PRÊMIO CÉREBRO VOLTAIKO - OS MELHORES DO ANO!



AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Chegou o grande dia minha gente!!

O especial de final de ano que todo mundo estava esperando, sim. O Troféu Imprensa do Blogue, o Roberto Carlos cantando no Ano Novo, sim, sim. É o especial com tudo de melhor que teve em 2016 de acordo com meu gosto muito duvidoso.

Pois nesta categoria vou colocar os melhores do ano PARA MIM, há. O que isso quer dizer? Que sim, haverá muita, mas muita coisa que não é deste ano, filmes, séries e quadrinhos que foram lançados ou finalizados em anos anteriores, mas que por algum motivo, eu só vim a conhecer este ano.

Mas até aí, teve gente que só conheceu a palavra Impeachment esse ano, então...

Coloquei categorias bem pessoais, por que quero deixar bem claro que esta é uma lista MINHA, não fiz votação pra saber o que as pessoas acharam que seria, ou algo do tipo, são somente coisas que foram marcantes na cultura pop para mim esse ano, e quero compartilhar com vocês, sem mais.

Então, vamos á premiação...

Primeira categoria:


Melhor filme no cinema: Batman vs Superman: A Origem da Justiça. 


Cara, essa foi uma das melhores experiências que já tive no cinema em muitos anos.

Eu, sou um cara dos anos 80/90, se um filme desses sai nessa época, eu não tinha dormido nunca mais e nunca mais ia abrir o olho pra não ter que ver nada além dessa cena do gif, mas as pessoas ficaram mais arrogantes e pretensiosas ao longo dos anos e hoje sentem-se num pedestal, onde o filme pra ser bom tem que ter um não sei o que - que nem deve existir - pra ser o melhor filme de todos os tempos.

O padrão Marvel virou o único padrão de comparação para filmes de herói - mais especificamente Deadpool e Vingadores - Se não for igual, é um lixo...

Mas como esta lista é minha...


Melhor filme de equipe: Esquadrão Suicida.



É isso mesmo que você leu, não foi Guerra Civil pra mim. E não é por que eu prefiro Marvel ou DC, mas por que me diverti muito mais com o Suicide Squad, do que com o Guerra Civil, que sim, foi muito bom, mas o Esquadrão Tinha uma arma secreta...








Dava pra encher o post com isso, mas vocês já entenderam... Não dá pra competir com isso minha gente, não dá mesmo...

Até Margot Robbie aparecer, o reinado do Cérebro Voltaiko estava de joelhos para Anne Hathaway, mas depois do Suicide Squad, não teve condições e fizemos um Impeachment... Coisa comum hoje em dia - e colocamos no lugar a Dra. Harley... Pois é, tá melhor que a vida real por exemplo, onde um vilão também foi colocado, mas deixa isso pra lá.

Esse ano, inclusive, eu li em muitos lugares que o Esquadrão, foi o pior filme do ano. E eu creio que isso aconteceu por inúmeros motivos, os quais eu não concordo em absoluto. Para mim, foi um filmão e não me importo com a opinião da crítica, se eu gostei ótimo, se não, não. O que sei é que se for pela crítica - inclusive, você pela minha também - eu não gostaria de metade dos filmes que amo hoje em dia.

Enfim... Próxima categoria...


Melhor herói de 2016: Don Draper - Mad Men





Todo cara quer ser Don Draper, só não sabe disso, ou já é e não sabe.

O fato é que Don é o arquétipo perfeito do ideal masculino, ainda que este ideal tenha muitos aspectos negativos, mas é retratado com perfeição na série Mad Men. Este personagem me fez pensar na minha vida e me fez revisar muitos aspectos dela.

Mas você pode argumentar: "mas o Draper não é um super-herói". Então lhes apresento o Batman...




É né... Pois é...

Próxima categoria:

Melhor música que não é de 2016, mas que foi a mais ouvida por mim esse ano: Hard-Fi - Hard To Beat 




Foi esta, sim esta mesmo.

Esta música me trouxe um sentimento muito forte de um tempo que a vida era inédita, em que tudo era novidade e as ruas pichadas do centro velho, eram territórios perdidos sem fim... Mas cheios de possibilidades.

Essa música e este clip, contam uma fração da minha história romântica jovenzinha até aqui, e por isso, e pela batida, leva o caneco de 2016.


Melhor Livro: Senhor do Mundo” (“Lord of the World”), de Robert Hugh Benson.




Por que raios este livro está aqui?

Por que foi um dos melhores livro que já li, não só em 2016, mas em toda vida. Até eu ler este livro, meu favorito de todos era O Lobo da Estepe de Hermann Hesse. Mas, como  estou em um período diferente da vida, algumas coisas também mudaram.

Este livro foi escrito em 1907, por um padre, e é sobre os últimos dias desse planetinha, antes da segunda vinda de Jesus... É uma espécie de ficção científica cristã, mais ou menos como As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis estão pra literatura medieval.

Mas esse cara, em 1907, praticamente descreve nossos dias. Parece que ele viu de verdade o futuro. É muito perturbador em alguns sentidos. Ele previu, por exemplo, a Revolução Cubana. Vale dizer também que o Papa Francisco citou esse livro pelo menos umas 3 vezes esse ano...

Recomendadíssimo.

Melhor livro de máfia: Educação Siberiana - Nicolai Lilin




Ganhei implorei esse livro da minha irmã, no Natal do ano passado, mas só li este ano em Janeiro e pra mim, já virou clássico.

Inclusive eu tenho uma lista de clássicões pra recomendar pra minha filha um dia, este é um deles...

Foi mais um dos melhores livros que já li e recomendarei pra sempre. simplesmente perfeito. Sobre o autor vivendo no meio da máfia russa. As histórias são tão violentas e tão belas que precisavam ser contadas, e foi isso que o Nicolai fez, resultando neste livro perfeito e meio desconhecido do grande público. Tem um filme também, com o John Malkovich, mas que não chega nem perto da grandeza do livro.


Melhor quadrinho: O Cavaleiro das Trevas 3 - Frank Miller, Brian Azzarello, John Romita Jr. entre outros...




Este é desse ano mesmo. E precisa ser lido este ano ainda.

É uma minissérie épica retornando ao universo criado por Frank Miller para o cruzado encapuzado, que já teve uma continuação muito mal desenhada e com um roteiro meio fuleiro, mas que ficou foda agora, talvez por causa dos roteiristas e desenhistas adicionais.

É sobre o povo Kryptoniano da cidade engarrafada de Kandor tomando a Terra de assalto, após uma série de reviravoltas.

Este quadrinho é bom, por que é uma espécie de DC Comics no universo de Black Mirror. O Frank Miller acertou na crítica social, tirando alguns pontos capciosos sobre o Islã, mas tirando isso, o quadrinho é muito bom mesmo.

Melhor mangá de 2016: Ultraman


Esse é pra quem é fã, ou pra quem quer ser.

É um rebot - não é, mas leia pra entender - da série clássica do alien mais amado do Japão. Só que com a melhoria de ser muito mais centrado em uma narrativa realista. Até por que, depois de tantos anos, era preciso se reinventar.

Já falei dele aqui no blog antes, mas falo novamente, se você curte o Universo Ultra, é um mangá que vai fazer sua pele arrepiar, garanto.

Melhor série pra ver com o/a Crush: The Americans



Que série mais cute minha gente...

Esta série, por algum motivo é meio apagada do público em geral, acho que é pela trama política, mas se as pessoas assistem Game Of Thrones, então não tem desculpa...

Ela é sobre esse casal aí, disfarçado de papai e mamãe comum nos EUA nos anos 80, quando na verdade são um casal infiltrado da união soviética, responsável por dar cabo de peças-chave do governo.

Trilha sonora animal e LUTAS INCRÍVEIS, e de quebra um romancinho da hora...


Melhor filme de 2016: Cafe Society - Woody Allen



Sim, é a Joan Jett e o Lex Luthor...

É sobre um cara judeu nos anos 30 que vai morar com o tio, o filme conta a vida de um garoto interiorano, evoluindo de friendzone besta, até um cara experiente e boa pinta. Não dá pra falar mais, o roteiro, contando assim parece uma merda, mas é uma história contada com uma elegância sem par.

E tem a Kristen Stewart que é - para mim - uma das atrizes mais bonitas do lado de lá...

Tá certo que ela fez Crepúsculo e metade do planeta acha ela inexpressiva, mas fota-se, eu acho ela muito gata, e o Woody - que recentemente virou um dos meus diretores favoritos - também acha.

Ou não?



Sem contar que a história foi muito bem contada, é um dos melhores filmes do Woody - só não é melhor que o Manhattan - Com um elenco certeiro e uma história emocionante como já era de se esperar... E me tocou de uma forma especial - calma com essas piadas aí minha gente.



Série que todo o planeta devia assistir: Black Mirror 




Que dizer desta série? É como ver o Apocalipse, só isso.

Essa série deveria ser assistida por todo mundo dessa época de merda que vivemos, mas por outro lado, a maioria delas não entenderia, e mais, deturparia toda a ideia.

Para mim, o melhor episódio é este aí da foto: Fifteen Millions Merits.

Para mim, este é o melhor de todos. É o que dá o maior tapa na cara da hipocrisia social, da indústria cultural e da captação das ideias revolucionárias. Como uma coisa boa e pura pode ser destruída e corrompida com tanta facilidade, como as pessoas se revelaram escrotas e vazias, e o principal: Como é praticamente impossível ir contra isso tudo.

O fato é que não temos força para deter o progresso tecno-científico, mas o preço disto é sermos cada dia mais escravizados por uma cultura de controle hipócrita e medíocre. Que nada mais é do que a amplificação virtual do pior do ser humano.

Seja como for, com um pouco de bom senso, você vai achar a série no mínimo perturbadora, mas depois disso, vai voltar pra sua vida digital falsa como sempre e a vida continua.

Até quando, já é outra história.

E agora, a categoria final, o troféu revelação do CV, este ano, empatado.

REVELAÇÃO DE 2016 - QUE NÃO É DE 2016: MAD MEN / HOW I MET YOUR MOTHER.




Eu simplesmente não tenho como decidir entre uma ou outra, de modo que as duas ficam aqui.

Estas duas série entraram na minha vida por acaso, por que tinham que entrar, mas me emocionaram de diversas formas possíveis.

How I Met Your Mother - Ou HIMYM - é sobre um cara contando aos filhos como ele conheceu a mãe deles, mas isso é só uma desculpa para contar uma das histórias mais bem escritas da televisão.

Cheia de sacadas ótimas, referências culturais, trilha sonora magnífica, narrativa em flash forward - contando um fato do passado que o espectador não conhece - Mas o que é melhor, é o grau de humanidade e beleza que a série tem. Algo que está muito perdido nas produções de hoje, e por isso creio eu, que esta série fez tanto sucesso. É uma série que lembra a nossa vida, não uma série que manda como nós temos que viver - como vem acontecendo recentemente.

Vão fazer isso ainda, por que vão lançar um Spin-off, chamada: Como eu Conheci seu Pai, com a protagonista mulher. Série que não assistirei um episódio sequer.

Já Mad Men, é sobre a vida decrépita de Don Draper. Afundando numa mudança de época que ele não consegue acompanhar. Tudo isso com uma narrativa vencedora de QUATRO Emmys consecutivos de 2008 á 2011, sobre uma agência de publicidade, descrevendo detalhadamente todo o período político/histórico da década de 60.

São duas séries que não tem nada em comum, a não ser o foco nos relacionamentos humanos por uma ótica que não vejo mais nos últimos tempos. Uma ótica de beleza, onde por mais que não haja um EPIC HAPPY ENDING, ainda assim, é uma série que fala da importância de interação humana, numa época em que a Netflix tem que sugerir ás pessoas para saírem da frente do computador. E estas pessoas sentirem-se orgulhosas disto.

Algo está errado, quando as pessoas preferem um computador á um dia com amigos, uma noite de sexo sem Tinder ou risadas num bar.

Essas séries ainda são da época em que isso ainda existia, e como eu sou dessa época, elas levam o caneco.

*** 

Então é isso minha gente, acho que este vai ser o último post de 2016. Então, desde já, agradeço por terem me acompanhado até aqui, em todos os altos e baixos. Em 2017, espero ter aprendido com meus erros e com isso, trazer material de melhor qualidade pra vocês, com uma qualidade melhor do que eu trouxe até aqui.

As merdas serão as mesmas, eu garanto, mas eu prefiro isso, minhas merdas honestas, do que um monte de falsidades que tentam fazer vocês engolirem por aí na internet a fora. Pois se vale de alguma coisa, eu escrevo pra vocês de coração.

Então, até ano que vem, com muitas surpresas pro blog.

Bebam muito, beijem muito, vivam o melhor possível e saiam um pouco da frente do computador, termine de ler isso, jogue o celular num canto, e vão viver.

E até 2017, se Deus quiser!


Comentários

Postagens mais visitadas