X-Men: Apocalypse e o fim do meu ressentimento infantil


Acabei de assistir o X-Men: Apocalipse. Preciso escrever isso, por que não me lembro de ter falado tão mal de um filme antes. Mas meus caros, devo dizer que mais uma vez eu queimei a língua. Falei mal da Elodie Yung que fez a Elektra do Demolidor, falei da segunda temporada do Demolidor e mais ainda do X-Men e do Bryan Singer.



Elodie <3

Falei mal por um monte de motivos. Isso por que eu fiquei impressionadíssimo com os X-Men do Matthew Vaughn - Pra você ter ideia, a música que eu sai da igreja no dia do meu casamento, é a música de encerramento do X-Men: Primeira Classe - E analisando os outros X-Mens feitos pelo Singer, via que ele não respeitava nada da história dos X-Men, para ele era tudo uma metáfora que poderia ser distorcida á sua vontade.



Pra mim, o X-Men: Primeira Classe, tem... Bem... Mais classe... Foi a primeira vez que vi um X-Men com pegada 007 (e eu amo 007), espionagem, crise política internacional, personagens falando nas línguas nativas, figurino bem trabalhado etc... Tudo numa trama mais psicológica do que a simples pancadaria e efeitos especiais justificando um monte de coisas sem sentido dos X-Mens anteriores.

Dai a Fox devolve os direitos pro Singer que faz aquela porcaria do X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. 

E eu fico meio...



Sei lá, eu fiquei com MUITA raiva.

Pra mim, eu não entendia como era possível o Vaughn ter feito um trabalho tão bom e os caras mandarem os direitos pro bosta do Singer? No X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, o Singer zoou com os sentinelas, com a ideia de X-Men históricos, com os personagens principais... 

E Isso só não ficou pior, por que o Singer deu um tapa na cara de todo mundo e fez o Wolverine apagar toda a cagada linha histórica até ali. Então sai o trailer do novo filme dos X-Men do Singer... Com o Apocalypse muito nada a ver e se chamando de Jesus... Ah maluco, Pra mim, eu vi o trailer bem assim:



FILOSDAPUTA!! A minha primeiríssima reação foi odiar o filme de antemão. Por que pra mim, ia ser mais uma imitação barata do X-Men que deu certo do Vaughn. Que convenhamos, foi o que resultou o Dias de Um Futuro Esquecido. Mas esse X-Men, é ao mesmo tempo, uma merda e uma maravilha. Algumas partes são muito toscas, mas são partes muito pequenas.
Aqui foi onde eu paguei a língua. Por que o filme é MARAVILHOSO. Tudo o que o Singer fez de errado em todos os seus filmes, ele fez certo nesse, á tal ponto de eu me sentir PROFUNDAMENTE MAL por ter falado tão mal dele.

merecido

 Mas, neste momento, você deve estar decepcionado comigo, mas eu tive a hombridade de aceitar que eu estava errado e me desculpar publicamente. Sério, eu falava que ele não sabia usar as câmeras como o Vaughn usava no Priemira Classe, o que é verdade, no Dias de um Futuro Esquecido ele usa câmeras dos anos 60, mas o enquadramento não. Quer um exemplo? A cena do Vaughn com o Magneto e o Shaw na câmara de tortura contra a cena da mística fugindo do Magneto filmada em Super 8...

Os uniformes amarelos que o Vaughn usava no FC e que o Singer não usava nos dele. A história cheia de mulheres razoáveis e cheio de Wolverine pelado, ou com a Mística super-hiper-mega valorizada, enquanto os demais ficavam á borda... 


Os X-Men do Singer deveriam se chamar Wolverine e a sua turma... 

Pois bem, nesse filme, a câmera oitentista está perfeita, a trilha sonora está perfeita, o figurino está perfeito, desde o figurino clássico da Jubileu, até os uniformes coloridos do final. 

A luta final mostra perfeitamente como o Apocalipse é um vilão absurdo - lutando em dois planos sem dificuldade nenhuma, bem como o que a Jean Grey que deveria ter sido no X-Men 3 e não foi. Até a questão religiosa que me deixou com mais pé atrás ainda, ele cobriu com o Noturno. O Wolverine teve uma participação justa (mais ainda estava pelado) que estava uma referência viva disso aqui:

Projeto Arma-X

O que eu sei é que o filme ficou perfeito em um nível que eu não esperava, nem achava que o Singer teria capacidade de fazer algo tão bom. Ou seja, eu fui um belo de um otário, desses que eu mais critico.

Subestimei o Singer. E por causa disso, perdi de ver esta maravilha no cinema e tive que me desculpar e indicar o filme aqui pra vocês.

Sim, teve muita merda, tipo, Magneto cavaleiro do Apocalipse, linha de tempo nada a ver, partes desnecessárias, como a ~outra família~ do Magneto, ou quem é a mãe do Mercúrio. Ou a importância super valorizada (a pedido da atriz Jennifer Lawrence) da Mística. Se antes, as mulheres eram meio sem graçinha, depois do Vaughn elas ficaram assim ó:

Alexandra Shipp - Tempestade

Monique Ganderton - Morte

Olivia Munn - Psylocke

Rose Byrne - Moira MacTaggert

Sophie Turner - Sansa - Jean Grey

Bom, não que elas estivessem assim no filme, maaaaas... Que o nivel subiu... Isso subiu... Mas quando eu vi o final do filme, o modo que derrotam o Apocalipse e a última cena, eu quase chorei (na verdade eu chorei mesmo...). E me senti muitíssimo mal por não ter ido ao cinema ver o que seria o melhor X-Men desde o Primeira Classe. 

E não vi por arrogância e burrice. E quando a porta fecha no final, eu tive que aplaudir o Bryan Singer. E ai foi o fim do meu ressentimento infantil...

Eu ainda me sinto um babaca por ter sido tão idiota e não ter ido ver no cinema... Dado que assisti á todos, por que sempre estreavam no meu aniversário (este também).

Então, fica aqui meu humilde pedido de desculpas á todos e minha admiração pelo X-Men: Apocalypse.

Mas, eu ainda prefiro o Primeira Classe.

Comentários

Postagens mais visitadas