As Melhores Séries da Gálaxia



Muito bem minha gente... Uma hora ou outra pinga alguma coisa aqui, e como vocês podem ver, não tem pingado muita coisa, mas é melhor pingar do que faltar - já dizia minha santa vovó. E aqui estamos nós, eu aqui, no meu velho e querido banco, pra empurrar uma listinha marota em vocês.

Sim, uma listinha sem-vergonha, uma listinha de boteco, uma listinha safada, sim, por que pelas estatísticas do site, vocês gostam de listinhas, e como não escrevo muito - nem bem - vou fazer um post que vai agradar a geral.

Consta que já fiz um monte de listas aqui, mas não consta até agora, uma lista de séries que gosto muito. Mesmo fazendo muitos posts sobre séries (tem do Game of Thrones, Marvels: Daredevil etc...).

Mas quais são as melhores séries que eu já vi? - Me interroga o leitor incauto.

Pois bem, para responder essa questão importantíssima para a marcha histórica da humanidade, é que vim a público hoje. É importante dizer primeiro de tudo, que provavelmente, muita gente vai ficar deveras decepcionada com minha lista. Isto por que ela não vai incluir muitas séries "titânicas" que eu ouço as pessoas dizerem que são as melhores que elas já viram, por exemplo, não vai ter House, Dexter, Game of Thrones, Breaking Bad nem American Horror Story ou Friends, The Big Bang Theory, menos ainda Twin Peaks.

E o motivo disso é que ou eu não assisti tudo pra opinar, ou eu assisti e não gostei, ou já gostei e não gosto mais.

Fiz uma lista de fintchy séries, por que só dez não cabiam todas as séries que amo de paixão, mas considere que ao longo dos anos eu tive muitas favoritas, e ainda hoje mesmo vendo outras mais "famosinhas" eu assisto algumas delas, nem que seja uma vez por ano, por nostalgia...

Então vamos começar os trabalhos... E em vigésimo lugar:

Lois & Clark - As Aventuras do Superman



Teri Hatcher...

Essa série é uma pérola, hoje em dia, você pode dar uma de fodão e dizer que não via essa série no SBT, mas eu não acredito, pelo menos um episódio você viu e gostou que eu sei. Atualmente as pessoas estão cada vez mais chatas, exigentes e babacas, mas já houve uma época em que não era preciso ter efeitos especiais de outro planeta e teor violento pra agradar o público, e sabe o por quê? Por que tinha roteiro. Tinha cueca em cima da calça? Sim. Mas pra mim isso era o de menos, pra mim bastava ver o Superman e seus amigos de carne e osso se mexendo que já tava ótimo. O uniforme ainda era de pano, mas era convincente. Pra mim, essa série - e outras dessa lista - são memoriais de um tempo em que a humanidade era menos babaca.


A Família Twist 



Ixi, essa aqui é só pros profissionais...

Eu duvido que você assistiu essa série quando ela passava na TV Cultura nos anos 90, mas eu assistia.

É uma série, tecnicamente, bem bobinha. Mas é muito boa. É sobre essa família aí da fota, que mora num farol numa espécie de Twilight Zone onde acontece um monte de coisas paranormais bizarras. Por algum motivo, é muito difícil achar essa série pra baixar, mas eu garanto que vale o esforço.


Por sinal, a abertura era essa aqui - e eu espero que o YouTube não tire isso do ar...


Família Dinossauro



Essa era boa...

Acredite se quiser, mas essa série é da Disney. E apesar de ser uma série "pra criança", eu acho as críticas ao modelo social americano, melhores que as do Simpsons por exemplo - apesar de que, no começo, Os Simpsons eram excelentes.

Nos anos 80 e 90 no Brasil, essa série era uma febre, não sei se você é dessa época, mas era na época o que hoje é o Frozen... Aliás, curioso isso do Frozen, não há canto no mundo infantil onde não exista Elsa e Anna, onde houver uma menina, haverá uma camiseta "da Frozen" como as pessoas chamam...

Enfim, tinha copo, lancheira, bonecos, camisetas, enfim, uma série de produtos sobre o tema, eu mesmo tinha um boneco do Baby - Mas não o que puxava uma cordinha e falava, esse era mais caro...

Família Dinossauro é uma série excelente, se você viu criança, assista de novo adulto e você vai ver como essa série é mais do que parece.

Blossom



Me ocorreu agora, que essa lista tá parecendo aquelas tipo "séries saudosas que marcaram época" ou "relembre as séries dos anos 80", desculpa gente, não é isso. Mas é que acho injusto com minha memória - e com vocês - fazer uma lista das minhas, repito minhas, séries favoritas e ficar forçando a barra pra ter leitores, Não vou colocar Game of Thrones, por ser "suuuuper feminista" por causa da Dany e "suuuper bem produzida" desculpem.

Mas Blossom...

Eu não sei o que essas crianças fazem hoje em dia, mas no meu tempo *tosse* agente chegava da escola e assistia TV, e no SBT por que TV a cabo era coisa de burguês. Dai tava passando o quê? Sim, com aquela abertura marota e histórias simples do dia-a-dia de uma minazinha com temas universais.

Mas eu amava essa série. E até hoje, é uma das minha favoritas. A título de curiosidade, Blossom, quer dizer algo como flor em inglês, e a Blossom - Mayim Bialik, que é neurocirurgiã inclusive - hoje em dia fez o The Big Bang Theory, e a personagem se chama Amy Farrah Fowler.


Goosebumps



Essa era cabulosa...

Não lembro quando ela passava, mas eu acho que era nos anos 90 na Globo, por que eu ainda estava na escola.

É uma série de livros de terror juvenil que virou série de TV, eu gostava muito, mas até hoje, não conheci vivalma que já tenha assistido, apesar de que na época era bem famosinha... Tinha uns episódios melhores que outros, mas esse do boneco aí é de longe o melhor.

Recentemente fizeram um filme, que ainda não vi, com o Jack Black, que imagino que ficou bom... Vou ver depois opino. Mas a série é muito boa, altamente recomendada!


Sherlock



Que série minha gente...

Eu comecei a assistir Sherlock com um mal gosto da peste... Por que ainda estava com o filme do Guy Ritchie na cabeça - Aliás, eu AMO os filmes desse cara, e ele tá fazendo um filme do Fuckin' Rei Arthur!!!

Enfim, como ia dizendo...

Tava com o filme nas ideias ainda, e até onde vi, era uma espécie de Doctor Who sem viajar no tempo - até por que o roteirista é o mesmo, Steven Moffat - E pra mim era perda de tempo, era só ver o Doctor logo, não tinha nenhum traço de especificidade no Sherlock.

Sherlock Holmes, Rei Arthur e Robin Wood são meus heróis de infância, por motivos que eu conto em outro post, e quando eu vi o Doutor Estranho Sherlock dessa série, não curti muito. Achei bem abaixo das adaptações anteriores. Mas me aparece esse episódio:



Aí tudo fez sentido...

Até hoje, o toque do meu celular é o mesmo do Sherlock... Assista e entenda o por que, se já assistiu, deve imaginar como é quando o celular toca no ônibus...


Eu, a Patroa e as Crianças



Quando estiver vadiando na internet digite Parker McKenna Posey, que era a Kady Kyle...

Enfim...

Não tem muito o que falar, como acho que ela ainda passa na TV, você deve saber qual que é da série. Então não vou me demorar aqui, basta saber que o Michael Kyle é o pai que vou ser, só isso.


Todo Mundo Odeia o Chris



O Chris sou eu.

É impressionante a quantidade de coincidências que tem nessa série, se você me conhecesse pessoalmente desde criança, saberia do que estou falando. O Chris Rock sou eu em outro país, não consigo imaginar outra explicação.

Acredito que muita gente se identificou com o personagem, por muitos motivos, mas rola alguma coisa muito estranha nessa série, por que muitas coisas realmente aconteceram comigo - Não vou falar o que nem á bala - Parece uma realidade alternativa...

É meio que me ver criança... Muito estranho...

E por falar em estranho e anos 80...

Stranger Things



Para tudo e assiste isso aqui:



Eu tô rindo até 2018...

Essa série é absurdamente perfeita. Eu particularmente gosto muito de filmes de terror que são "filmados" em outra época de mentira, já falei de muitos aqui no blog, o V/H/S, We Are Still Here, House of the devil etc...

E ai os caras me fazem uma série!

Filmado com câmeras e fotografia dos anos 80, junto com uma trilha sonora que saiu da minha playlist *tosse*tosse* com uma história cabulosa...

A série é muito perfeita caras... Minha irmã me apresentou essa - aliás, ela só apresentou coisa pica até hoje - e eu endoidei pra assistir. Uma coisa que gostei na série é que mostra bem como era ser nerd nos anos 80/90, sem o exagero falso que é hoje. Quando jogar RPG era mais mágico... E tinha mais sentido.

Todo mundo tá com uma interpretação formidável, até o Ian Curtis...


Hércules / Xena: A Princesa Guerreira



São duas séries, mas pra mim, dá na mesma...

E não olha pro lado não. Essas duas séries eram maravilhosas, cada episódio era uma espécie de capítulo da Odisséia, muito boa mesmo. O tipo de série que tá faltando hoje em dia. Apesar de que tá faltando, por que hoje em dia as pessoas não tem mais espírito pra fazer algo do tipo, tem que ter panfletagem pseudo-política, violência e efeitos especiais mirabolantes.

Essa, assim como Lois & Clark, é um monumento de um tempo em que a humanidade não se sentia envergonhada por ter coração e bom humor. Só isso.


*** 

Aqui chegamos á um intervalo. Essas dez séries que listei aqui, são algumas das minhas séries favoritas, que de um jeito ou de outro, me influenciaram em algumas coisas e ensinaram outras, as próximas dez séries, são as que considero as melhores de todas.

São séries que me emocionaram até chorar, séries que me ensinaram e me divertiram em níveis de criatividade absurdos. Em suma, são, até o presente momento, as melhores séries da minha vida.

Então, em décimo lugar:

10° - Lost



Quem nunca...

Apesar de um monte de gente ter falado que o final era pior que o final do Caverna do Dragão, eu gostei da série como um todo, por que até onde me lembro, não teve nada parecido com isso.

Por mais que as pessoas batam o pé hipster mentindo sobre Twin Peaks, que nunca vi no Brasil e se passou ninguém assistiu, Lost foi muito melhor. Bju. Boa noite.

Em váaaarios episódios aconteceram coisas que entortaram a cabeça do público de um jeito inédito até então. A linguagem em flash forward - contada a partir das memórias, ou fatos anteriores - Hoje é carne de vaca, mas não era assim. A ideia de história holística, a trilha sonora, os mistérios se prolongando etc...

E claro, acredito que foi o germinal para a onda de séries de qualidade que vieram depois. Por essa e outras, considero Lost como uma das melhores séries da galáxia.

9° - Ultraman




Numa época em que os EUA dominavam culturalmente, os japoneses, ao contrário do resto do mundo como sempre, desejavam criar um super herói nacional que fosse bom o bastante para o público japonês, então criaram um gigante poderoso, que na verdade era um cara normal e meio besta, que ficava fraco e quando tudo indicava que ia perder, ele dava tudo de si e derrotava o inimigo.

Era o Rocky Balboa? Nada disso. era o Ultraman.

E 50 anos depois, esse personagem ainda resiste. Grandes diretores como Takashi Miike, já dirigiram um episódio e até um ex-primeiro ministro, já dublou o Ultraman King.

Hoje, o Ultraman alcançou o status de cult e virou um épico que por muitos motivos, ficou legado á uma imagem de "coisa do passado" no Brasil, mas ainda se produzem episódios excelentes que poucas pessoas sabem que existe.

Aliás, tem alguns na Netflix pra você parar de chorar... Mas eu sugiro que você assista a primeira temporada, com as roupas de borracha mal-feitas, pra depois você falar que é uma merda pros seus amigos pseudo-cults, por que você é o fera das séries por assistir The Big Bang Theory e Westworld.

8° Night Visions



Essa é mais uma daquelas séries picas do SBT, mas que passava de madrugada e ninguém assistia...

Apresentada por Henry Rollins, da banda punk Black Flag, era tipo a versão moderna do Twilight Zone - Aliás, citei essa série aqui duas vezes, é uma série dos anos 60 que durou uma cacetada de tempo, com parcos efeitos especiais e apresentada pelo Rod Serling, já sabe né...

Mas o Night Visions não fica pra trás. Tem um monte de diretores cabulosos dirigindo alguns episódios, gente que quando assisti na época, nem sabia quem era, tipo Tobe Hooper...

Se você não tá afim de perder tempo, tem dois episódios que são meus favoritos: (Darkness) Nas Sombras e (Hate Puppet) Boneco do Ódio.

Nas sombras é de cagar na calça...

7° Smallville: As Aventuras do Superboy



Somebody saaaaaaaaaaaaaave meeeeeeeeee....

Antes de Gotham, Flash, Arrow, Constantine, Super-Girl e Legends of Tomorrow... Havia Smallvile com quase todos eles na mesma série...

Já escrevi sobre Smallville aqui, então não vou me demorar. Todo mundo que eu conheço fala mal da série, exceto um dos meus melhores amigos que eu tenho certeza que realmente manja de HQ e entendeu a premissa da série.

Smallvile não se trata de uma adaptação 100% fiel ao Homem-de-Aço, mas sim uma homenagem á lenda do Superman, contada com bondade, honra e justiça, que aliás são as características principais do primeiro super-herói.

Tava assistindo All-Star: Superman do Grant Morrison - que achei uma merda - mas o que importa é o seguinte: Numa das cenas da produção do desenho, um dos roteiristas se pergunta por que as pessoas se identificam mais com o Batman do que com o Superman.

Tendo em vista que o Clark é um cara comum, bondoso, meio besta, que trabalha pra pagar suas contas, toma fora da mina que gosta, depois se casa e leva uma vida relativamente comum - quando não é o Superman é óbvio - e o Batman é um cara violento, frio, milionário, que perdeu os pais assassinados, sempre tem a mulher que quer e não tem vida normal nem com seu alter ego, nem com sua identidade civil. Ou seja, tem uma vida que tecnicamente, 80% da população não tem. Então, por que as pessoas se identificam mais com o Batman do que com o Superman?

Que é que você acha?

Bom, eu não vou dizer o que eu acho, mas vou deixar esse gif e ir pra próxima série.



6° Roma



Considerada uma das séries mais caras da história, me parece que gastaram 100 milhões de Obamas em cada temporada.

Mas olha, valeu a pena... Por que a série é magistral.

A HBO é muito apelona com quase todas as suas séries, com Roma não foi diferente. A precisão histórica é incrível, os detalhes históricos são perfeitos, tipo as pichações nas paredes, a mudança dos dias nos calendários, os rituais religiosos estatais, o comportamento Estóico dos soldados, incrível mesmo.

Mas o mais incrível de tudo, é real.

Dãaaa, não diga.

Digo, digo sim, por que tem gente que acha que Game Of Thrones é um documentário. Por que "Na vida real é assim que ia acontecer" é o que todo fã fala ao defender GoT, Mas assistindo Roma, você percebe o que é política de verdade e de onde nós viemos como civilização ocidental.

E claro, muita putaria... Mas isso é o de menos, ou dependendo do que você gosta numa série, é o demais...


5° The Americans



Essa é uma das melhores das minhas favoritas...

É sobre um casal de espiões russos infiltrados no subúrbio americano da guerra fria dos anos 80... Então, enquanto estão arrumando a mochila dos filhos, estão matando peças-chaves do governo.

A mina é a Keri Russell, que se você assistia o SBT - No final do post vou enviar a conta da publicidade pro tio Silvio - deve ter visto Felicity, pois e a mesma mina, só que num papel muito mais pica...

Vejamos...





Não existe mulher feia, existe mulher que não conhece os produtos...


Ai ai... Tava demorando né minha gente? Toma outra então, da Esquire e da GQ...





Série loka...

Aliás, outra coisa muito boa nessa série é a trilha sonora. A do primeiro episódio é a melhor.


4° How I Met Your Mother



Sabe aquelas séries que dão alegria de viver? Pois é...

Eu gostava de séries de comédia num tempo mais simples da minha vida, pode ver pela lista que quase todas são dos anos 80/90 quando a vida era mais fácil, mas a partir dos anos 2000, a vida ficou mais complicada, mais sombria e menos engraçada, e não vi mais graça em séries de humor.

Até me deparar com ela. Que era uma série que foi amor a primeira vista, mas precisava de tempo pra me dedicar á ela.

Mas essa série é engraçada demais, linda demais e triste demais... Mas combinadas de um jeito tão perfeito que entrou para o quarto lugar das séries que mudaram minha vida.

A única coisa que me arrependo, foi não tê-la visto antes, assista para o ano passado...

E agora as três melhores séries de todos os tempos, segundo o padrão Cérebro Voltaiko.


MEDALHA DE BRONZE
MAD MEN



Essa é uma série pra poucos. Só não é a melhor de todas que já vi até hoje, por que o primeiro lugar acabou com meu mundo, e o segundo também, e por que os dois primeiros lugares são de gêneros totalmente diferentes.

Aliás, os três primeiros lugares podem ser considerados como primeiros lugares, elas são o Marco Antônio, Otaviano e Lépido das séries pra mim...

Mad Men foi uma série que mudou minha vida, caiu no meu colo quando eu mais precisava e me emocionou de diversas formas que até agora não consigo descrever.

A série é sobre a vida dos publicitários da Madison Avenue, na Nova York dos anos 60. Mas isso é só um pano de fundo pra mostrar o panorama dos costumes e da sociedade dessa década.

É, tecnicamente, a melhor série que já assisti na vida. Tem a melhor trilha sonora que já vi em qualquer série de qualquer tempo e o melhor elenco. Melhor figurino, melhor locação, melhores atuações e por aí vai...

O problema é que, como disse, a série não é pra qualquer um...

Pra começar, ela tem 7 temporadas, como quase uma hora de episódio, com 14 episódios por temporada. E o publico em geral não gosta disso, eles querem fazer valer essa hora, e por "fazer valer", quero dizer o modelo Game Of Thrones de série de uma hora. E não é o que acontece aqui.

Mad Men é uma série feita pela AMC, recusada pela HBO e foi a primeira série da TV á Cabo Básica á conquistar o Emmy de melhor série dramática. Por QUATRO anos consecutivos de 2008 á 2011.

Mad Men é uma série difícil de aceitação aqui em terras brasilis... Eu não vi nenhum satanás que tenha terminado as sete temporadas até hoje, então fico no meu isolamento de merda... O que de certa forma, é melhor do que ela ficar famosinha e ser banalizada...

Mas mesmo assim, eu queria conversar com as pessoas sobre o final dela - inclusive tem uma série chamada 30 Rock, que uma personagem fala a mesma coisa sobre Mad Men, inclusive parte2, tem uma teoria de que Mad Men e 30 Rock acontecem no mesmo universo...

Você não quer saber como Mad Men acaba?

Cara, como eu amo Mad Men... É tão ruim gostar de uma coisa que ninguém gosta... Quer ver? Vocês já assistiram "O Homem do Castelo Alto"?

Ninguém conhece...
Que merda...

Próxima.

MEDALHA DE PRATA
DOCTOR WHO



Eu escrevi, não um, mas dois, textos sobre por que amo Doctor Who, meu favorito é este. E o outro é do Wordpress. Então, não vou falar mais, basta que está tecnicamente em segundo lugar.

Agora em primeiríssimo lugar, honra ao mérito:

MEDALHA DE OURO
GARO


"Existem bestas demoníacas chamadas 'horrores' emboscando nas sombras do mundo. Esta é a história de Cavaleiros Guardiões que caçam estes Horrores".

"Não tire os olhos daqui".


Com essas palavras, começa a melhor série que já vi até hoje.

Garo é aquele caso complicado que eu sinto quando gosto demais de alguma coisa. Eu simplesmente não tenho como elogiar uma série tão grande. Assim com Mad Men e Doctor Who, algo de muito inovador realmente se desdobrou na minha frente. Algo que eu já tinha visto antes, mas de um jeito completamente inédito, Garo me fez rir, chorar e ter medo tudo em uma série só.

Assim como Mad Men, volto a dizer que Garo não é pra qualquer um, por que eu tenho certeza quase que absoluta de que 80% das pessoas que vierem á assistir Garo, fatalmente vão dizer que é uma bosta, por que já estão com olhar viciado da modernidade e não vão se dar ao luxo de tentar entender a mensagem e a simplicidade da série.

Mas, mais do que isso, Garo é uma série que eu mesmo gostaria de ter escrito. Se algum dia, no futuro, minha filha, ou neta ou sei lá quem, perguntasse pra quem me conheceu: "Que tipo de pessoa ele era? Do que ele gostava?" Assistindo Garo, tem um resumo perfeito de absolutamente tudo o que eu gosto e admiro, tanto numa série como na cultura pop em geral.

Garo, é sobre um cara que vem de uma linhagem de caçadores de demônios, muito atormentado ele acaba comprometendo a vida de uma menina que cruza o caminho dele, por uma série de fatores ele a leva com ele e continua matando as criaturas das trevas. Mas assim como Mad Men e Doctor Who, isso é pano de fundo pra estruturar uma narrativa impressionante, cheia de experimentalismos absurdamente criativos e ao mesmo tempo com uma carga emotiva impressionante e bela.

É uma série bem pesada por sinal, e se não me engano era transmitida de madrugada no Japão. E pensando bem, eu não sei como eu á conheci, o que sei é que realmente, eu não tirei os olhos da TV até acabarem todas as temporadas do primeiro ciclo.

As outras temporadas eu não gostei muito não, por que cada uma é uma história diferente com um fio condutor igual, então algumas são boas e outras não, mas eu recomendo muito que vocês assistam.

De qualquer forma, Garo é e será por muito tempo, a série que acho que mais tem sintonia comigo como um todo, e por isso, o primeiro lugar.

MENÇÃO HONROSA


Por que sim.

Então é isso minha gente, deixa aí seu comentário espero que tenham gostado dessa listota marota e até a próxima se Deus quiser.


Comentários

  1. Adoro Xena!

    Eu tava vendo The man in the high castle, é interessante, mas não desenrolei ainda. Já viu Black mirror e Mr Robot?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas