito com isso, sugiro que não leia este post, do contrário, tá tudo certo.

Então, vou fazer uma análise de cada um dos Doutores novos a partir do MEU ponto de vista, por isso não fique #xatiado se eu falar alguma coisa que você venha a não concordar, pense que eu sou só um idiota que não manja de nada e me ignore, só isso.

Vou começar com o mais óbvio.


Christopher Eccleston - 9º Doctor



O Christopher Eccleston é um doutor meio irrelevante pra mim, não sei pra maioria de vocês, mas pra mim, tenho a impressão que ele veio só pra tapar buraco. Pra ser o manual do novo Reboot do Doctor. O Doctor anterior, Paul McGann, não teve uma cena de regeneração, muito por que não teve sucesso, teve um filme só que é considerado como um episódio e um episódio curtinho de introdução.

Eu gostei muito do Paul, só achei uma pena que ele não teve como mostrar sua atuação. O fato é que não tinha a cena lá, dai com uma ajuda de uma seita ele se transforma no War Doctor, que é interpretado pelo John Hurt, o Grande Chanceler do V de Vingança.

O fato é que o Eccleston é um chato. Tanto ele como o Doctor que ele faz. Quer dizer, ele é legal, mas eu não me lembro de um episódio muito memorável dele. E mesmo o final dele não foi nada tão épico como o do David  Tennant por exemplo.

Acho que muito também pelo fato do Tennant ter muito mais tempo de desenvolver uma história e moldar o Doctor. Mas o Eccleston é isso, uma introdução.

Disse que ele é um chato, por que ele é um dos poucos doutores que não gostaram muito de sê-lo.

Quando teve lá o especial de 50 anos do Doctor, o Steven Moffat o chamou insistentemente para participar e ele não quis com a desculpa de que "eu não sou o Doutor", o que ele dizia é que não queria ser visto amarrado ao personagem como aconteceu por exemplo com o Daniel Radcliffe que vai ser visto PRA SEMPRE como o Harry Potter...

O que deve ser verdade por que fui assistir A Mulher de Preto e tinha umas cenas que parecia que ele ia soltar um Avadinha de lévis...

Acho que ele está certo em alguns aspectos, mas porra, o cara fez um dos personagens mais fodásticos da cultura pop e não quer ser lembrado por isso? Ah sei lá, pra mim é muita besteira, pense em quantas pessoas do mundo matariam pra ser o Doctor *tosse*tosse* e o cara foi o Doctor por muito mais tempo que o Paul McGann por exemplo e fica com firula...

E o Paul participou do curta que ele revela qual é a origem do War Doctor (Night of the Doctor), mesmo fazendo só um episódio...

Paul McGann e Daphne Ashbrook Doctor de 1996

Eu sei lá qual foi a treta do Eccleston com a BBC, mas eu acho que foi infantilidade dele.

O resultado foi que as vezes que ele deveria aparecer, tiveram que usar montagens de outras filmagens e computação gráfica.

Eu fiquei com raiva pra porra do Eccleston e acho que isso se refletiu no modo como vejo o seu arco.

A temporada dele é importante por que se você nunca viu os Doctors anteriores, vai ter uma introdução. É nessa temporada que mostra a origem dos Daleks, a Consciência Nestene, os Slitheen, os Cybermens etc... É quase um manual, um primeiro ato, para tudo o que vai vir e o que estes personagens pode fazer juntos.

Outra coisa, acho muito nebuloso o fato de terem dado só uma temporada pro Eccleston, o Tennant e o Matt Smith tiveram três e o Capaldi quase saiu na primeira também.

Veja, não é que eu não goste do nono Doctor, mas eu não me senti motivado a continuar assistindo, eu assisti por que sabia que tinha que tudo o que fosse apresentado seria a base para entender o resto, era como ter que comprar quadrinhos antigos para poder entender uma saga nova.

Sem contar que eu fiquei com um pé atrás com algumas coisas que aconteciam nesse arco, como o namorado da Rose Tyler ser um cara ridículo e por ele ser negro. Tá posso estar exagerando, o Rory era inútil mas nem chegava perto do Mickey da primeira temporada, chegava a dar raiva dele e querer que ele sumisse, fico pensando se isso não foi proposital...

Apesar de que não posso reclamar muito sobre racismo e preconceito no Doctor Who, quase todos os casais são compostos por duas etnias, com exceção da Amy e do Rory, tem um casal de lésbicas (Madame Vastra e Jenny Flint) e um personagem principal bissexual (Capitão Jack Harkness). O que é um PUTA avanço, dado o fato de que no Brasil um beijo homossexual em uma novela é motivo pra escândalo e um casal de duas etnias é estereotipado pra porra...


David Tennant - 10º Doctor



Porra Tennant...

David Tennant... Vou me juntar ao coro da horda e dizer que o David Tennant é meu Doctor favorito...

Mas não é por menos, Doctor Who ganhou uma nova dimensão com a vinda do Tennant, tanto tecnicamente como narrativamente, por assim dizer.

Algo na interpretação do Tennant faz agente acreditar que nós somos o Doctor, digo, é uma questão de identificação com o personagem, algo que é crucial para o prosseguimento da narrativa, algo que motiva o espectador a continuar assistindo.

Eu, como todos os fãs, tenho minha lista de episódios favoritos de Doctor Who e a maioria esmagadora é do arco do Tennant.

Blink é legal, sem dúvida, mas é uma espécie de "porta de entrada" para Doctor Who, um episódio introdutório, não por menos é tão referenciada quando alguém pergunta qual deve ser assistido primeiro.

Mas Blink é um episódio supervalorizado.

Aaaaaaaah já vem você torcer esse nariz aí...

Tá, Blink é muito louco, tem uma narrativa foda e tem a mina do Drive lá (Carey Mulligan, aposto que você não percebeu).

Mas eu prefiro o episódio Midnight, esse episódio...

Porra quando comecei a assistir eu já comecei a torcer o nariz... Já tava naquelas de aff que merda de episódio, mas ai a porra foi ficando séria e tinha uma hora que já tava com o cu na mão...

O legal do arco do Tennant é que não tem muito efeito especial fodão e os escritores fazem bonito nas narrativas, nessa do Midnight a maior parte se passa dentro de um veículo, parecido com um avião, e com um monte de gente normal, bem no estilo Blink, mas na minha opinião, muito mais assustador.

Nessa parte do Midnight...

Tennant é um dos Doctors favorito da maior parte dos espectadores, seguido pelo (sensacional) Tom Baker, os dois tem o maior número de episódios gravados e aceitação dos fãs. A aparição do Tom Baker no final do filme de aniversário de 50 anos é de chorar de nerdisse.

Tom Baker foi a base para o comportamento insano de todos os futuros Doutores, foi o mais humano e o mais carismático, mais uma vez eu me rendo a massa e digo que é um dos meus favoritos também.

Tom e Mary Tamm - Romana II


E é nesse arco também que vemos como o Doctor pode ser perigoso e maldoso. Mas o mesmo tempo o mais carismático, insano e divertido.

Gosto de pensar, como fã, que se eu fosse algum dos treze doctors, eu seria o décimo.

Foi o primeiro Doctor que eu vi.

Lembro que o primeiro episódio que assisti foi Silence in The Librarian, estava na casa da minha mãe e minha irmã estava assistindo, eu não quis assistir por que quando fosse ver, queria ver tudo e na sequência para entender a história. Mas como ainda estava com problemas para achar na internet demorou um bom tempo pra isso acontecer. 

Daí, muito a contragosto eu assisti o final...

Quando consegui, comecei assistindo Blink, depois fui assistindo os mais recomendados até ir do começo com o Eccleston até o final e posso dizer, sem sombra de dúvida, que para você entender e apreciar devidamente cada episódio de Doctor Who você tem que assistir tudo e pela ordem.

Esse é um dos problemas do seriado, a continuidade é algo ruim por que força você a assistir todos os muitos episódios, mas é algo bom por que os autores acertam em cheio quando se trata de citar episódios anteriores.

E isso acontece muito na série, mas em todos os episódios que isso acontece o nerd babão dentro de mim sempre dá pulos de alegria.

A despedida do Tennant é sensacional. Se tivesse acabado ali, poderia acabar com louvor por que é muito foda. Eu achei de verdade que nada superaria o arco Tennant, nem o final.

E tem o final da temporada e o final do Tennant como Doctor e ambos são perfeitos.

O final da temporada junta todos os companions e dá um final decente pra Bad Wolf. Eu simplesmente amei o final do Tennant e fiquei muito triste em ter acompanhar o arco do Matt Smith, eu simplesmente não queria, mas fui dar uma chanchinha pra ele e assisti, afinal de contas queria assistir a todos...

Porra, até os episódios extra-temporada do Tennant são fodas! Tem animação, curtas, sagas extras etc...

Mas gostei de todos.

Tem um episódio que ele encontra o 5º Doctor, Peter Davison, num curta escrito pelo mestre da montanha Steven Moffat, no qual ele presta uma homenagem á ele, dizendo quais os elementos dele ele adaptou para o seu modo de interpretar o Doctor. Sensacional.

Aliás, a filha do Peter Davison é a mina que aparece no episódio A Filha do Doutor e ela é namorada do David Tennant na vida real, ela deveria ser a Rose Tyler, mas a Billie Piper roubou a cena...



A questão política no Doctor do Tennant é surreal. Várias sacadas sobre como a humanidade é mesquinha e burra e como estamos todos a mercê da tecnologia, muitas vezes entregando á um desconhecido nossa humanidade em troca de novas tecnologias e outras superficialidades.

E essas ideias são levadas o limite da destruição, como na parte do Big Brother assassino, nos Cybermens, na eleição do Mestre pra Primeiro Ministro, nos Sontarans enfim...

E sem contar as pessoas que ele encontra ao longo do seu arco, Shakespeare, Agatha Christie...

O episódio da Agatha foi sensacional, a hora que ela aparece eu até arrepiei (outra que sou fanboy)

E tem uns episódios lá que ele derrota o diabo, como você já tá CARECA de saber, eu sou cristão, dai você pode imaginar...

The Impossible Planet

Acho que o arco do Tennant é o mais completo em nível de quem é o Doctor, dá pra rir, chorar, emocionar, se surpreender e claro, se divertir muito acompanhando sua história.

Assiste lá, e não se esqueça...




Matt Smith - 11º Doctor



Então...

Eu sei que você ama o Matt Smith...
Eu sei que você acha o Matt Smith o melhor doutor...
Eu sei que você se identifica com o Matt Smith...
Eu sei que você já sabe o que eu vou falar dele...

Olha só, você tá certo, eu NÃO GOSTO DO MATT SMITH COMO DOUTOR.

Aaaaaaaaaah seu chato! Por que? Ele é tão bonitinho...

Bom, por que eu não me identifiquei com ele, por que eu sinto que o Matt Smith não foi feito pra gente como eu. Matt Smith foi o Doutor Popular. Foi o Doctor BoyBand. Sei que você pode discordar, mas lembre-se é o MEU, ponto de vista, não quer dizer que seja a verdade.

Quando assistia o arco do Matt Smith eu juro que queria gostar dele, mas não rolava...

Eu me sentia muito mais identificado com o Rory do que com ele. Foi uma temporada em que fui o companion e não o Doctor, sacou a diferença...

E não tem graça ser o companion.

Porra o Matt Smith é o mais tosco deles. É o mais infantil e o mais arrogante. Tanto é que até os autores da série brincam com isso, lembra lá do Dia do Doutor, quando o War Doctor fica zoando com ele toda hora por que é crianção demais, tipo Timey Wimey? e uma hora que ele fala "Eu fiquei com crise de meia-idade por me transformar em vocês?" ou quando a "Rose Tyler" diz que ele é o Doutor que se esqueceu, ou seja, não assume responsabilidades.






Ele fica dançando toda hora para dar uma característica de personagem pro Doutor, é muito chato isso, quando ele tem que demonstrar velhice é sempre sendo mal, não gostei disso também, o Tennant fazia isso de um jeito muito melhor, até o Eccleston fazia. Ele é ótimo ator, sem dúvida, mas não foi um doutor que gostei de acompanhar.

A BBC diz que um ator, para interpretar o Doctor, tem que ser jovem e velho ao mesmo tempo, mas no caso do Matt Smith ele é novo demais. Aliás, quando ele fez o Doctor tinha só 23 anos.

Mas não é só por isso que não gosto dele.

A saga do Matt é a mais bem escrita de todas, é a que tem os melhores efeitos visuais e técnicos, a fotografia chega a beira da perfeição, figurino bem bolado e essas coisas todas.

Mas.

Em muitos episódios eu me perguntava por que estava assistindo. E diferente do Tennant, o Arco do Matt Smith é cheio de sutilezas estranhas...

O que eu vou falar agora vai fazer você fechar esse post e nunca mais acessar o Cérebro Voltaiko de novo.

Mas eu vou escrever assim mesmo, por que eu não consigo não falar...

Eu sei também, que você provavelmente vai dizer que todos os meus argumentos anteriores são inválidos e eu só não gostei do Matt Smith por causa deste que vou dizer. Pode ser, mas ficaria grato se levasse em consideração que não é o caso.

Um dos motivos principais de eu não gostar do arco do Matt Smith é que eu sinto que ele não me respeitou.

Como assim? Ele passou a mão na minha bunda?

Nada disso.

Ele não me respeitou como cristão mesmo.

Aaaaaaaaaa-háaaaa olha aí. Não disse!

Veja, eu não me importo com o fato de que Doctor Who é uma série essencialmente atéia/agnóstica. Se fosse por causa disto eu não assistiria nem leria nada no mundo. A bem da verdade, falando em cultura pop, o cristianismo não fez quase nada de bom.

E eu sei, sem a menor dúvida que Doctor Who não é uma série cristã. Mas tem uma diferença no arco do Matt e nem é culpa dele, mas dos escritores da série mesmo, ou de algo maior...

Durante todo o arco a igreja é mostrada como algo cruel e terrível, algo chato, algo retrógrado e babaca, Deus é um monstro sádico que come criancinha e se apóia em uma múmia, os cristãos são babacas, fracos, manipulados e ridículos.

Bom, você deve concordar com essa visão, mas eu não concordo.

Olha só, entrar no terreno da religião é algo muito perigoso, eu mesmo não deveria estar escrevendo sobre ela aqui, mas não se trata de religião, se trata de respeito.

E eu não me senti respeitado.

Veja, deve-se levar em conta que se você acredita que religião é uma babaquice, milhões de pessoas não acham o mesmo, e nem todas elas são babacas manipuladas e ridículas. Isso não é exclusividade da religião, é da humanidade.

Enquanto escrevo eu tento respeitar você que é ateu, mas nem todo ateu me respeita por ser cristão, e isso por que o esteriótipo de cristão babaca, extremista, manipulado e retrógrado se fixou de tal modo na sociedade que fica difícil fugir dele.

Mas todas as temporadas me respeitaram como cristão, o episódio Satan Pit que citei do arco Tennant, de um modo perfeito respeitou ateus e cristãos.

Mas nem é a questão "falamos mal da Igreja instituição e não de Deus", tirando o fato que nenhum cristão aparece como alguém decente ou mesmo sequer passível de pensar como no Town Called Mercy, onde no final ainda me vem com a ideia cristã de que o protetor daquela cidade é um "anjo que caiu do céu" sério? Mas não é uma série atéia? O episódio The Rings of Akhaten é o Doctor falando direto contra Deus, aliás, o Matt Smith é ateu e deve ter tido um forte orgasmo nessa cena, por que até chorar ele chora...

Ah não dá mesmo mano, me desculpe mas eu não consigo. Sou um cristão retrógrado e babaca que não consegue mesmo ver alguém insultar minha fé ou meu Deus.

Isso sem contar que é o único Doctor que usa arma e mata, se não mata eu não sei, mas tem aquele episódio Dinossaurs on a Spaceship que eu tenho quase certeza que ele matou o vilão e no final de The Name of the Doctor onde ele mata a Grande Inteligência. Você pode dizer que não, mas você tá ligado que os episódios foram escritos para serem assim. O autor podia ter feito diferente, mas não fez. Para mim, o arco do Matt Smith alterou toda a minha percepção do Doctor e eu sinceramente, finjo que ela não existe.

Você deve estar achando ridículo, mas se você assistiu o episódio, lembra que o War Doctor só existe por que ele decidiu matar todo mundo em Gallifrey sem arcar com a consequência. Daí ele faz tudo mas não com o nome de Doctor, por que ele queria fingir que aquilo nunca aconteceu, lembra disso?

Daí, uma transformação depois ele volta a matar e tá tudo certo? Não tenho nada contra herói que mata, mas não é isso que propunha a série.

Daí tem o episódio que todo mundo ama do Van Gogh... Ah para de ser besta, é muito bom, não nego, mas só fica bom no final, por que é uma historinha meia boca, com um vilãozinho ridículo e fraca. tipo aquela piada: Só ficou bom quando acabou. Admita.

Tem outros muito melhores pro povo lembrar, mas só batem na tecla dele, assim como o Blink do Tennant...



Como disse, é o arco mais bem escrito de todos, o mais bem feito tecnicamente também. O final do Matt Smith é simplesmente sensacional, é o canto do cisne do Doctor, aquela parte que ele tira a gravata borboleta e mostra o peixe com creme de leite no painel da TARDIS é cheia de significado e eu simplesmente amei.

Assim como a despedida dos Ponds no The Angels Take Manhattan, é muito muito lindo.

Mas não foi um arco que gostei. E de novo aquela piada: A melhor parte foi quando acabou...


Peter Capaldi - 12º Doctor




Acho que depois do David Tennant, Peter Capaldi é o melhor Doctor de todos.

É o Doctor arrependido dos males que já causou e das pessoas que morreram no seu caminho.

É o velho Doctor, sem os achaques da juventude. E eu gosto disso, é como se os quadrinhos tivessem se transformado em literatura fantástica.

Este Doctor tem várias coisas que gosto muito, começando pela estética retrô dos episódios, é legal como ver um filme novo mas feito como se fosse nos anos 70.

A qualidade técnica herdada pelo arco do Matt está lá: fotografia foda, efeitos sensacionais, vilões novos. Para mim, foi uma retomada do Doctor Who como eu o conhecia.

Até personagem histórico aparece. E por sinal é um dos meus heróis de infância...

Não é o Arrow não porra...
Por falar em literatura fantástica...

É outra temporada onde tem de tudo, dá pra rir, chorar, se emocionar, tem episódio de terror, medieval, ficção científica etc...

Um dos meus episódios favoritos dessa nova temporada é o Mummy on The Orient Express. Além de ser um dos mais bonitos e emocionantes, tem um monte de sacadas sensacionais, tipo o relógio na tela. E tem a Foxes cantando uma versão Belle Epòque, de Don't Stop Me Now do Queen.

Não sou de colocar link do YouTube, mas essa merece:




Se o YouTube tirar do ar, procura que vale a pena.

Mas foi o primeiro Doctor que eu acompanhei na TV semanalmente, nunca tive essa experiência de acompanhar o Doctor na TV por que baixava os episódios, mas eu gosto de acompanhar assim por que foi como ele foi pensado, é como esperar até o outro mês pra comprar o quadrinho que vai continuar a história, eu gosto do modo de suspensão e foi a primeira vez que passei por isso com Doctor Who.

Ainda tá na primeira do Capaldi, (que já apareceu antes na série e Moffat explica muito bem o por que dele estar lá de novo) mas até agora ele é um dos meus favoritos junto com o Tennant. Nessa nova temporada a Maisie Williams (a Arya Stark) vai aparecer, não sei fazendo o que, mas veremos... Outro personagem do Game Of Thrones o Thoros de Myr vai aparecer também.


O legado de Doctor Who


Como diz minha irmã, tão certo quanto sem dúvida, que Doctor Who deixou muita coisa sensacional de legado nesses dez anos. Acho que a primeira foi expandir, com sucesso, a mente das pessoas para o Universo.

Não via nada tão bom desde Arthur C. Clarke, mas de um jeito totalmente inédito. Pulsante, cheio de vida. Não é apenas destruição no espaço, ou caçar aliens. Quando via algo como ficção científica o padrão era laser no espaço ou invasão alienígena.

Não que não aconteça isso na série, mas vai muito além, em alguns episódios não aparece uma única explosão ou coisa do tipo. Doctor Who juntou tudo ao drama da humanidade e qual o seu lugar no Universo, ele faz você se perguntar: o que é que nós fazemos de bom?

E sobre o drama da humanidade, quero dizer, vida e morte, amigos que se vão, vidas que partem e mudanças drásticas na nossa vida. Muitas vezes contra nossa vontade, como lidamos com isso, como nos tornamos pessoas diferentes mas essencialmente iguais.

Quantas maravilhas que já vimos e quantas não compartilhamos com ninguém por causa da solidão.

É disso que se trata Doctor Who. O foco não está em lutas, o Doctor mesmo nunca luta, com exceção do Matt Smith, nunca disparou um tiro e até onde me lembro, nunca matou ninguém (Porra até continência o Matt Smitt bate. Se você acompanha Doctor tá ligado como isso é tosco...).

O que é uma quebra no paradigma dos super-heróis atuais e da cultura pop utra-violenta, de novo, não tenho nada contra isso, muita coisa que gosto é muito violenta, mas não é a que veio Doctor Who, é um sopro de criatividade em um mercado cultural onde o herói é sempre no padrão Os Mercenários ou Os Vingadores, que só conseguem resolver as coisas quebrando tudo ou matando todo mundo com armas enormes (e compensatórias).

E claro tem a quebra dos EUA donos do mundo, muito por que é uma série britânica. Ainda no Day of the Doctor, tem uma parte que uma personagem diz: "Um mecanismo que pode alterar os rumos da história? Imagina se isso cai na mão dos americanos".

Gosto de assistir uma coisa e não ter que me preparar pra ver cultura americana sendo imposta com sonda na minha goela...

Exceto é claro, em um certo arco...

No Central Park




Doctor Who tem muitos significados, e cada um tem sua interpretação pessoal do que vê, mas o principal é sempre gerar discussão para podermos expandir a mente e tudo mais...


É isso aí meu povo, se você curtiu, lembra de dar aquela compartilhada marota no face por que não vai ter nenhum Dalek te exterminando por causa disso... Agora se você achou uma merda, beleza, eu também achei...

Se você achou uma merda pelo fato de eu ser cristão, então meu desejo pra vocês:





Então até a próxima, abraço a todos!

Comentários

  1. Capitão Jack Harkness porrraaaaaaaaaaaaaaa........e SIM....o MAtt é o meu favorito....kkkk..as historias dele sao as melhores...e eu acho ele o mais divertido...por isso acho q gostei mais dele...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia, kkkkk Mas é inevitável, realmente o Matt tem as melhores histórias de longe, são as mais bem boladas de TODAS as sagas, os Pond, os lances de física quântica etc... Maaaas por causa dessas questões ai, eu num curto ele.... Pra mim o Tennant e o Capaldi são os melhores, o que não quer dizer que sejam mesmo kkkkkk sabe como é né.,,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas