30 Observações Sobre a Vida



Muito bem, acredito que este é o texto mais longo e mais importante que já escrevi aqui e em qualquer lugar, desde que comecei a escrever na internet. Isso por que se trata de observações muito pessoais sobre vida, morte e relacionamentos. Um condensado com pensamentos que considero importantes sobre o que eu aprendi em 30 anos de vida. 

Então sem muita introdução, por que o texto já é longo, vamos lá.

***

1 – Ame e confie apenas em Deus, sobre todas as coisas. E não se esqueça de sua Mãe, Maria Santíssima. Não tenha vergonha da sua fé, se você tiver uma.



2 – Seja independente. Financeiramente, mas principalmente emocionalmente. Não tenha medo de ninguém. Não queira agradar á todos, o resultado disso é se tornar uma pessoa que nem você conhece. Uma pessoa falsa, e via de regra, subserviente. Muitas vezes, tentar agradar aos outros pode se tornar algo muito problemático, frustrante e estressante. Pode tomar partes da sua vida que você nem percebe. Cria hábitos que você não percebia que tinha raiz nisto. Isto acontece por causa do valor que você atribui á pessoa que você quer agradar. Você não vale menos que ninguém. Nem é menos capaz. A não ser que você tenha se colocado nessa posição, e um sinal disso é estar sempre tentando agradar ou evitar confronto, com as pessoas ao seu redor, ou com gente que você nunca mais verá novamente. Não deixe que a pressão de gente mesquinha afete você. Até por que, tem que ser muito mesquinho pra fazer pressão sobre alguém.

3 – Assuma a responsibilidade de seus atos. Não jogue a culpa nos outros por seus erros. Não seja covarde.

4 – Rebelar-se contra o mal não se trata de gastar sua vida lutando contra um “moinho de vento”, trata-se de tomar as responsabilidades da sua vida e proteger o mundo que te rodeia.

5 – Não se ponha no lugar de vítima. Aprenda á não reclamar. Reclamar é esperar que os problemas se resolvam sozinhos, só por que você sente-se mal com ele. Aprenda a viver de modo pragmático. Você não vive num mundo ideal, nem mesmo vive num mundo em vias de se tornar ideal. Problemas vão existir, aceite isso. Você é pobre? A Revolução Comunista não vai acontecer pra acabar com o Capitalismo. Trabalhe até alcançar uma vida tranquila. Você é rejeitado por mulheres/homens? Eles não vão ficar com você por pena. Transforme a si mesmo até ser atrativo e forte o bastante para conquistar o amor de alguém. Seu trabalho é ruim, procure outro. Tome o controle da sua vida.

6 – Seja ativo. Resolva problemas, se há um problema resolva, se houver um inimigo lute. É possível passar por uma vida inteira sem desferir um único soco, mas se você viver uma vida inteira sem lutar, isso quer dizer que você delegou as lutas da sua vida á outras pessoas da sua vida. Sempre haverá o que enfrentar. Na vida, se não existe luta, existe a rendição. Não existe o nada. Covardia ou bravura. Simples assim. De coisas á consertar na sua casa, á lutar por uma mulher, por sua família, por seu trabalho, e por aí vai...



7 – O passado não pode mandar em você. Aprenda a pular etapas, pois só existe o momento presente. Para o bem ou para o mal, o que passou, passou; e aceite isto: Não temos como acessar o passado, a não ser por lembranças. Por isso não devemos voltar ao lugar onde fomos felizes e sim procurarmos novos lugares e novas alegrias. O passado pôde moldar o que você é hoje, mas hoje você pode moldar o que será amanhã.

8 – Não tenha pena das pessoas, ninguém terá pena de você. Aja com justiça, sempre que puder. Não rejeite á quem te pede auxílio em momento de desespero, com isso você está fazendo o trabalho que Deus lhe destinou. Mas não aja por pena. Piedade pode muito bem ser criada a partir de um comportamento falso e chantagista em nome de benefício próprio. Aprenda a perceber com justiça a diferença entre os dois e você evitará uma série de problemas e desgosto com as pessoas na sua vida.

9 – Aprecie as coisas simples da vida. Comida boa, uma bebida relaxante, um dia bonito com amigos, música inspiradora. Coisas assim não tem preço, mas enobrecem a alma.



10 – Seja organizado e facilite sua vida. Não deixe pra depois o que você pode consertar agora. Reduza ao máximo suas opções cotidianas. Roupas, objetos de trabalho etc... Simplesmente por que você vai ser mais produtivo pra você mesmo. Você vai ter que fazer isso de um jeito ou de outro, a diferença é: Você vai fazer isso do jeito fácil ou difícil? Vai ser por opção sua, ou por que começou a atravancar sua vida?

11 – Continue estudando e aprendendo. Não é por que você saiu da escola que nunca mais vai pegar um livro de filosofia, história, matemática e física na vida. Aprender é chegar mais perto de Deus. Existe uma enorme gama de modelos de pensamento, aprender é conciliar todos estes modelos de pensamento em direção á um bem maior. Ou seja, aumentar a dignidade humana, a justiça e a sabedoria. A união de todos estes modos de pensar é o conceito maior, que no fundo é a busca do conhecimento do que é a vontade divina – neste caso, filosoficamente e não legalmente falando - sobre o homem. A Paidéia de Sócrates, ou o conhecimento verdadeiro, não se manifestará por epifania, é preciso se debruçar sobre estudos para isto.

12 – Nada é grande demais, é tudo uma questão de ponto de vista. “A capacidade de destruir um planeta, é insignificante perto do poder d’A Força” Já dizia Lord Vader...

13 – Tenha amigos valorosos. A vida é uma batalha, e os seus companheiros de luta devem ser confiáveis. Confiar na pessoa errada, pode te levar á morte – ainda que espiritual. “Você não pode salvar o mundo sozinho”, diz o lema do filme da Liga da Justiça. Mas nunca vai agradar á todos. Uma gama de pessoas podem estar perto de você, só por não suportarem o inferno sozinhas. Por isso, precisam de alguém que valide sua postura – ou a falta dela – na vida. Um amigo valioso sempre estará com você, na dor e na alegria, um parasita se disfarça de amigo – realidade que ele nega até mesmo pra si próprio – e só o quer por perto para sustentar seu egoísmo e ressentimento. E muitas vezes não saímos de perto por que com isso, também alimentamos isso em nós mesmos. Descer um barranco, é mais fácil que escalá-lo.

14 – Corrija ao máximo os seus erros e vícios. Não deixe que eles se tornem o pilar da sua vida. Cultive a sabedoria, com arte, cultura, livros ciência etc... Não perca de vista o Belo, o Moral e o Verdadeiro, como diria Platão. Cerque-se de coisas edificantes e valorosas. Cerque-se de vida, se você se cerca de tristeza, fragilidade e depressão, é isto que te afetará.

15 – Não seja bonzinho demais, ninguém respeita docilidade. Como diria Maquiavél, “É preferível ser temido, do que amado”. Não tenha medo de se levantar na presença da injustiça. Não procure contendas, mas se seu coração chamar, não seja covarde. Por que quando nos calamos diante da injustiça, apoiamos os vilões.

16 – Tenha estilo, faça tudo com estilo. Surpreender e confundir são chaves pra quase todas as atitudes sociais. Mas mais do que isso, adquira um estilo simples e não extravagante. Acredite, o mundo não vai se adaptar a você, solzinho da mamãe, só por que você decidiu ser diferentão. Apesar do que todos dizem e alardeiam hoje em dia, se você for muito excêntrico, na prática, ninguém vai te tolerar por muito tempo, a não ser se você viver num grupo social excêntrico, claro. Como músicos, artistas, tatuadores, etc... Do contrário, você vai enfrentar uma série de problemas decorrentes disso. Descubra qual é o seu lugar no mundo. Então, primeiro deve-se definir a excentricidade.



Excêntrico, caracteristica de quem difere de todo o comportamento social vigente, que se distância do centro. Do seu lugar, como diria Aristóteles. Alguém que se nega, por uma série de fatores psicológicos e pessoais, a cumprir o papel social que lhe foi entregue de, em conjunto, ordenar a sociedade contra o caos. Alguém não coletivista que se importa mais consigo mesmo, do que com os outros. É isso o que todos vêm inconscientemente e com razão. Não seja excêntrico. Dizer que gosta do caos, fica muito bonito no Facebook, mas na vida real, não.

17 – Aprenda com os mais velhos, os que vieram antes de você. “o indivíduo é tolo, mas a espécie é sábia” Como diria Burke. É importante ter alguém com quem aprender a viver. Um pai, uma mãe, um amigo mais velho etc... Um mentor espiritual é algo que todo mundo deve ter, pois eles são instrumentos de Deus na nossa jornada. E quem sabe um dia, você mesmo auxilie a jornada de alguém com sua sabedoria.

18 – Adquira destreza, seja habil em algumas (ou muitas) coisas. Isto facilitará sua vida. Aprenda a consertar coisas, aprenda a lutar, jogar, falar outro idioma etc...


19 – Dinheiro é importante, mas não é tudo. A falta – ou o excesso – dele não podem influenciar sua vida.

20 – Política é importante, mas não é uma religião. Não torne a política um orientador da sua vida. As idéias vem e vão e os governantes orientam as massas de acordo com o que lhes convém no momento. Logo virá outro e outro após dele. Cuide da sua vida, por que – a não ser que você mesmo seja um político importante – você nunca vai mudar o cenário político. Só o que muda o mundo além disso, é um movimento histórico radical, como diria Lênin. Não importa o quanto você reclame e proteste, a política é vertical. Aceite isso o mais rápido possível e cuide da sua própria vida. Tome responsabilidade sobre ela.

21 – Construa o mundo em que você quer viver com suas próprias mãos. Se você deixar outra pessoa construir em seu lugar, você não vai ser menos que um servo no reino de outros. Crie seu próprio reino. Enfrente o dragão, aplaine o terreno, construa sua cidade, salve a princesa, conquiste tesouros derrote o inimigo e devaste suas terras, gere seus herdeiros e morra em paz. Seja o rei e a rainha do seu próprio castelo. Os contos de fadas são metáforas, por que a vida de todas as pessoas são assim. Sempre haverá um dragão e um tesouro, não importa o nome que você dê á eles. A questão é: Qual o papel que você decidiu empenhar na sua vida? O rei, o servo, ou o parvo que renega toda a realidade, esperando que o mundo real se enquadre nos seus delírios?

22 – Desenvolva um espírito de conquista e curiosidade. Sempre haverá o que conquistar, não importa o quanto você viva. Sempre haverá algo que você não conhece. Mate o espírito de tibieza em você. Isto tem muito a ver com o “ser ativo” que falei antes. Muitas vezes não tomamos essa postura, por que nos perguntamos se estamos certos, ou se vamos nos sair bem sucedidos etc... Provavelmente não vamos nos sair bem, e nunca saberemos se estamos certos ou não. Mirem se em César cruzando o Rubicão “Alea Jacta Est” , a frase completa é: "Aceitemos isso como um sinal dos deuses e sigamos até onde eles acenam, vingando-nos de nossos inimigos hipócritas. a sorte está lançada”. Não sabemos nunca a vontade dos deuses, a não ser depois de realizarmos os feitos. Se fomos bem sucedidos ou não. Você pode dizer: “Mas Hitler foi bem sucedido, e estava errado”, mas eu digo que se ele estivesse certo, hoje viveríamos sob a égide do quarto Reich, e isso não aconteceu.



23 – Uma hora ou outra, você vai ter que se deparar com um posicionamento político. Seja lá qual for o que você escolher, você vai desagradar alguém. Não que isso faça diferença – desagradar alguém – mas é muito importante saber que na política, você nunca terá mais ação do que no voto, e olhe lá. Eu já fui em diversos protestos e manifestações na vida e nenhuma delas mudou em nada o mundo. A única manifestação que já vi frutificar no Brasil moderno, foi uma manifestação que estava de acordo com a ordem política vigente e com as classes politicamente dominantes. Ou seja, nada mudou. Você pode escrever textos e mais textos onde quer que for sobre política. As pessoas só escutam o que lhes convém e quando elas querem. Você pode pensar que eu quero então que você aceite a ordem política, se renda ao poder por que é maior que você e não resista, mas não é isso. O poder político é algo complexo, muita coisa que você acha que é de esquerda ou de direita não conferem com a realidade de quem está no poder. 



E muitas vezes, quem está no poder não é quem você gostaria, mas por que você ia querer que tal ou qual pessoa esteja no poder? Quando foi que algum governante lhe deu algo? Mesmo as políticas de assistência social são falhas em preencher o auxílio que levaria dignidade as pessoas. Você pode protestar por creches e hospitais em seu bairro, por segurança e habitação. Pode enfim, protestar por coisas concretas de fato. Falar que é contra a corrupção é muito vago, se você decidir se posicionar de verdade politicamente, tem que ser algo pra além deste discurso. Ficar falando de aspectos sócio-culturais, é política de internet. O Estado não vai acabar com o preconceito, com o “machismo” e outros espectros como estes, justamente por que o Estado não é, e nem deve ser, onipotente, totalitário. Ele não manda nas escolhas pessoais que o povo deve ou não fazer. O máximo que pode – e deve fazer – é garantir a ordem pública. Mas é justamente por isso que você tem o controle da sua vida fora do Estado para criar o mundo em  que você quer viver. A sua resistência vem por meio disto, não de um textão no Facebook. Pare de colocar a culpa dos seus problemas “no sistema”, esse demônio que você cria e dá poder, não tem forma, nem definição específica, mas que é tudo e nada ao mesmo tempo e convenientemente te faz sofrer. Pare de dar poder á essa ideia, isso só vai atrasar sua vida e fazer sofrer á você e a quem te cerca.

24 – Proteja quem está ao seu redor. Acredito que esta é uma das maiores motivações da humanidade. O mundo é violento, egoísta e cruel, mas no princípio não era assim. Cargas d’água hoje é. Então temos que nos proteger para podermos viver em paz. Proteger muitas vezes da fome e da pobreza que assola nossa família. Proteger nossos pais mais velhos de passar por nescessidades. Proteger nossa mulher e filhos de nós mesmos e do nosso comportamento destrutivo. Proteção é mais do que tudo, um ato de amor ao próximo.



25 – Entregue-se com prazer á tudo o que você for executar. Se ler algo, leia até o final. Se for amar alguém ame com força. Não seja pusilânime. Se assistir algo, saiba quem atuou, de que trata a história etc... A mente humana se adapta á grandeza. Almeje sempre á extraordinariedade, por que de medíocres já transborda o mundo.

26 – Preste atenção aos inimigos, não para se vingar, mas para aprender com eles. Eles podem muito bem estar certos e você não perceber isso. Dar ouvidos – e crédito – ao inimigo é se questionar a si mesmo. Claro, não digo isto de inimigos que, por exemplo, querem te matar. Mas de inimigos mais simples, que é o que nos acerca na vida comum. A não ser que você esteja envolvido em algo ilícito, perigoso ou algo fora da curva, dificilmente alguém terá tal atrito com você. Nestes caso, lhes cabe o remédio amargo da justiça. Do contrário, preste atenção em quem tem um posicionamento político diferente do seu, em quem te critíca, em quem fala mal de você pelas costas. Eles podem ter razão.

27 – Saiba que algumas coisas que não aconteceram, foram muitas vezes, para seu próprio bem. Suponhamos que você conheceu alguém no seu passado que você admirava muito, que cortava seu coração de emoção e te inspirava a ser melhor, mas você nunca pode ter acesso á essa pessoa. Isso pode ter acontecido por que você deveria ter somente o idílio dela. Por isso se diz que muitas vezes não devemos conhecer nossos heróis. Por que no momento em que nos decepcionamos com ela, ele e o sentimento que ele nos inspirava, morrem no nosso peito. Então, quem sabe o que nos tornaríamos se isso acontecesse? Ainda que isso ocorra, como lidar com isso? O que isso lhe ensina? Aceite o idílio e torne-se alguém melhor, feliz e livre com o pouco que você tem.



28 – Há problemas irremediáveis, mas a vida não está isenta de sofrimento. Há que se lembrar que O Próprio Deus sofreu, entrando assim na dinâmica da justiça. Não sabemos por que o sofrimento existe, mas sabemos que ele precisa existir, pois até mesmo Deus – O Senhor do ordenamento da engrenagem universal – o sentiu. Há uma conexão muito próxima entre sofrimento e salvação. Sofrimento é como um termômetro, ele relfete o quão próximo da morte estamos, assim como a alegria reflete o quão longe da morte estamos. Para os sofrimentos que se tem resolução, precisamos de atitude e coragem para saná-lo. Mas “o que não tem remédio, remediado está”.

29 – A vida não tem um objetivo, a não ser, talvez, a própria vida em si. Quando temos um filho, não planejamos seu futuro, só queremos ter um filho – na maior parte das vezes – para sentirmos que deixamos nosso legado sobre a Terra e que esse novo ser humano, vindo de mim, me completará com amor, me encherá de alegria e preencherá meu tempo com sua educação. Penso que algo semelhante inspirou á Deus na criação da humanidade, dado que nós somos feitos á sua semelhança. Se nós não geramos crianças com um objetivo, a não ser vê-la crescer para que nós a amemos, por que Deus faria diferente? A vida não tem um sentido, uma finalidade, uma direção. A vida é o sentido. Toda a espécie de sentimentos, pensamentos e atos que temos e experimentamos, todas as ações que tomamos, tudo o que fazemos em nome da esperança e da alegria. Isso é o sentido. Chegar á algum lugar pode ser importante, mas não mais do que como chegaremos lá. E de mais a mais, ninguém saberá jamais o sentido da vida – caso exista um – nesta vida, assim como um bebê não sabe por que está no ventre da mãe até nascer. Mas se isso não for o bastante, considere que o sentido da vida, é buscar o seu sentido. E isto só acontecerá, se você estiver usando sua respiração pra descobrir que sentido é este, cumprindo então, seu sentido final.



30 – Almeje o mais alto, almeje sempre o Céu. Não almejes cargos, fortuna, relacionamentos duradouros. Almeje á Deus e faça por O merecer. Por que na verdade, todo o anseio do seu coração na verdade é um anseio por Deus. Isto é uma verdade que não percebemos, mas que se apresenta com o tempo. Quando temos sede de amor, paixão, paz, glórias, honras e conquistas, tudo no final das contas, é sede de Deus. A graça divina irá te alcançar se você buscar, e sua busca não será em vão. Quem sabe o que está do outro lado? Talvez voar pelas galáxias, rápido como um meteoro entre as estrelas. Contemplar a face de Deus em todas as suas formas e respostas e sentir-se amado completa e unicamente, preenchendo absolutamente todos os anseios e questionamentos que seu coração gerou por toda a sua vida mortal, e outros mais que você nem sabia que precisava saber. Cada coisa revelada na sua fonte original, não mais uma lembrança da caverna platônica, mas o objeto real par excellence, enquanto nos tornamos resplandecentes como diamantes no reflexo da Glória de Deus. Será que não valeria a pena viver por isso? Hoje, eu penso – com todas as minhas infinitas limitações – que sim.



*** 

E com este texto, eu encerro definitivamente as atividades do Cérebro Voltaiko. Desta vez, as prensas irão parar definitivamente. 

Isto por que, hoje a proposta sob a qual o blog foi fundado não se mantém. Não sou mais a mesma pessoa que escrevia os textos anteriores. Li alguns dos meus textos antigos - coisa que escrevi no começo do Blog e textos que escrevi quando ainda escrevia no Wordpress. E este definitivamente não sou eu. Não vou mais escrever por que não estou afim de me contradizer em cada palavra. Um exemplo claro, foi quando escrevi sobre o Guardiões da Galáxia e anos depois percebi que estava totalmente equivocado. Muitos dos textos que escrevi, não fazem mais sentido pra mim e eu não os escreveria novamente do mesmo modo. Porém, por integridade, não os apagarei. Eles ficarão aqui, como uma memória de uma época em que meus pensamentos eram mais simples. E por que, por alguma razão, na época em questão, eles deveriam existir.

Eu escreverei ainda em outro Blog que estou criando, mas com uma proposta tão inteiramente nova, que não terá qualquer semelhança com o Cérebro Voltaiko. 

Á todos os que me acompanharam até aqui, meu muito obrigado. E até a próxima, se Deus quiser!



Comentários

  1. Nossa, quanta coisa pra pensar e digerir...

    ResponderExcluir
  2. Incrível amigo, por favor divulgue seu novo blog, mesmo que não tenha nenhuma ligação com esse. Conheci seu blog através desse texto: https://cerebrovoltaiko.wordpress.com/2014/06/28/cavaleiros-do-zodiaco-e-o-cristianismo/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas